Autor Tópico: Auto focagem  (Lida 4868 vezes)

Livio Iago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2006, 00:22:18
Amigos...

Caro Zyk... infelizmente nao me acostumo com grosserias... Acho q vc também nao deveria se acostumar... Se mostrarmos nosso desgosto por respostas assim, talvez algo mudo...


Caro Fabio, quanto ao curso, é óbvio q fazer um curso é muito bom... Mas indicar um curso é uma coisa, e falar "vai fazer um curso" é praticamente dizer "tu é um burro mesmo, vai pra escola"... Mas enfim...

PARABÉNS pelo restante da resposta, acho q o Credilson agora tem a resposta q pediu... Poderia ter respondido assim no inicio...
Pq veja, as vezes ate temos os sites ou manuais, mas as vezes tá em ingles e não é muito compreensível, ou não dá pra entender tudo... Aí uma explicação simples como foi a sua, fica mais fácil...

Entao aproveitando que o tópico é aberto com o assunto AUTO FOCAGEM, e certamente FOCO em geral... Se vc souber...

Fala sobre o AUTO FOCO da 30D...

Abraço
Lívio Iago
Sou de Recife, mas atualmente estou na África - Moçambique

Canon 30D
Lens Canon 18-55
Lens Canon 75-300

www.flickr.com/photos/livioiago/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2006, 00:25:23
:snack:  
Nikon/Panasonic Gear


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2006, 00:38:40
Primeiro, acho que não houve grosseria. Houve uma zoação correspondente ao fato de alguém aparecer com um equipamento top sem saber qual botão apertar para fazer isso ou aquilo.

Depois, acho que as pessoas que chegam a um fórum e sabem pouco dos assuntos em discutidos (o que é o meu caso!) devem comer pelas beiradas. Pesquisar nos arquivos, pescar uma informação aqui e outra ali. E, aos poucos, ocupar o espaço correspondente ao investimento realizado. Ou seja, pode ficar sempre comendo pelas beiradas ou ter uma participação maior na medida em que tiver mais para trocar com os outros.

Claro que em um caso ou outro, com bom senso, cabe um pergunta direta para quem sabe das coisas.

O que não dá é essa atitude de "fala sobre foco", "fala sobre o botão vermelho". O pessoal aqui tem boa vontade, mas não é "tira-dúvidas" 24 horas de ninguém não...  
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2006, 00:39:59
Caro Lívio e Credilson,

 Seja bem vindo ao Forum, espero que você se adapte a ele para que possa usufruir das informações aqui contidas e poder tirar suas dúvidas.

 Infelismente os "fotógrafos" da sua geração não são bem vistos em nenhuma comunidade fotográfica, te explico o porque:
 - Praticamente 100% dos usuários que aqui participam são amadores no melhor sentido da palavra. Amam fotografia;
 - A esmagadora maioria por gostar de fotografia procura estudar; fotografia em todos os sentidos: luz, composição, exposição, técnica, etc.
 - Neste forum há uma ferramenta de pesquisa muito útil, bem como um glossário que é muito útil, principalmente para os "recém-chegados".
 - Quase todos foram passando por fases até chegar a um conhecimento compatível com uma câmera "profissional"

 Que relação isso tem com você?
 A forma como você chega ao forum dá a impressão de que você não entende nada de fotografia e acha que por estar com uma boa câmera irá fazer grandes fotos. Isso é muito errado.
 Não ache que por ter um equipamento razoável que as pessoas daqui lhe devem explicações de como usá-lo. Todos aqui têm dúvidas e com bom senso você irá conseguir suas respostas. Mas tudo ao seu tempo.

 Uma dica, passeiem um pouco pelo forum, veja como é o clima. Veja que os assuntos rolam naturalmente. Se for forçar a barra quem vai se dar mal não é os outros usuários, mas sim vocês. Enfim, você que deve se adaptar ao forum e não o forum se adaptar a você.

 Parabéns por terem equipamentos de qualidade. Meus pêsames por não saber tirar proveito deles.

 Coordialmente,
 Leandro Fabricio
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 00:41:37 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2006, 00:44:49
Na 30D há os modos de autofoco:
- One shot: A câmera "trava" o foco naquele ponto selecionado em foco quando o disparador é semi-pressionado.
- AI Focus: trava o foco mas monitora o movimento.
- AI Servo: foco contínuo. Fica alternando entre os pontos de foco em tempo real enquanto mantiver o botão disparador semi-pressionado e o objeto mover-se pelo visor.

No AI Focus inicialmente a câmera trava o foco como no One Shot mas monitora o
objeto focalizado. Se o objeto se mover ela automaticamente muda o foco para o AI Servo.

Quanto à seleção dos pontos de foco, não tinha muita informação no DPreview.
Na minha Digital Rebel tem o modo automático (a câmera escolhe o ponto de foco no objeto mais próximo) e o manual (onde é possível escolher 1 dos 7 pontos de foco).

Canon 30D
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2006, 05:18:19
Alguém por aqui já ouviu falar em preguiça???
O real significado dessa palavra???
Pois é....

Não sabe inglês??? Tem um monte de tradutores online que podem não ser perfeitos, mas que resolvem a maior parte do problema.

O manual tá em inglês??? Se pesquisar é bem provável de encontrar na internet facinho, facinho....

Não sabe o que é um site de review??? Poxa.... O Google é uma ferramenta poderosa prá encontrar....

Eu teria toda paciência do mundo se um novo usuário tivesse uma dúvida dessas em se tratando de uma Canon A430 por exemplo. Agora com uma D200???  :risada2:
E sinceramente não vi grosseria alguma de ninguém no tópico. Apenas objetividade e um pouquinho de diversão, afinal um tópico desses não aparece todo dia por aqui....  :mf_w00t2:

PS. Parabéns pelo seu altruismo e paciência, Fabio!!!!  :thmbup:
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 05:18:33 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #21 Online: 23 de Julho de 2006, 17:14:03
Esse forum tá agitado ultimamente.. :blink:
Vamos para com isso, vamos?  :giveup:
 :victory:  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #22 Online: 23 de Julho de 2006, 17:31:42
:denken: embora nao esteja me cheirando bem, eu acho que pelo menos o cara podia ter pesquisado isso em algum site, ou mesmo no manual da camera, como já bem disseram, e nao colocar um post aqui e esperar que alguem faça isso por eles. Fabio, quero parabenizar a sua atitude, pois você colocou o que foi pedido aqui, mas acho que deveria haver um encorajamento pra que essas pessoas tenham um minimo de senso e procurem um manual ou coisa que o valha.

abraços

Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Julho de 2006, 10:05:39
Bom dia, mesmo para esses engraçadinhos que postaram mensagens absurdas. Para eles devo dizer o sequinte: Sou fotógrafo semi-profissional, há mais de 15 anos, sempre usei uma SLR analógica, totalmente manual, também Nikon, sei medir exposição, sei o que é profundidade de campo, sei focar manualmente, etc. Já tive uma D70S com menu de cenas, e passei para a D200 por causa da resolução melhor que a primeira. O que ocorre é que não sou familiarizado com digitais. Mas já fiz curso de fotografia, já li manual, etc. Porém se esta comunidade é formada por pessoas que não tem um mínimo de respeito pelos outros, são pobres (não podem comprar equipamentos), e pelo que vi não são profissionais de coisa nenhuma, devo me retirar dela. Não me será útil.
Credilson
Nikon e coisas


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #24 Online: 24 de Julho de 2006, 11:22:20
Citar
Porém se esta comunidade é formada por pessoas pobres (não podem comprar equipamentos), e pelo que vi não são profissionais de coisa nenhuma, devo me retirar dela. Não me será útil.
Bom meu caro, eu iria até responder tudo, mas depois dessa sua infeliz declaração eu não tenho mais nada a dizer a não ser sugerir que você realmente deve se retirar dessa comunidade, pois aqui nesse fórum existem fotógrafos, sejam profissionais ou não, muito bem qualificados, e que não precisam escutar uma M*** dessas.  
"Film is not dead, it just smells funny."



GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #25 Online: 24 de Julho de 2006, 12:26:37
Citar
Sou fotógrafo semi-profissional, há mais de 15 anos, sempre usei uma SLR analógica
Citar
Para fazer retratos que tidpo de auto focagem escolho, zona de focagem, prioridade para assunto mais próximo da câmera? Fiz algumas fotos de pessoas numa festa de aniversário e algumas fotos ficaram fora de foco, terrível.
Afinal, a 15 anos que tenta descobrir que modo de focagem tem que usar para portraits e sociais?

Citar
Já tive uma D70S com menu de cenas, e passei para a D200 por causa da resolução melhor que a primeira. O que ocorre é que não sou familiarizado com digitais.
Então teve uma D70s e deixou encostada porque tinha uma resolução ruim... ai preferiu esperar uma D200 para ai sim começar a se familiarizar com fotografia digital...


E quanto à pobreza do pessoal do fórum, eu prefiro contratar gente que frequenta este fórum com uma aiptek mas consegue tirar FOTOS do que algum masturbador de equipamento que se gaba, mas não tem a mínima idéia de como usa-lo, e muito provavelmente, pelos comentários, nem q soubesse, faria algo proveitoso.

Para não falar que saiu do fórum sem aprender nada, aí vai uma lição por conta da casa:
Quem faz a foto é o fotógrafo, a câmera apenas captura.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Julho de 2006, 13:20:20
Sei que fui infeliz na minha última mensagem, não quis atingir a todos. Peço desculpas, mas quero que compreendam por que fiz isso, basta ler algumas mensagens que postaram nessa comunidade dirigidas a mim, quase me ofendendo.
Desejo sucesso a todos.
Credilson
Nikon e coisas


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Julho de 2006, 13:22:02
Quase fiquei com dó...
São Paulo - SP


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 24 de Julho de 2006, 13:37:57
Quase ficou com dó? Obrigado pela solidariedade!
Credilson
Nikon e coisas


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #29 Online: 24 de Julho de 2006, 14:52:30
Calma gente...  :giveup:


Ultimamente o fórum tá pegando fogo...


Credilson, só um adendo sobre a minha resposta lá no início, quando se compra uma D200, D2x, 30D, MarkII, qualquer DSLR mais profissional, exceto D50 e XT entende-se que a pessoa já conhece muito sobre fotografia. É estranho e você deve entender que uma pessoa comprar uma D2x com uma 70-200 2.8 VR e querer usar para fotos de familia é meio que absurdo. Hoje mesmo bati de frente com um vendedor no Rio dizendo que a a lente que vinha nas compactas da Sony eram as melhores do mundo só por serem Zeiss. Existe muito absurdo pelos "fotógrafos" e vendedores modernos.

Talvez se você tivesse entrado e se apresentado de outra forma, por exemplo, antigamente na D70 que eu tinha existia esses modos, por que na D200 não tem? Já mudaria muito a postura de grande parte.


Abs!  :bye1:
« Última modificação: 24 de Julho de 2006, 15:02:07 por Carlo Luciano »
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/