Autor Tópico: Lentes analógicas em uma 5D classic  (Lida 3555 vezes)

rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Junho de 2013, 11:06:40
 Bom dia senhores, estarei daqui a alguns dias adquirindo uma 5D com uma 50 1.8. Como o orçamento ta apertado agora, não tenho condições de ficar comprando muitas lentes digitais, então uma saída pra mim seria comprar algumas analógicas, pelo ebay, já que foco manual pra mim não é problema, pois fotografava numa Pentax ME de um tio meu, então to meio que acostumado.

 Primeiramente, tava pensando numa Takumar 135 3.5, que já vi todos falarem bem. Mas não sei qual GA escolher, queria algo entre 28mm ou menos, mas não tenho a menor ideia, poderiam me dar uma luz?

Outra coisa, vcs conhecem algum lugar no Rj que realize a troca do despolido ( não sei se é exatamente o nome) para um bipartido, que fica mais facil pra saber quanto o assunto está em foco, como na Pentax ME?


[]'s
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 18:23:36
Sobre a lente, acho que é melhor vc dar uma olhada neste tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.1665
Lentes Antigas + Sony E-Mount


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2013, 11:16:19
Sobre a lente, acho que é melhor vc dar uma olhada neste tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.1665

Obrigado!  :ok:
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2013, 10:14:09
Um pouco atrasado, é claro, mas acho que vale a dica.

Objetivas Canon FD a princípio não eram adaptáveis pra EOS, daí um cidadão chamado Ed Mika criou um kit de transformação de FD para EOS (veja bem, não é um adaptador, é transformar a lente para sempre, requer desmontar ela e trocar o mount). Quem já usou fala muito bem. Não sai muito barato, mas aproveita excelentes objetivas baratíssimas e os resultados são absurdos. Porque usar o Ed Mika e não um adaptador qualquer? Porque com o método dele não é necessário nenhum vidro de correção atrás da lente, então o "adaptador" dele realmente é só um anel de metal. A óptica da objetiva chega 100% pura no sensor.

A conversão de uma Canon FDn 50mm f/1.4 pra EF (5D Mark II): http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?p=15056502

Os resultados:


« Última modificação: 01 de Julho de 2013, 10:34:01 por lestevaos »


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2013, 12:55:24
 Cara, que massa. Vou procurar mais a respeito, visto que as FD são encontradas por preços bem em conta, vou ver as opções. Obrigado  :ok:
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2013, 13:18:41
Cara, que massa. Vou procurar mais a respeito, visto que as FD são encontradas por preços bem em conta, vou ver as opções. Obrigado  :ok:

Essa FDn 50 f/1.4 eu tenho e me pareceu uma excelente objetiva, mesmo eu ainda não tendo revelado o filme que fiz com ela. Só vejo elogios e boas fotos com ela pela net. Dá uma procurada nos grupos do Flickr.

Outras que ando olhando são: 100mm f/2.8, 100mm f/4 macro, 135mm f/2.8 e 300mm f/4. Todas na versão FDn (New FD), que são coating S.S.C., o melhor coating pra essas lentes.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2013, 17:48:04
Tem videos dele na internet, realmente não é barato, dependendo da lente vale a pena.
Eu sou louco para pegar uma 50/1.2 SSC.
Tenho uma 100/2.8 e uma 50/1.4, são lentes muito boas mesmo, uso na Nex.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


rodrigonunes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2013, 17:57:16
 To com muita vontade de pegar umas dessa no ebay, mas nao da pra mim agora. Meu pc foi pro saco, vou gastar quase 1 barão pra montar um novo. Gostei mesmo foi dessa 50 1.4, procurei umas fotos dela no google, encheu meus olhos hahaha, mas infelizmente vou ter que dar uma segurada no dinheiro pras prioridades. Obrigado pelas dicas pessoal.



 []`s
Numa moldura clara e simples, sou aquilo que se vê.

Canon 5D Classic + EF 50 1.8 + YongNuo 568EX


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2013, 18:02:32
Tem videos dele na internet, realmente não é barato, dependendo da lente vale a pena.
Eu sou louco para pegar uma 50/1.2 SSC.
Tenho uma 100/2.8 e uma 50/1.4, são lentes muito boas mesmo, uso na Nex.

Me fala dessa 100 aí, Fuca! Estou em dúvida entre ela e a 135 f/2.8.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2013, 21:05:52
Eu não tenho a fd 135/2.8 uma pena ainda não poder ter testado ela, tenho cerca de 6 lentes nessa DF, por isso ela ainda não é minha prioridade. Além disso 135mm não está na minha zona de conforto, preciso dominar ainda essa DF, tenho dificuldade de pensar em 135mm, minha cabeça pensa de 35mm e 50mm rapidamente, um pouco em 80mm, quase nada dali para frente.

Mas falando apenas da canon fd 100/2.8, é uma lente muito nítida, comparada as mais nítidas lentes que tenho, as cores são um tanto saturadas, mas não chega a ser um exagero, o mesmo vale para o contraste, o ponto forte dela é o micro-contraste, capaz de capturar bastante detalhe. O bokeh é feijão com arroz, não faz feio, mas tb não é aquela maravilha, passa de ano com louvor, mas não é dignado de destaque.

Não testei a 135/2.8, mas por exemplo nem tive dúvida entre as duas.

Preciso de mais algumas semanas para usar todas as minhas lentes de 100 a 135 para fazer um comparativo, se tiver paciência, eu vou postando lá no tópico das lentes manuais.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2013, 21:26:18
Eu não tenho a fd 135/2.8 uma pena ainda não poder ter testado ela, tenho cerca de 6 lentes nessa DF, por isso ela ainda não é minha prioridade. Além disso 135mm não está na minha zona de conforto, preciso dominar ainda essa DF, tenho dificuldade de pensar em 135mm, minha cabeça pensa de 35mm e 50mm rapidamente, um pouco em 80mm, quase nada dali para frente.

Mas falando apenas da canon fd 100/2.8, é uma lente muito nítida, comparada as mais nítidas lentes que tenho, as cores são um tanto saturadas, mas não chega a ser um exagero, o mesmo vale para o contraste, o ponto forte dela é o micro-contraste, capaz de capturar bastante detalhe. O bokeh é feijão com arroz, não faz feio, mas tb não é aquela maravilha, passa de ano com louvor, mas não é dignado de destaque.

Não testei a 135/2.8, mas por exemplo nem tive dúvida entre as duas.

Preciso de mais algumas semanas para usar todas as minhas lentes de 100 a 135 para fazer um comparativo, se tiver paciência, eu vou postando lá no tópico das lentes manuais.

Pois essa DF me interessa muito. Na digital tenho 85mm e gosto bastante, mas algo com mais desfoque seria mais interessante ainda pra retratos de corpo inteiro.

Pretendo usá-la no filme e mais tarde talvez na digital, caso encontre algum bom adaptador que não denigra tanto a qualidade da imagem.

Valeu pelo depoimento.

Abraço!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2013, 23:01:13
Eu sempre estou a procura de uma 85mm, são chatas de achar a preço interessante, enquanto não tomo coragem para pegar uma Helios 40 (85/1.5) e para não perder qualidade, parti para 80mm das médio formato, mamiya, arsat, agora estou atrás de uma czj biometar.

Pode ir nessa 100/2.8 sem medo.
Até o final de semana eu tento fazer um comparativo dela x nikkor 105/2.5.
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, 23:01:56 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2013, 23:32:43
Eu sempre estou a procura de uma 85mm, são chatas de achar a preço interessante, enquanto não tomo coragem para pegar uma Helios 40 (85/1.5) e para não perder qualidade, parti para 80mm das médio formato, mamiya, arsat, agora estou atrás de uma czj biometar.

Pode ir nessa 100/2.8 sem medo.
Até o final de semana eu tento fazer um comparativo dela x nikkor 105/2.5.

Show de bola! Noticia por aqui que eu venho ver.

Abração!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2013, 00:47:01
Canon FD 100/2.8:

Extremamente nítida em abertura máxima.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2013, 11:03:56
Canon FD 100/2.8:

Extremamente nítida em abertura máxima.

Excelente mesmo. Obrigado, Fuca!