Autor Tópico: Adeus MFT: agora só de APS-C para cima...  (Lida 14009 vezes)

CRR

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 30 de Agosto de 2013, 09:59:46
Claro que isso é pessoal, mas eu prefiro a discrição, principalmente em situações de rua.
A OMD meio que some nas minhas mãos. Ela é bonita, mas é bonita para um fotógrafo, não para um "Amigo do Alheio".
A Minoltinha de Filme chamava muito mais atenção do que ela.
É muito agradável sacar uma câmera leve e quase ninguém ficar te "secando".
Com a Zuiko 17mm ela parece uma máquina de brinquedo, de tão pequena.  :)

Acho que é exatamente essa a maior qualidade do M4/3, ser mais um na multidão. Ainda assim, independente de ser melhor ou pior, tem qualidade de sobra para a maioria dos trabalhos.
Para mim, foi a diferença entre levar ou não levar equipamento fotográfico em viagens e passeios.
"Está cansado de dores nas costas? Experimente Micro 4/3"


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #76 Online: 07 de Março de 2016, 17:15:55
Eu gostaria de ressuscitar este tópico para saber como está a discussão das m4/3 nos dias atuais (3 anos depois).
Estou considerando comprar uma OMD E-M 10.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 07 de Março de 2016, 17:41:54
Eu gostaria de ressuscitar este tópico...

Eu criei esse tópico após ter vendido todo o equipo m4/3, justamente por ter ficado chateado com a qualidade da foto na Panasonic GH2, facilmente superada pela de minha Canon T4i, na época. Vendi tudo em 2012, como pode ver no tópico. Entretanto, as coisas foram mudando bastante nesses 3 anos de avanços tecnológicos, juntamente com o dólar relativamente barato e a economia estável.

Nesse tempo eu experimentei APS-C além da T4i (Canon 70D com AF de mirrorless em Live View, Fuji com seu X Trans) e, lendo a respeito na Internet e escutando a experiência do pessoal daqui, decidi tentar o m4/3 novamente. Para minha surpresa, o sensor Sony usado nas Olympus OM-D E-M5 proporcionava imagens que eu achei bem melhores do que as da GH2, pois usei durante algum tempo a Olympus E-PL5 e comprei a E-M10 em uma viagem. Acabei vendendo tudo Fuji (X100s, XPro1 e XT-1), justamente pq a compaticidade e a qualidade do conjunto m4/3, para mim, valia mais a pena do que carregar Fuji com suas excelentes, grandes e pesadas lentes. A diferença de imagem era pequena, exceto sob pouca luz, qdo então a Fuji realmente se destacava. Mas quase não faço foto nessa situação, portanto é irrelevante para mim.

Se comprar a E-M10 ficará bastante satisfeito EXCETO para vídeo. Se gostar de vídeo então é melhor pegar uma Panasonic equivalente ou melhor, como uma GX7 usada. Mas leia mais a respeito na Internet e no papo que deve se desenrolar aqui, pois as características são bem diferentes em termos de usabilidade, estabilização de imagem etc. A minha eu mantenho como backup da G7.       :ok:

« Última modificação: 07 de Março de 2016, 17:42:37 por efilho »


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #78 Online: 07 de Março de 2016, 22:47:57
Eu criei esse tópico após ter vendido todo o equipo m4/3, justamente por ter ficado chateado com a qualidade da foto na Panasonic GH2, facilmente superada pela de minha Canon T4i, na época. Vendi tudo em 2012, como pode ver no tópico. Entretanto, as coisas foram mudando bastante nesses 3 anos de avanços tecnológicos, juntamente com o dólar relativamente barato e a economia estável.

Nesse tempo eu experimentei APS-C além da T4i (Canon 70D com AF de mirrorless em Live View, Fuji com seu X Trans) e, lendo a respeito na Internet e escutando a experiência do pessoal daqui, decidi tentar o m4/3 novamente. Para minha surpresa, o sensor Sony usado nas Olympus OM-D E-M5 proporcionava imagens que eu achei bem melhores do que as da GH2, pois usei durante algum tempo a Olympus E-PL5 e comprei a E-M10 em uma viagem. Acabei vendendo tudo Fuji (X100s, XPro1 e XT-1), justamente pq a compaticidade e a qualidade do conjunto m4/3, para mim, valia mais a pena do que carregar Fuji com suas excelentes, grandes e pesadas lentes. A diferença de imagem era pequena, exceto sob pouca luz, qdo então a Fuji realmente se destacava. Mas quase não faço foto nessa situação, portanto é irrelevante para mim.

Se comprar a E-M10 ficará bastante satisfeito EXCETO para vídeo. Se gostar de vídeo então é melhor pegar uma Panasonic equivalente ou melhor, como uma GX7 usada. Mas leia mais a respeito na Internet e no papo que deve se desenrolar aqui, pois as características são bem diferentes em termos de usabilidade, estabilização de imagem etc. A minha eu mantenho como backup da G7.       :ok:

Obrigado pelo retorno.
Se não for pedir muito, pediria para me ajudar com alguns questionamentos que fiz no tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96196.new#new

Grato


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 08 de Março de 2016, 10:05:00
Vi o titulo do tópico e achei que o Edric tinha vendido tudo de novo e ido pra APS-C, ahahahahaha
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 08 de Março de 2016, 10:11:59
Se não for pedir muito, pediria para me ajudar com alguns questionamentos que fiz no tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96196.new#new...

"Dúvidas
a) Vocês confirmam estas constatações dos prós e contras acima?
b) Em ambiente interno, luz da lâmpada, ISO alto 3200 dá pra tirar fotos da minha filha com uma velocidade 1/80 sem ter muito muito muito ruído?
c) É vdd que a lente do kit é ruim?"

Eu já postei alguma coisa lá, mas eis minha opinião:
a) vc colocou prós e contra, mas não incluiu o principal que é qualidade de imagem e, em segundo plano, ergonomia e usabilidade. Tudo isso pode ser encontrado na Internet, falar aqui é opinião pessoal...
b) os jpeg da Olympus dão a medida certa entre a perda de detalhes e a redução do ruído. Fotos familiares capturam o momento, portanto a expressão no rostinho da criança é o que importa e para isso foco é o fundamental, não ruído, em minha opinião. Uma foto "limpa" fora de foco ou com foco "tremido" não tem nada a ver. ISO 3200 dentro de casa dá fotos excelentes para mim, mas eu estou preocupado com expressão da família feliz e não nitidez de pestana, pois o "cliente" sou eu mesmo... E suba essa velocidade mais um pouco: não é para compensar a sua "tremida de mão", e sim a do modelo. A sua tremida a estabilização dá conta, mas criança está sempre se mexendo...
c)Para vendedor de lente toda lente mais barata é péssima, pois ele quer que vc compre lente. Para usuário não profissional a kit é ótima, respeitando suas limitações. Imagine se as empresas de equipamentos fotográficos iriam equipar suas câmeras com lentes "ruins": era só uma marca colocar uma kit boa e todo mundo só compraria essa marca...  :ok:



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 08 de Março de 2016, 10:18:00
Vi o titulo do tópico e achei que o Edric tinha vendido tudo de novo e ido pra APS-C, ahahahahaha...

Marcio, vc sabe que entusiasta de foto coroa aposentado tem que arranjar coisa para fazer...  :D

Mas já fiz meu "passeio" pelas marcas enquanto o dólar era barato, e agora sosseguei no m4/3... A D750 ficou para qdo o dólar permitir viajar para lugares onde vc fica com ela dentro do carro ou sem grilo de roubo (parque nacional), e pq ela é muito bacana, categoria "brinquedo de luxo", coisa pessoal mesmo. Podia pesar menos, a disgramada...  :D


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 08 de Março de 2016, 10:21:30
Gosto muito da D750, se fosse para ter uma DSLR seria ela - até porquê o vídeo dela é MUITO bom, talvez as melhores cores em 1080p.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 08 de Março de 2016, 10:25:51
(mas tenho de dizer que ando acompanhando com MUITA atenção a A6300...)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 08 de Março de 2016, 10:33:27
Gosto muito da D750, se fosse para ter uma DSLR seria ela - até porquê o vídeo dela é MUITO bom, talvez as melhores cores em 1080p.

Eu não tinha experimentado o vídeo da minha D750 até que li um comentário a respeito, onde diziam algo como "esqueçam números e características técnicas e olhem para o diabo da tela!". Fiquei impressionado, pois ele consegue ser mais "natural" e simplesmente mais atraente que as outras que experimentei, e o considero apenas superado em "agrado" ao 4k da G7, mas ainda assim por causa da nitidez. Pena que a Nikon não colocou focus peaking, obrigando a gente a ampliar a imagem no Live View a fim de manter o foco, o que é uma complicação no foco manual: amplia, gira anel de foco, reduz, compõe de novo, filma, a coisa se moveu lá na frente, amplia de novo, mexe no foco, reduz... Focus peaking é só olhar a borda colorida...

Para vc nos shows deve ser meio brabo sem peaking, pois a prof de campo da FF é curta e vc tem que abrir diafragma total, não é? Aí focus peaking realmente viabiliza a coisa, pois aquela turma lá no palco se mexendo não dá para bobear...

Ainda usa a X100s????  :D


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 08 de Março de 2016, 10:47:00
Sim, peaking é absolutamente essencial - para fotos também, pois uso muito lentes manuais (a Zeiss 135mm f/2.8 que comprei é impressionante, sharpness nível da Oly 45mm 1.8, e custou 950 reais COM taxação...)

Se você usa profissionalmente, em ambiente controlado, aí não faz tanta falta - você coloca um follow focus na lente, marca os pontos focais e vai usar, e tá resolvido.

X100s segue todo dia na minha bolsa - mas a vida segue tão corrida que quase não uso, nem ela nem câmera nenhuma; acho que faz umas 3 semanas que não tiro uma foto sequer.  :( Acho que sigo com ela pois a foto mais apreciada que já tirei foi feita com ela, as cores ficaram perfeitas de um jeito que jamais eu conseguiria fazer.

Única câmera que usei nos últimos tempos foi a do LG G3 que comprei - incrível, por sinal.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci