Autor Tópico: 7D ou D7100  (Lida 11953 vezes)

Bruno DM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 08 de Julho de 2013, 01:02:02
Boa Noite,

Estou prestes a comprar minha primeira DSLR. Queria comprar logo uma câmera boa, onde eu possa passar um bom tempo usando ela, sem a necessidade de trocar. Apenas ir adquirindo novas lentes.

O que me deixa na duvida, em relação a:
Canon 7D: Ja fazem quase 4 anos que ela foi lançada. E como pretendo ficar um bom tempo com ela, vai ficar ultrapassada mais rapidamente.

Nikon D7100: Me deixou a desejar na parte de vídeo. Quando faz alterações de ISO e abertura durante a filmagem, o liveview não mostra as mudanças.


O uso é apenas para hobby mesmo. Fotografar e filmar festas, família, e viagens.

Qual dessas vocês acham melhor, já que as duas estão na mesma faixa de preço ?

Vlw


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2013, 07:43:16
Para o seu uso, a D7100 seria a mais indicada olhando do ponto de vista de fotografia. Ela tem uma imagem melhor (quando as pecinhas de trás e da frente da lente fazem a coisa direito) pelo sensor mais moderno.

Contudo, quando-se fala em vídeo não tem do que discutir, a Canon é melhor. Cabe a você a decidir o que é mais importante. Eu, particularmente, iria de D7100. A filmagem também conseguirá ser feita e como será de caráter amador, a Nikon também dá conta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2013, 09:47:53
Já pensou na possibilidade da 60D .. ou até a 70D (não sei se já saiu, mas está por sair) ?

Em Filmagem a 60D é muito boa, e nas fotos tb não deixa nada a desejar.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2013, 10:28:52
D7100 sem duvidas.


Bruno DM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2013, 12:58:37
Minha primeira opção era comprar uma 60D com lente 18 - 200mm que estava por 3.8mil.
Mas depois eu vi a 7D com lente 18-135 por 4.3 mil.
E fiquei pensando se valeria a pena pagar esses 500 reais a mais, para ter uma câmera top, e futuramente ficar investindo só em lentes.

Quando estava quase decidido, vi que tinha a Nikon D7100,  quase no mesmo preço, e recém lançada.

Fiquei na duvida em qual comprar. Fui nesses sites de comparação, e vi que a 7D, era considerada câmera profissional, em quanto a D7100, intermediaria. Porem a D7100 era melhor.

Vou ficar esperando mas opiniões, tenho ate o final do mês para decidir qual comprar.




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2013, 14:19:22
Minha primeira opção era comprar uma 60D com lente 18 - 200mm que estava por 3.8mil.

Jesuis ....

60D em SP acha até por R$1800,00 nova
Essa lente 18-200 (a pior da Canon) não vale mais do que R$1.000,00 (eu não pagaria R$500,00).

Está um roubo esse preço que você viu.

Só pra ilustrar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488301024-canon-60d-180-mp-lente-18-200-mm-8gb-de-brinde-_JM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2013, 14:54:55
Como o Roberto falou, os preços que vc viu da 60D estão muito altos.

Entre 7D e D7100, depende do tipo de foto que vc vai fazer. São câmeras para utilizações diferentes. A D7100 tem melhor rendimento no que tange à qualidade de imagem, o sensor da 7D acho que tem uns 4 anos, isso é bastante tempo. Mesmo assim, em alguns segmentos a 7D ainda é melhor escolha que a D7100 em função da robustez, sistema de autofoco e capacidade de burst.

Se vc puder aguardar, eu diria para aguardar até setembro. A 70D tem um novo sistema de autofoco, um sensor com tecnologia e construção completamente novo, não encontrado em nenhuma DSLR atual, e se a qualidade de imagem for um pouco melhor que o sensor Canon atual, será uma senhora câmera por um preço próximo da D7100.


« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 14:55:48 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2013, 20:58:10
... Fui nesses sites de comparação, e vi que a 7D, era considerada câmera profissional, em quanto a D7100, intermediaria. Porem a D7100 era melhor...
Entre as duas, eu iria D7100 (24Megapixel, sem filtro antialliasing, 6 fotos por segundo, mais cores, maior alcance dinamico, melhor performance em baixa luz).
Como vc observou, você esta comparando uma camera de 2009 (7D) com uma de 2013 (D7100).
A 7D seria um diferencial importante se você fotografasse esportes.
quanto ao termo "profissional":
- a 7D é considerada "mais profisional" que a D7100 se vc olhar do ponto de vista de jornalismo (jornalista fica com a camera horas no pescoço ou na mão, e anda/corre com ela: Se preocupam com "pegada", peso, chuva, fotos p/segundo: Precisa do momento, não aposta numa segunda chance)
- a D7100 é considerada "mais profisional" que a 7D se vc olhar do ponto de vista de publicidade (estúdio usa a camera 10-30min na mão (se tanto), coloca na mesa, arruma a modelo, conversa, usa tripé, chuva não é problema e a única "pegada" com que vc se preocupa é sonhar em pegar a modelo depois do "set". Bate 30-50 fotos parecidas, estuda posições, ângulos, experimenta varias idéias, precisa de resolucão, crop, cores, detalhes nas sombras...)

« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 21:23:57 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2013, 21:45:33
Em jornalismo também se observa pontos de foco e velocidade de foco. Mas nestes pontos 7D não se destaca da D7100, como outras Canon se destacariam
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 21:55:48 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2013, 21:51:58
Quaaase comprei a d7100, mas fiquei com a d7000 mesmo. Meu caso é igual ao seu, hobby.
Comprei mais pra filmar em fullHD, e sério, pra esse caso, 24 ou 30 não faz diferença nenhuma.
A 7d tem lá no meu trampo, justamente pra fazer filmagens (faço cursos online), e é uma puta de uma camera.
Vai da sua escolha de marca, olha o comparativo: http://snapsort.com/compare/Canon_EOS_7D-vs-Nikon_D7000
A d7000 ganha por muito pouco, levando em consideração apenas as features e coisas técnicas.

O que vale é a sua afeição pela marca mesmo.

No meu caso, fui pela NIKON.
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2013, 21:59:04
Eu sou do time que não troca um corpo mais robusto, com mais botões, por um mais simples com sensor mais atual. Por exemplo, não trocaria a minha 5D II pela 6D. Se eu ainda tivesse a 7D, não a trocaria pela futura 70D. Assim como eu escolheria a D300s ao invés de qualquer outra cropada da Nikon mais atual (D5100, D7100). As melhorias em qualidade de imagem entre sensores de mesmo tamanho são marginais. Tem muitas outras coisas que fazem tanta ou mais diferença que o sensor, como a qualidade da objetiva e a técnica (fotometria, foco, iluminação, tratamento).

Dessa forma, eu escolheria facilmente a 7D ao invés da D7100. Assim como eu também escolheria facilmente a D300s ao invés da 70D. Tem que ver o que é mais importante pra você, um corpo melhor e mais completo ou um sensor mais atual. Fotos boas todas elas vão tirar. Eu sugiro que vá a alguma loja e experimente ambas na mão. Às vezes, só de pegar nas câmeras você já vai escolher uma. E não necessariamente vai ser a maior e mais completa, talvez a sua mão se adapte melhor à uma câmera um pouco menor e mais leve.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2013, 23:16:39

Eu sou do time que não troca um corpo mais robusto, com mais botões, por um mais simples com sensor mais atual. Por exemplo, não trocaria a minha 5D II pela 6D. Se eu ainda tivesse a 7D, não a trocaria pela futura 70D. Assim como eu escolheria a D300s ao invés de qualquer outra cropada da Nikon mais atual (D5100, D7100). As melhorias em qualidade de imagem entre sensores de mesmo tamanho são marginais. Tem muitas outras coisas que fazem tanta ou mais diferença que o sensor, como a qualidade da objetiva e a técnica (fotometria, foco, iluminação, tratamento).

Dessa forma, eu escolheria facilmente a 7D ao invés da D7100. Assim como eu também escolheria facilmente a D300s ao invés da 70D. Tem que ver o que é mais importante pra você, um corpo melhor e mais completo ou um sensor mais atual. Fotos boas todas elas vão tirar. Eu sugiro que vá a alguma loja e experimente ambas na mão. Às vezes, só de pegar nas câmeras você já vai escolher uma. E não necessariamente vai ser a maior e mais completa, talvez a sua mão se adapte melhor à uma câmera um pouco menor e mais leve.
Opinião de profissional.....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2013, 00:53:55
Eu sou do time que não troca um corpo mais robusto, com mais botões, por um mais simples com sensor mais atual. Por exemplo, não trocaria a minha 5D II pela 6D. Se eu ainda tivesse a 7D, não a trocaria pela futura 70D. Assim como eu escolheria a D300s ao invés de qualquer outra cropada da Nikon mais atual (D5100, D7100). As melhorias em qualidade de imagem entre sensores de mesmo tamanho são marginais. Tem muitas outras coisas que fazem tanta ou mais diferença que o sensor, como a qualidade da objetiva e a técnica (fotometria, foco, iluminação, tratamento).

Dessa forma, eu escolheria facilmente a 7D ao invés da D7100. Assim como eu também escolheria facilmente a D300s ao invés da 70D. Tem que ver o que é mais importante pra você, um corpo melhor e mais completo ou um sensor mais atual. Fotos boas todas elas vão tirar. Eu sugiro que vá a alguma loja e experimente ambas na mão. Às vezes, só de pegar nas câmeras você já vai escolher uma. E não necessariamente vai ser a maior e mais completa, talvez a sua mão se adapte melhor à uma câmera um pouco menor e mais leve.
Opinião de profissional.....
Sim, concordo 100%. Mas como opinião de profissional que usa para jornalismo.

Fantastico o texto e é bem legal ver textos assim. Pois mostram a visão de um profissional e do que ele precisa e observa

Observe o detalhe das escolhas (em negrito), sempre optando pela mais robusta e considerando o avanço do sensor dos ultimos anos como produzindo resultados "marginais"
Ele, no final, aconselha até que se observe o peso da camera. Ele observa a importancia de como a mão se adapta à câmera (para alguem que usa a camera na mão várias horas cobrindo um evento)
Tudo que eu vim colocando acima sobre jornalismo x publicidade.
Mas também deixa aberto uma pergunta: "um corpo melhor e mais compelto ou um sensor mais atual"
E nesta pergunta entra fotos de publicidade
Por mais marginal que pareça essa mudança de um sensor para quem faz jornalismo,
No mundo publicitário, a história é outra. Essa mudança "marginal" (para o jornalista) é gigantesca para quem usa a camera em fotos em revistas de moda. O ganho de detalhes nas sombras é usado com frequencia em qualquer revista de feminina.
E para quem faz fotos publicitárias, um mini-tanque de guerra na mão não ajuda em nada no resultado da foto final.
E aí começa o desentendimento entre dois mundos que usam equipamentos parecidos. Mas nunca iguais.

Por isso é que pessoas com perfis publicitários e pessoas com perfis jornalísticos tem prioridades diferentes nas escolhas das cameras e os dois estão certos nos seus universos.
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 01:17:35 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2013, 01:00:04
Não trabalho com jornalismo, trabalho com eventos sociais, festas e casamentos.


O fato é que, depois de pegar uma 5D clássica e ver o que esse sensor de quase 8 anos é capaz de fazer, comecei a dar bem mais valor para os recursos do corpo mesmo do que para um sensor mais atual.
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 01:00:57 por Humberto Teté »


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2013, 01:05:17
Não trabalho com jornalismo, trabalho com eventos sociais, festas e casamentos.


O fato é que, depois de pegar uma 5D clássica e ver o que esse sensor de quase 8 anos é capaz de fazer, comecei a dar bem mais valor para os recursos do corpo mesmo do que para um sensor mais atual.

Sim, sim, por favor, não me level a mal. Eventos sociais são coberturas de monentos que não se repetem, horas com a camera na mao ("pegada", peso..), a camera nao pode quebrar (backups de memory, de camera), o ambiente tem iluminacão variavel e não planejada/prevista, se chover tem que estar preparado, as pessoas estão em movimento isso pede: cameras de muitos pontos de foco e foco rápido. Na realidade vc é um jornalista cobrindo um evento social (só não percebeu)  :ok:

Tudo é diferente em publicidade: Vc vai para um estudio, ou um local ao ar livre combinado, com luz controlada e colocada artificialmente no lugar (do jeito, da quantidade e da marca/cor que vc quiser), e, até num extremo, se a camera quebrar, vc pede desculpas e pode marca-se outro dia (ou pede para se aguardar algumas horas). 1 (só um) ponto de foco ou até manual, Tripé se for o caso....controle de profundidade de campo, mudanças de Bokeh, vários flash para 1 foto, difusores coloridos, refletores. Muda lente para mudar bokeh, opcão de olhar no computador foto-a-foto, com o publicitario ao lado, e refazer tudo outra vez. E lá se são  várias tomadas parecidas (10, 20, 30) ...com a modelo (ou objeto) o dia todo ali dsiponivel, sem risco de cara feia...

Para a definição do uso da camera, não faz diferença se vc cobre um Oscar ou um Casamento.
O que vc faz é 100% cobertura jornalistica de algo que esta acontecendo e que vc nao tem controle sobre o envento (vc nao tem controle de mudar luzes de lugar, nao tem controle de repetir partes do evento. Nao volte voltar amanha caso chova no jardim onde sera a foto)
Vc só não está usando o nome jornalista, mas faz o mesmo que um, entende o que quero dizer ? :ok:
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 01:36:45 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/