Autor Tópico: O uso do flash com dias contados?  (Lida 4434 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Online: 08 de Julho de 2013, 11:13:52
Tranquilos?

Pessoal, com o advento de câmeras com qualidade cada vez maiores com ISO elevado chegará um momento que o uso do flash se tornará desnecessário?

Até onde entendo, sem o uso do flash a cena capturada é mais fidedigna a realidade, necessitando de poucas correções, quando necessário.

Oque acham?! 

Daqui 2 ou 3 gerações de câmeras já será possível fazer um evento sem o uso do flash?

 :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2013, 11:17:55
Neste tópico dá para ver como que fica um casamento sem flash: muitas sombras  :assobi:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2013, 13:06:16
Entre tantas funções o flash não é somente um iluminador, ele também é um corretor e compensador de luz, então falta ele sempre fará. :ok:
Fábio Pedro.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2013, 13:44:40
Entre tantas funções o flash não é somente um iluminador, ele também é um corretor e compensador de luz, então falta ele sempre fará. :ok:

Perfeito! Acho que o uso do flash como mero iluminador em poucos anos não vai mais existir. E nem precisa esperar umas 2 ou 3 gerações, com câmeras atuais já dá pra fazer praticamente todos os eventos apenas com luz ambiente.

Mas o uso do flash como iluminação criativa sempre vai ter espaço. A luz ambiente nem sempre é adequada, nem sempre é bonita, então um flash bem aplicado é essencial na grande maioria das locações.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2013, 13:50:57
Perfeito! Acho que o uso do flash como mero iluminador em poucos anos não vai mais existir. E nem precisa esperar umas 2 ou 3 gerações, com câmeras atuais já dá pra fazer praticamente todos os eventos apenas com luz ambiente.

Mas o uso do flash como iluminação criativa sempre vai ter espaço. A luz ambiente nem sempre é adequada, nem sempre é bonita, então um flash bem aplicado é essencial na grande maioria das locações.

Concordo plenamente!!

E ainda prefiro o flash TTL ao invés dos painéis LED, pois a facilidade de se ajustar a compensação através do sistema TTL é algo que os LED's ainda não alcançaram.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2013, 13:57:32
Com o advento do Alto ISO, eu tenho visto uma enxurrada de fotografias medíocres, com fundos caóticos e superexpostos, chamando toda a atenção para sí e desviando o olhar do primeiro plano.

Lembro de quando eu era pequeno e queria cortar algo, minha dizia que "faca mijava na mão de criança" , pois éh, ISO alto faz a mesma coisa na mão de quem não sabe usar. O tiro sai pela culatra.

Como disse o amigo Fabio Pedro, a função do flash não é só iluminar. Enquanto houver fotografia, haverá flash.


crislima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Feminino
  • Eu vou equalizar você ♫♪♫♪
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2013, 14:25:13

Como disse o amigo Fabio Pedro, a função do flash não é só iluminar. Enquanto houver fotografia, haverá flash.
  :ok: :ok: :ok:
Canon 60D+ EF 50mm f/18 II + Sigma 18-50mm f/2.8 + Canon EF 24-70 f/2.8


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2013, 14:59:27
hum...

Bom, quando vejo uma cena , e necessito registra-la, penso que minha foto foi bem executada quando consegui registrar exatamente aquilo que vi, ou próximo já que nunca teremos câmeras com o poder dos nossos olhos....

Usando o Flash cria-se uma luz inexistente, sim , como o Humberto disse a "luz criativa" esta se faz necessária sempre.

Mas usando corretamente as técnicas o flash como auxiliar a falta de luz do ambiente, creio que esteja para deixar de existir.

O link que o Thales passou, com fotos de casamento, bom, me pareceram horríveis, e não creio que o problema tenha sido somente não uso do flash.


Enquanto houver fotografia haverá necessidade de luz, mas a do flash, creio estar com os dias contados. (considerando o uso original).
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2013, 15:14:39
Enquanto houver fotografia haverá necessidade de luz, mas a do flash, creio estar com os dias contados. (considerando o uso original).
Atualmente, se for pensar em usar o flash apenas para iluminar locais escuros, o flash já não é mais necessário. ISO6400 usável junto com uma objetiva f/2.0 ou f/1.4 já faz milagres em termos de captura de luz, são poucos os ambientes mais escuros que isso. Só que o uso do flash de forma criativa sempre vai existir. Eu praticamente só uso o flash dessa forma, criando luz de contorno, luz lateral, etc. E, na minha opinião, quem não usa o flash dessa forma, ou seja, quem só usa para iluminar locais escuros, acho que não está explorando todo o potencial de seu equipamento.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2013, 15:37:57
Atualmente, se for pensar em usar o flash apenas para iluminar locais escuros, o flash já não é mais necessário. ISO6400 usável junto com uma objetiva f/2.0 ou f/1.4 já faz milagres em termos de captura de luz, são poucos os ambientes mais escuros que isso. Só que o uso do flash de forma criativa sempre vai existir. Eu praticamente só uso o flash dessa forma, criando luz de contorno, luz lateral, etc. E, na minha opinião, quem não usa o flash dessa forma, ou seja, quem só usa para iluminar locais escuros, acho que não está explorando todo o potencial de seu equipamento.

Ai sim, estava pensando também na técnica HDR, não esses forçados, mas o HDR com o intuito de preservar toda a luz e contraste da cena.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2013, 15:50:26
Ai sim, estava pensando também na técnica HDR, não esses forçados, mas o HDR com o intuito de preservar toda a luz e contraste da cena.

Mas HDR exige que  equipamento e motivo a ser fotografado estejam estáticos para prevenir o surgimento de artefatos
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2013, 15:54:50
Sim, claro, numa cena onde temos muita movimentação o HDR se torna quase impraticável, a não ser que seja feito na pós, a partir de uma foto.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2013, 16:09:13
Tem situações que o flash é indispensável mas, que sair sem o flash para fotografar é mais fácil eu não tenho dúvidas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2013, 16:14:53
Tem situações que o flash é indispensável mas, que sair sem o flash para fotografar é mais fácil eu não tenho dúvidas.

Com sua 6D e a cinquentinha, quando sentiu que o flash era necessário ?
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2013, 16:19:07

Com sua 6D e a cinquentinha, quando sentiu que o flash era necessário ?
Quando fui na formatura do meu cunhado e em uma restinga de 15 anos e precisei tirar fotos com ISO maior ou igual à 20.000.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales