Autor Tópico: Auto focagem  (Lida 4925 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2006, 14:17:41
Caros amigos. Tenho uma D200 Nikon adquirida recentemente, porém como ela não tem aquele menu mágico de cenas para selecionar apontar e clicar a foto, fiquei meio perdido. Para fazer retratos que tidpo de auto focagem escolho, zona de focagem, prioridade para assunto mais próximo da câmera? Fiz algumas fotos de pessoas numa festa de aniversário e algumas fotos ficaram fora de foco, terrível.

Um abraço a todos.
Credilson
Nikon e coisas


Livio Iago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2006, 18:12:01
Amigos, confesso q também tenho problemas com o foco... Principalmente o automático que as fezes nao funciona bem... Tenho uma 30D com um 18-55 e uma 75-300... Qual a melhor forma de focar usando os recursos disponíveis...

Tem um que é asssim ()...
outro assim (•)....
outro só o meio preto assim •

hehehehehehehe

abraço
Lívio Iago
Sou de Recife, mas atualmente estou na África - Moçambique

Canon 30D
Lens Canon 18-55
Lens Canon 75-300

www.flickr.com/photos/livioiago/


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2006, 18:43:46
Primeiro... Lê o manual.

Segundo... Ela nunca vai ter esse menu que você está querendo.

Terceiro... Vai fazer um curso de fotografia.

Quarto... Se quiser uma camera que seja só apontar e disparar, venda a D200.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2006, 18:46:55
Aproveitando e já respondendo ao Livio.

Citar
Tem um que é asssim ()...
outro assim (•)....
outro só o meio preto assim •


Isso é modo de medição do fotometro. Mesmas dicas que dei pro Credilson.

Primeiro... Lê o manual.

Segundo... Vai fazer um curso de fotografia.

Terceiro... Se quiser uma camera que seja só apontar e disparar, venda a 30D.

Eu tenho a mesma camera e não tenho problemas com ela.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2006, 19:04:16
Um com tantos.. outros com tão pouco.

Sinceramente n entendo como tem gente que compra máquinas de nível avançado/profissional sem ter idéia do que está comprando. Gasta milhares de reais para ter uma point&shoot que nem cabe no bolso.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2006, 19:08:07
Citar
Um com tantos.. outros com tão pouco.

Sinceramente n entendo como tem gente que compra máquinas de nível avançado/profissional sem ter idéia do que está comprando. Gasta milhares de reais para ter uma point&shoot que nem cabe no bolso.
Eu demorei 2 anos para mudar da 300D para a 30D e tem gente que pega uma e nem sabe usar... É a vida...
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2006, 20:14:21
E eu juntando uma graninha pra comprar uma mera prossumer de entrada...  -_-  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2006, 20:31:33
Sem noção comprar uma Nikon D200 e nem souber o básico do básico...

Será que as pessoas acham que câmera DSLR faz fotos melhores que
as compactas, independentemente de quem está utilizando?

Credilson, se você tem tanta grana assim para iniciar em Fotografia já com uma D200, sorte sua...
Mas pelo amor de Deus... leia o manual da câmera PELO MENOS!!!
E depois, leia muitas revistas, fórums, livros de fotografia, faça cursos...
Só assim conseguirá fazer juz ao equipamento que adquiriu.
Caso contrário, é melhor você trocar a D200 por uma câmera compacta
até aprender o básico de Fotografia.
Usar D200 no modo automático (quadradinho verde) é uma ofensa
para mim e para os outros membros do fórum ...

Abraços e boa sorte


 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2006, 20:39:41
Citar
Usar D200 no modo automático (quadradinho verde) é uma ofensa
para mim e para os outros membros do fórum ...
Fala assim não porque eu aprendi muito com o verdinho da 3000N, ele foi um excelente professor.

 :bye2:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2006, 22:36:52
Podia pelo menos usar o modo P, poxa...
Doeria menos na consciência.... risos
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Livio Iago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2006, 22:53:03
Amigos

Desculpe a sinceridade, mas respostas dessse tipo só servem para afastar as pessoas de fóruns como esse...

Ninguém aqui tá perguntando se é ou nao um absudor ter uma grande camera sem saber usa-la plenamente... A pergunta foi outra...
Se não quiserem responder é até compreensível, agora o q nao dá é ficarem chacoteando da inesperiência dos outros foristas... Acho q não é essa a intensão de se fazer parte de um forum...
Se toda pergunta q alguém fizer, o outro responder assim "... Vai fazer um curso de fotografia." (infeliz colocação Carlo)
Se toda resposta fosse assim não existiria necessidade de se ter um Forum, concordam??

Outra coisa...

Carlo, eu não quero vender minha 30D, obrigado! E Fábio e Carlo, acho q o Credilson tmb não tá afim de torcar o equipamento dele.

Outra coisa ainda...
Por acaso eu sabia o eram aquelas medições, mas imaginei que tivesse algo com o foco também e podia ser uma dúvida do Credilson também...

Enfim...

Se não puder responder concretamente...
Poupe-nos dos comentários inconvenientes.

Lívio Iago
Lívio Iago
Sou de Recife, mas atualmente estou na África - Moçambique

Canon 30D
Lens Canon 18-55
Lens Canon 75-300

www.flickr.com/photos/livioiago/


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2006, 23:06:51
Livio Iago,

Vai acostumando com esse tipo de comentários por aqui. Você não é o primeiro e não será - infelizmente - o último a receber respostas deste tipo, que por sinal têm sido bem freqüente ultimamente.

Boa sorte.

 


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2006, 23:58:38
Citar
Amigos

Desculpe a sinceridade, mas respostas dessse tipo só servem para afastar as pessoas de fóruns como esse...

Ninguém aqui tá perguntando se é ou nao um absudor ter uma grande camera sem saber usa-la plenamente... A pergunta foi outra...
Se não quiserem responder é até compreensível, agora o q nao dá é ficarem chacoteando da inesperiência dos outros foristas... Acho q não é essa a intensão de se fazer parte de um forum...
Se toda pergunta q alguém fizer, o outro responder assim "... Vai fazer um curso de fotografia." (infeliz colocação Carlo)
Se toda resposta fosse assim não existiria necessidade de se ter um Forum, concordam??

Outra coisa...

Carlo, eu não quero vender minha 30D, obrigado! E Fábio e Carlo, acho q o Credilson tmb não tá afim de torcar o equipamento dele.

Outra coisa ainda...
Por acaso eu sabia o eram aquelas medições, mas imaginei que tivesse algo com o foco também e podia ser uma dúvida do Credilson também...

Enfim...

Se não puder responder concretamente...
Poupe-nos dos comentários inconvenientes.

Lívio Iago

Lívio, não quis chacotear ninguém. Só que fiquei espantado por alguém comprar uma Nikon D200 e nem ler o manual (pelo menos acho que não leu).

Quanto à recomendação de se fazer um curso de fotografia, acho muito válido para todos e não penso que isso deva ser considerado uma ofensa. Participei do Workshop daqui do Fórum e recomendo.

Credilson, pelo que vi aqui no dpreview
Nikon D200
a tua câmera tem 4 modos de autofoco:

Dynamic area AF with closest subject priority:  A câmera usa todos as áreas dos 11 pontos de foco e seleciona o objeto mais próximo para focar.
Se você usar este modo nas fotos de aniversário, tenha em mente que se, por exemplo, uma pessoa estiver mais próxima da câmera e em um dos pontos de foco, então a câmera tentará focar nela. Isso pode não ser desejável se o aniversariante for o assunto principal e estiver mais ao fundo com outras pessoas na frente.

Group dynamic AF: Permite selecionar um grupo de pontos de foco no centro, direita, esquerda, acima ou abaixo do centro. A câmera calcula o foco na área de foco contendo o objeto mais próximo da câmera. Isso pode ser útil se o assunto principal da foto estiver localizado no grupo de pontos de foco selecionado.

Dynamic area AF: Permite selecionar uma das 11 áreas de foco, entretanto a câmera usa a informação de múltiplas áreas de foco para determinar o foco.
Útil para focar em objetos específicos que podem se mover dentro de uma determinada área brevemente.
Esse modo aqui pode ser interessante para você naquela situação. Selecionaria
o ponto de foco no aniversariante e, caso ele saia brevemente do ponto selecionado, a câmera calculará o foco usando os pontos mais próximos.

Single area AF:  Permite escolher um dos 11 pontos de foco e a câmera utiliza SOMENTE este ponto para fazer o foco.
Esse aqui é bem específico. Penso que o mais indicado se a sua intenção for fazer o foco em um objeto ou pessoa em particular, no meio de outras pessoas.
Você seleciona este modo, coloca o ponto de foco no aniversariante e faz a foto.
Eu uso este modo em macrofotografia onde quase sempre quero focar um ponto exato (olhos de um inseto por exemplo).

Outra dica que lhe pode ser útil é usar a foco no modo manual. Em festas de aniversário, onde há pouca luz (consequentemente menos contrastes que são necessários para o mecanismo de autofoco funcionar) o autofoco pode ficar meio "perdido" e "caçando" o foco. No modo manual, você escolhe o enquadramento, zoom e gira o anel de foco da lente até obter o foco na parte desejada.
Mantendo o botão do disparador semi-pressionado e mexendo-se no anel de foco, quando você atingir o foco em um dos 11 pontos, o mesmo brilhará e o "bip" sono será emitido.

Recomendo que você leia todo o review da Nikon D200 no www.dpreview.com. É um dos melhores sites de reviews que conheço...

Abraços
 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2006, 00:01:58
Deixa pra lá
 
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 00:02:28 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2006, 00:17:34
Ao pessoal que postou essas dúvidas... Desculpem, mas ter um equipamento desses e não saber usar os modos de foco, é até difícil de acreditar. Acho até compreensível a chacota nesses casos, porque realmente é um tanto surreal essa situação. Desculpem, mas tentem entender que é algo que vai indignar muita gente, é um choque mesmo. Seria como ver um sujeito comprar um carrão importado e não saber dirigir. Mas sempre há tempo de correr atrás do prejuízo, nunca é tarde pra aprender. Só que talvez um equipamento desses não seja o mais "comum" pra isto, é compreensível. As dicas do Fábio são boas, há ainda uma infinidade de sites que explicam tudo isso. Ler o manual da câmera é uma boa também.
« Última modificação: 22 de Julho de 2006, 00:30:09 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil