Autor Tópico: Como vender fotos extras?  (Lida 7158 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2013, 16:21:30
Hyde,

Quando há um album sim, fotos extras no album, resultando em paginas extras. Devo determinar a quantidade máximas de páginas do album em contrato?
Ocorre que nem sempre o cliente que um album. Ai nao se aplica essa venda extra? Fica estranho eu entregar um CD com X fotos, e depois tentar apresentar mais fotos para o cliente, nao ?  :ponder:
To confuso com essa coisa do album, pois além da quantidade de paginas o modelo tb influencia no preço do mesmo. Devo especificar o modelo e quantidade de páginas do album incluso no meu preço? Qq coisa diferente disso o cliente pagará a parte?

Abraço,
M Rezende

Rezende, tentando ajudar um pouco e aprendendo muito.

Forneço material para fotógrafos e o que normalmente vejo são oferecidos serviços bem especificados, desde fotos sem tratamento até os álbuns e os comercialmente bons conseguem vender: álbuns, quadro de assinatura, seção de fotos pré nupcial ou para o quadro de assinaturas ou para o livro de lembranças, uns até montam álbum fotográfico com a história do casal, pra deixar na mesa da sala.

Se está querendo agregar mais renda ao seu trabalho a primeira coisa importante é escutar o seu cliente, o que ele deseja e depois oferecer o que ele nem sabia que queria :D e lógico, faça um contrato ou proposta comercial bem clara e possível de adendos, tipo: foto adicional, emolduramento e etc.

Tenha em mãos todos os materiais a serem vendidos, se vai vender álbum, tenha ele em mãos fotos colossais, diagramação perfeita e álbum diferenciado, nenhum cliente vai chegar para você e falar:"to cheio de $$, onde posso gastar?" mas tendo um material impar ao mercado você consegue justificar o investimento do seu cliente.

A foto extra é pouco comparado as oportunidadesmas da pra vender também, na tática exemplificada pelo Hyde, deixa ele "degustar" mas pra se fartar em comer, tem que pagar


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2013, 22:11:18
Hyde e Spositon,  :worship:

É por aí, acho que o comentários de vocês representa uma boa maneira de trabalhar. Achei bem consistente as colocações...(os mal intencionados podem rir nessa parte  :D  mas não é o que vcs pensaram...).
Mas tenho que adaptar-me a isso tudo, hj to trabalhando muito informalmente...

Quando entrego CD sempre tiro as ruins...as otimas ( se é que elas existem  :hysterical:) vao para o album e boas seguem no CD

O lance dos album é que tb so trabalhei com uma empresa ainda e preciso experimentar outras.

Obrigado!  :ok:
Seguimos trocando ideias!
M Rezende


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2013, 01:02:39
Eu acho péssimo "regular" foto para o cliente e fazê-lo "mendigar" foto para o fotógrafo.

Eu entrego as fotos em alta, tratadas, sem marca d'água em todos os casos, seja um ensaio ou um casamento. O meu cliente paga para ter o material completo digital, isso é o básico.

O meu pós-venda consiste em:

- fazer um álbum com fotos/páginas adicionais. 50% dos meus clientes escolhe mais fotos do que previsto (meus álbuns de casamento são com 100 fotos. Boa parte escolhe 120. Alguns escolhem 150, 180. Nesses casos eu divido em 2 volumes).

- fazer um upgrade no tamanho ou modelo do álbum originalmente contratado.

- vender mini álbuns para presentearem as mães.

- vender álbum para o cliente que não contratou álbum.

- convencer o cliente a fazer um álbum só com as fotos do ensaio pré-casamento, caso tenha feito o ensaio.

- vender foto com moldura/quadro para decoração da casa.

Funciona bem para mim.

O que não funciona é vender foto digital avulsa. Ou mesmo foto de minilab. Dá um baita trabalho ficar procurando essas fotos...rsrs

Além disso, é melhor cobrar bem logo de início já embutindo o possível valor que eu cobraria por fotos avulsas. O cliente também prefere.

Fazendo isso, eu estou vendendo o meu olhar, o meu estilo ou ainda a experiência em ser fotografado por mim. Ou seja, um serviço diferenciando. Isso agrega valor ao trabalho.

Se eu ficar falando em quantidade de fotos, em diferenças entre os modelos de álbuns, etc, eu estarei vendendo um produto material que qualquer um pode vender. Daí fica difícil cobrar mais do que o vizinho.

Quando eu atendo um cliente, eu nem falo a quantidade de fotos que ele deve escolher. Está escrito na proposta, pequeno, num canto. Só falo se perguntar, mas não são todos que perguntam. Muitas vezes o cliente só descobre que são 100 fotos no álbum, quando lê o contrato. E nem questiona. Em tempo: estou pensando em reduzir para 80 fotos, acho que já é suficiente. E isso vai aumentar o valor na pós-venda.

Aliás, eu falo/mostro pouco álbum, no fim da reunião. :)

abs e boa sorte!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2013, 10:15:53
... Fica estranho eu entregar um CD com X fotos, e depois tentar apresentar mais fotos para o cliente, nao ?  :ponder:

Estranhíssimo.

Imagina, você fecha um contrato de entrega de 500 fotos em CD, e no evento vc consegue "peneirar" 800 fotos.
Quem vai escolher as 500 fotos do CD?
Se o cliente escolher, certamente as 300 que ele descartar ele não vai comprar como fotos extra.
Se você escolher, que critérios vai usar para deixar 300 fotos fora do pacote e mostrar depois? Isso com certeza iria dar encrenca com o cliente.

Eu acho que extra, em CD não vira.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2013, 10:48:40
Eu acho péssimo "regular" foto para o cliente e fazê-lo "mendigar" foto para o fotógrafo.

Eu entrego as fotos em alta, tratadas, sem marca d'água em todos os casos, seja um ensaio ou um casamento. O meu cliente paga para ter o material completo digital, isso é o básico.

O meu pós-venda consiste em:

- fazer um álbum com fotos/páginas adicionais. 50% dos meus clientes escolhe mais fotos do que previsto (meus álbuns de casamento são com 100 fotos. Boa parte escolhe 120. Alguns escolhem 150, 180. Nesses casos eu divido em 2 volumes).

- fazer um upgrade no tamanho ou modelo do álbum originalmente contratado.

- vender mini álbuns para presentearem as mães.

- vender álbum para o cliente que não contratou álbum.

- convencer o cliente a fazer um álbum só com as fotos do ensaio pré-casamento, caso tenha feito o ensaio.

- vender foto com moldura/quadro para decoração da casa.

Funciona bem para mim.

O que não funciona é vender foto digital avulsa. Ou mesmo foto de minilab. Dá um baita trabalho ficar procurando essas fotos...rsrs

Além disso, é melhor cobrar bem logo de início já embutindo o possível valor que eu cobraria por fotos avulsas. O cliente também prefere.

Fazendo isso, eu estou vendendo o meu olhar, o meu estilo ou ainda a experiência em ser fotografado por mim. Ou seja, um serviço diferenciando. Isso agrega valor ao trabalho.

Se eu ficar falando em quantidade de fotos, em diferenças entre os modelos de álbuns, etc, eu estarei vendendo um produto material que qualquer um pode vender. Daí fica difícil cobrar mais do que o vizinho.

Quando eu atendo um cliente, eu nem falo a quantidade de fotos que ele deve escolher. Está escrito na proposta, pequeno, num canto. Só falo se perguntar, mas não são todos que perguntam. Muitas vezes o cliente só descobre que são 100 fotos no álbum, quando lê o contrato. E nem questiona. Em tempo: estou pensando em reduzir para 80 fotos, acho que já é suficiente. E isso vai aumentar o valor na pós-venda.

Aliás, eu falo/mostro pouco álbum, no fim da reunião. :)

abs e boa sorte!


Pelo que entendi do Rezende a "foto extra" é a expressão para vender mais serviços e no seu caso,  modelo "hyper extra double size". É quase certo que você mostrou para o cliente os benefícios e prazeres que teria com os seus produtos/serviços pagando muito pouco por isso no contesto. Isso é vender. O pessoal de MKT tem uma expressão para este método. :clap:

Estranhíssimo.

Imagina, você fecha um contrato de entrega de 500 fotos em CD, e no evento vc consegue "peneirar" 800 fotos.
Quem vai escolher as 500 fotos do CD?
Se o cliente escolher, certamente as 300 que ele descartar ele não vai comprar como fotos extra.
Se você escolher, que critérios vai usar para deixar 300 fotos fora do pacote e mostrar depois? Isso com certeza iria dar encrenca com o cliente.

Eu acho que extra, em CD não vira.

Fazendo desta forma vai parecer sequestrador que tem as imagens como refém, talvez ganhe a venda mas perde o cliente. ;)



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2013, 10:51:33
Eu também acho estranho cobrar por foto avulsa em CD... No álbum sim, aí é outra coisa.

Ontem mesmo eu estava selecionando e tratando as fotos de um infantil que fiz. No total ficaram 540 fotos, muita coisa, e passei novamente para apagar mais algumas. Até consegui apagar algumas, mas se eu apagar demais, vão ficar "buracos" na sequência de eventos da festa, vai ter gente que não vai aparecer nas fotos, etc. Então às vezes eu prefiro entregar um trabalho com muitas fotos, mas que conte a história completa de como foi o evento.

Claro que 500 fotos ainda é demais para infantil, pretendo ainda apagar mais um tanto, mas desde que não interfira na sequência do evento, e do jeito que eu cobri a festa. Por isso acho complicado não colocar todas.

Outra coisa é que, se você limitar a quantidade, as fotos que vão pro CD serão sempre as melhores. Daí voltar e tentar vender ao cliente mais algumas fotos que já não são tão boas quanto as do CD, aí fica meio difícil. Eu prefiro cobrar mesmo um pouco a mais e entregar o trabalho completo mesmo, a coisa morre ali  e todo mundo sai feliz.


Só uma coisa, eu sempre coloco no orçamento uma quantidade mínima de fotos que eu sei que vou passar facilmente. Por exemplo, num casamento eu digo que entrego em média 600 fotos, mas sempre entrego em torno de 800. Daí evita qualquer problema de você não conseguir cumprir esse mínimo de fotos. No começo eu não colocava quantidade mínima, mas as pessoas sempre perguntavam, daí passei a colocar no orçamento.


Fazendo desta forma vai parecer sequestrador que tem as imagens como refém, talvez ganhe a venda mas perde o cliente. ;)


Ahahahah
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 10:51:47 por Humberto Teté »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2013, 18:16:43
 :worship: Obrigado Pessoal!

 Vou me achar no meio disso tudo... :ok: Bolar algo!

 Abraço,
 M Rezende


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2013, 09:41:53
Não sou profissional mas penso numa coisa meio óbvia:

Transparência.

Se num contrato vc entrega  no mínimo 100 fotos. Apresente ao cliente 150, 200... e deixe ele escolher. Fica claro que as que vc rejeitou no seu filtro inicial não podem mais ser apresentadas depois.

Se ficar encantado por mais de 100 previamente contratadas, paga pelas outras. Pode até ser pelo preço unitário do seu pacote inicial. Simples e prático. Todo mundo sabe a regra.

Só não vale é entreguar fotos e só depois apresentar outras para tentar o cliente. Fica parencendo que escondeu de propósito.



CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2013, 10:19:47
Desculpem os erros português acima...na pressa passam muito erros. Tentei editar mas o programa não deixa depois de um tempo.



Caco Sviech

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2013, 16:50:47
CoelhoRJ, penso da mesma forma.
Posso firmar um contrato de entrega de 100 fotos por um valor X, porém, se após o processamento eu verificar que 200 fotos ficaram ótimas, apresento todas ao cliente, lembrando a ele que nosso contrato previa 100. Caso ele goste do que viu, pode escolher tantas quanto quiser, e as adicionais às 100 contratadas ele paga a parte. Caso não queira, escolhe somente 100 e fica de boas. Onde está o sequestro nisso?
Precisamo ser mais práticos!!!


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 25 de Setembro de 2013, 18:03:15
acompanhando  :ponder:
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Setembro de 2013, 18:55:37
Eu entrego as fotos em alta, tratadas, sem marca d'água em todos os casos, seja um ensaio ou um casamento. O meu cliente paga para ter o material completo digital, isso é o básico.

Penso da mesma forma.
Quando sou contratado para entregar álbum, obviamente cobro o extra se o cliente quiser levar no álbum uma quantidade superior a contratada. Ao final do trabalho entrego todas as fotos em alta, tratadas e sem marcas d'água.
Caso ele queira revelar mais, tem a liberdade de fazer com outro profissional, mas todos sempre acabam voltando.

Quando sou contratado para entregar fotos em cd, exemplo: 100 fotos, ele gosta de 120 acabo nem cobrando pelo extra, se for uma quantidade maior, coloco um valor simbolico a cima do valor contratado, o cliente acaba pagando sem reclamar e depois ele ainda retorna pra me trazer novos serviços e ainda me indica para amigos e parentes...

Levo o meu $$$$ pelo contrato + as extras se for o caso, o cliente leva as fotos que ele mais gostou e aí, mais uma história com o final feliz


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #27 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:39:11
Eu sou adepto a entregar as fotos em alta por CD! Não todas, mas as melhores.
Se um casamento me rendeu 2000 fotos em RAW, faço uma limpa, trato as escolhidas e faço outra limpa, entrego só a nata, que é cerca de 20%/30% do total.

Sobre entregar em CD: Alguém aqui imprime uma foto dos noivos no cd antes de entregar, ou entrega escrito de canetinha marca cd mesmo?   :ponder:

ps: não vi necessidade de abrir outro tópico sobre o assunto, visto que já tem um sobre o que eu procurava, portanto achei oportuno reviver o tópico.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #28 Online: 29 de Janeiro de 2014, 13:10:44
Nos meu contratos eu não especifico a quantia de fotos a serem feitas durante o evento, a quantia de fotos que irão para o album sim. As excedentes são pago a parte e por unidade. O ultimo evento que fiz de uma formatura o album era de 23 fotos, tendo o cliente a opição de escolha. Como faço muitas fotos e dando a opição de escolha o cliente acaba ficando em duvida sobre qual escolher o que o leva a ficar com mais algumas. Alguns encomendam ate outro album com as excedentes. Mais é sempre bom especificar em contrato que não é obrigado ele ficar com as excedentes.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:07:48
Um Colega meu já antigo na profissão costuma usar essa técnica, mas eu acho que é muito arriscado revelar e a pessoa não escolher as fotos. Para ele isso dá certo.

Mas eu prefiro vender "fotos extras" na apresentação digital. É mais garantido  :ok:

As vezes derrepente, a pessoa pode até ficar com as fotos extras reveladas, mas é uma estratégia meio no tudo ou nada né?