Autor Tópico: Como vender fotos extras?  (Lida 7081 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 08 de Julho de 2013, 20:47:51
 Olá pessoal,

 Eu estou cobrando pelo evento e entregando todas as fotos que "eu" considero boas. O cliente escolhe as que vão para o album e algumas vezes nem isso, deixam esse trabalho para eu mesmo realizar e num CD envio todas.
 Como trabalhar para vender fotos extra? Vale a pena?
 Determinamos em contrato o numero de fotos que serão entregues?
 Sei que existem softwares para que o cliente veja e selecione fotos sem que possa salva-las...mas e se nao uso esse tipo de ferramenta...?

 Acham que para festas infantis isso se aplica, ou nao por algum motivo?

 Obrigado!  :ok:
 M Rezende


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2013, 22:47:45
Eu cobro o evento e entrego todas as fotos em alta resolução, além do álbum com as fotos escolhidas. Acho que limitar o numero de fotos em DVD e tentar vender fotos extra vai ter uma imagem negativa no seu Marketing. A menos que cobre mais barato o evento, mas ai acho que é um tiro no pé.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2013, 00:34:29
Sobre o soft, qual seria ele? Isso pra ensaio individual pra mim seria otimo!
To tentando com marca d'agua mas mesmo assim a galera posta...

Entao, em eventos faco assim, baixo do cartao as fotos, dou uma filtrada e o cliente escolhe 100 fotos pro dvd e escolher algumas pra albuns...
As vezes penso em nao determinar a quantidade de fotos mas nem sei  :ponder:
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2013, 09:59:47
Opa, bom dia!

Esse lance de vender foto extra, na minha opinião, já era... Isso vem do tempo do filme, em que as cameras compactas eram ruins em baixa luz... Aí o povo quase não levava camera pros eventos e pra ter uma foto boa com os noivos, tinha que ir no foto comprar...

Hoje, como até "os cachorros da rua" têm sua câmera digital, e com isso, quem quer tirar uma fotinho com os convidados vai lá e tira, e acabou, hehehehe...

A forma como eu trabalho hoje (e a maioria da galera de Mga-pr), é mais ou menos assim: Fotografo o evento, faço um "cd-copião" com as imagens boas, e entrego pro cliente.  Aí o cara escolhe as imagens do álbum, eu faço o álbum, e ao entregá-lo, mando junto as imagens tratadas em alta.

Meus copiões tem 800px no lado maior. (Às vezes mais...)
Eu até prefiro que os clientes compartilhem minhas fotos pelo face todo. Porque na minha assinatura, tem meu site. Eo Face hoje é uma ferramenta poderosa.
Vou citar aqui um exemplo de um 15 anos que fiz, mandei o CD pra menina, ela postou 270 imagens no face. Uma delas chegou a 440 curtidas.  Dessas fotos, fiz quatro orçamentos de amigas que apareceram nas fotos, sendo que três eu já fechei. Hoje, eu amo o face, e amo entregar fotos desbloqueadas.
Nos ensaios sim, faço copiãozinho menor, com 600px no lado maior. E tá bom demais, heehe...

E tem outra: Meu tempo vale mais que "duas fotinhos 15x21 da vovó". Eu penso na trabalheira de receber o cliente, esperar escolher as fotos, tratar duas fotos, mandar pro lab, ir buscar, pra cobrar menos de 20 contos em duas fotos... PRa mim nao compensa o investimento. Prefiro vender o CD em alta pro cliente depois, e ele que se vire com as cópias pra família.  :D :D


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2013, 13:31:29
Entendi pessoal....mas talvez discorde que seja coisa do passado, pois fotografos consagrados no mercado de casamento por exemplo, vendem assim. Assiti a duas palestras no Weeding Brasil e foi citado essa forma de trabalho/vendas.  Vendem fotos extras e inclusive dizem ser uma boa fonte de aumento de renda / vendas.

Em relação aos softs vou dar um pesquisada e coloco aqui ainda hj...de cabeça nao me lembro o nome, mas algo como o cliente recebe senha, acessa e marca o que lhe interessa, sem poder baixar as fotos. Ouvi esse assunto nessa mesma palestra e ja vi anuncios tb...já já eu descubro e coloco aqui.

Eu penso que ganhar reputação e aceitação no mercado é melhor que alguns trocados, pois um cliente feliz volta e traz mais clientes, mas como atuo profissionalmente a pouquissimo tempo, tenho que descobrir as formas de trabalhar...

Abraço,
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2013, 13:39:29
Um deles:

http://www.epics.com.br/select/

Abraço,
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2013, 14:03:45
Otimos softs mas pra mim nao da :(
Pra quem nao tem mts ensaios ainda fica dificil

Em relacao as fts extras, vcs dao as fotos em ensaios individuais tb ou apenas em eventos?

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


crislima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Feminino
  • Eu vou equalizar você ♫♪♫♪
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2013, 15:27:57
 :snack:

acompanhando
Canon 60D+ EF 50mm f/18 II + Sigma 18-50mm f/2.8 + Canon EF 24-70 f/2.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2013, 18:52:29
Entendi pessoal....mas talvez discorde que seja coisa do passado, pois fotografos consagrados no mercado de casamento por exemplo, vendem assim. Assiti a duas palestras no Weeding Brasil e foi citado essa forma de trabalho/vendas.  Vendem fotos extras e inclusive dizem ser uma boa fonte de aumento de renda / vendas.

(...)

Rezende, as fotos extras que vc cita não seriam fotos extras para os próprios noivos (para não fugir do exemplo Eventos>Casamento)?

Tipo: os noivos fecham um pacote de um DVD com todas as fotos tratadas e um álbum com 30 lâminas e 80 fotos nas lâminas (algumas páginas com 1 foto, outra com 3, 2 lâminas com 1 única foto, e por aí vai a diagramação...).
Aí o fotógrafo entrega o DVD com as fotos em tratadas para escolha das que vão entrar.
Aí vem o pulo do gato... Batendo o olho nas fotos tratadas, os noivos escolhem mais 20 fotos e fecha um álbum com 40 lâminas. Essas 20 fotos a mais e 10 lâminas a mais são cobrados em valores diferentes dos anteriormente acertados.
Tipo: (((valores hipotéticos))) 80 fotos a R$20,00 cada e as outras 20 fotos R$30,00 cada.

Não seria por aí não???

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2013, 20:07:45
marcando para acompanhar  :snack:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2013, 22:19:26
Isso não é coisa do passado não. Nos EUA é muito comum. A maioria dos fotografos lá cobram um valor inicial só pra ir fotografar e o resto é a parte. Aqui no Brasil as pessoas não estão acostumadas a isso. Voce pode testar e ver se funciona.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2013, 12:54:56
Hyde,

Quando há um album sim, fotos extras no album, resultando em paginas extras. Devo determinar a quantidade máximas de páginas do album em contrato?
Ocorre que nem sempre o cliente que um album. Ai nao se aplica essa venda extra? Fica estranho eu entregar um CD com X fotos, e depois tentar apresentar mais fotos para o cliente, nao ?  :ponder:
To confuso com essa coisa do album, pois além da quantidade de paginas o modelo tb influencia no preço do mesmo. Devo especificar o modelo e quantidade de páginas do album incluso no meu preço? Qq coisa diferente disso o cliente pagará a parte?

Abraço,
M Rezende


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2013, 13:20:19
Hyde,

Quando há um album sim, fotos extras no album, resultando em paginas extras. Devo determinar a quantidade máximas de páginas do album em contrato?
Ocorre que nem sempre o cliente que um album. Ai nao se aplica essa venda extra? Fica estranho eu entregar um CD com X fotos, e depois tentar apresentar mais fotos para o cliente, nao ?  :ponder:
To confuso com essa coisa do album, pois além da quantidade de paginas o modelo tb influencia no preço do mesmo. Devo especificar o modelo e quantidade de páginas do album incluso no meu preço? Qq coisa diferente disso o cliente pagará a parte?

Abraço,
M Rezende

Rezende, não sou profissional. O melhor seria se algum outro colega que entrega material impresso se manifestasse, mas...

Se fosse eu formaria meu preço assim:
Material impresso:
-Álbum qualidade 'A'
-Álbum qualidade 'B'
-Álbum qualidade 'C'
Cada um desses tem seu preço específico

-Nº de fotos:
*100 em álbum 'A' - R$3.000,00
*50 em álbum 'A' - R$1.800,00
*30 em álbum 'A' - R$1.300,00

*100 em álbum 'B' - R$2.500,00
etc...

Fotos acrescidas aos álbuns R$XX por cada foto ou lâmina
(((atenção: todos os valores são hipotéticos)))
(((atenção 2: esses exemplos servem para o caso da impressão ser o diferencial)))
__________________________________

Para quem não imprime e só entrega CD/DVD aí o tratamento é que deve ser o diferencial.

*100 fotos tratadas R$2.000,00
*50 fotos tratadas R$1.150,00
*30 fotos tratadas R$650,00
(((atenção: valores hipotéticos)))

Eu pensaria por aí, mas ouça outras opiniões de quem já está inserido no mercado de trabalho para ver como os profissionais apresentam seus produtos.
_____________________________

E, claro, sempre apresentando junto algo a mais para agradar o cliente.
Se ela fechou 100 fotos, entrega 110.
Fechou 50 entrega 55...

Fechou o serviço mais caro de tua cesta de produtos, oferece uma impressão grande emoldurada de uma foto escolhida por ela.
CLARO, todos esses custos devem estar incluídos no teu orçamento previamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2013, 13:27:58
Hyde,

Quando há um album sim, fotos extras no album, resultando em paginas extras. Devo determinar a quantidade máximas de páginas do album em contrato?
Ocorre que nem sempre o cliente que um album. Ai nao se aplica essa venda extra? Fica estranho eu entregar um CD com X fotos, e depois tentar apresentar mais fotos para o cliente, nao ?  :ponder:
To confuso com essa coisa do album, pois além da quantidade de paginas o modelo tb influencia no preço do mesmo. Devo especificar o modelo e quantidade de páginas do album incluso no meu preço? Qq coisa diferente disso o cliente pagará a parte?

Abraço,
M Rezende

Complementando que ficou faltando...

No caso das fotos de CD/DVD:
O "a mais" nas fotos tratadas não deve ser entregue depois do tratamento final da 1ª leva.

É de bom tom apagar as ruins, depois faz uma correção de contraste/cor/expo e redimensiona com um rótulo de copyright as provas para escolha dos clientes.

Aqui vem o pulo do gato... O cliente te contratou para 50 fotos e vc entrega a ele a prova de 200 fotos. O cara enche os olhos e fecha contigo 80 fotos.
Então será o valor das 50 originalmente contratada acrescido do valor diferenciado para as 30 excedente.
Justificativa: Vc mensura o valor das fotos pelo tempo que lhe tomará o tratamento. Tratar 50 fotos é mais rápido que tratar 80. As 50 iniciais já estavam dentro de tua agenda de trabalho. Acrescentar 30 a mais vai tomar o tempo necessário para outro atendimento/ensaio/tratamento de outras fotos de outros clientes e tempo é $$$.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova