Autor Tópico: Você leva sua câmera ao extremo?  (Lida 2514 vezes)

nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Online: 11 de Julho de 2013, 14:53:48
Criei esse tópico para trocar ideias . 

até que ponto você usa sua câmera? em que situações? até que iso você se restringe a usar? em meio a ensaio/evento, troca de lentes sem medo, sem se preocupar com sujeiras?


eu atualmente, ando meio "desleixado" com a minha, cuido bem em casa , limpo, boto tomar um "arsinho" , mas em eventos , ensáios. uso meu equipamento até onde der. afinal , comprei a minha câmera para fotografar não deixar dentro da mochila.

no ultimo ensaio, entrei dentro de um lago para fotografar uma menina, quase cai "totalmente na agua" a camera de uma molhada, nem me importei, só passei a mão aonde molhou e segui em frente.
lentes comecei a trocar e deixar sem as tampas para "troca rapida" , claro que em um bolso bem seguro e protegido , em outro ensaio. foi na chuva, não me importei em ficar debaixo da chuva com ela. me preocupei mais com a lente, minha 35mm não é selada (eu acho) . não tive problemas, boto iso 6400 , e trabalho super tranquilo . mas na média fico mais em iso 4000 .
 enfim. andei vendo mta gente que não queria nem subir numa pedra por medo de equipamento,

se tiver que sujar tudo de barro, eu sujo, o importante e ter o seu diferencial no material. é assim que penso.

até que ponto vocês iriam com seu equipamento?
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2013, 14:57:23
Depende, na real. Se for com a minha a77, acho que só não ia em chuva torrencial (e isso dependendo da lente). Esses corpos são feitos para aguentar muita coisa (ao menos é o que a prática mostra com os corpos sony) - vide este link:

http://www.swiatobrazu.pl/sony_dslr_a900_at_dakar_rally.html

É só você saber manter o equipamento de acordo que tudo vai funcionar bem...
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 15:01:40 por coposdeagua »
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2013, 15:05:18
Eu cuido da T3i muito bem, mas se eu tivesse uma 7D/5D/1D eu não iria ter dó.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2013, 15:06:32
Em casa eu sou muito exagerado com a limpeza dos meus equipamentos. Não posso ver uma marca de dedo no LCD da câmera ou uma poeirinha na lente que já pego o paninho de microfibra e saio passando em tudo... Jamais alguém pegaria na minha câmera depois de ter passado hidratante nas mãos ou ter pego em alguma comida oleosa. É tudo limpo como veio na caixa :D

Já em eventos, festas de família ou situações do tipo eu troco de lentes no local numa boa, sem problemas, mas não deixo nada que está sem uso destampado...

E quanto à água, bom eu prefiro não pegar uma chuva com meu equipamento até porque minha lente não é selada, mas se um dia eu ver que vou perder uma foto muito fodástica por causa disso, quem sabe...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2013, 16:41:39
  :eek:  :eek:   :eek:  não tenho pena da D5100 . . . levo pra praia, troco lente e menos cuidado tenho com a coolpix P50 . . .  tento proteger ao máximo na hora de trocar a lente por conta de vento e poeira, mas abandonei a preocupação excessiva quando percebi que iria perder boas fotos ou estragar um dia de passeio preocupado com a câmera  . . .

dias desses . . .  a 5100 tomou este gole dágua . . . (não tentem fazer isso em casa sem a supervisão de um adulto responsável) . . .kkk
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2013, 17:28:12
Não faço nada radical, mas não tenho medo de trocar lente. Se sujar, limpa.


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2013, 19:50:52
ainda vou sujar minha camera toda de barro kkkk
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2013, 19:59:19

até que ponto você usa sua câmera? em que situações? até que iso você se restringe a usar? em meio a ensaio/evento, troca de lentes sem medo, sem se preocupar com sujeiras?

até que ponto vocês iriam com seu equipamento?

Eu tenho muito vício de estudio, tenho medo de sair do ISO 100. Fora do estudio, vou no m[aximo até ISO 800 e uso raramente ISO 1600.
Bem que eu gostaria da experiencia da galera sobre usar ISOs altos profissionalmente  :ok:

Quanto às lentes, troco sem medo. Fora do estúdio, sempre deixo as lentes numa mochila própria. E agacho, viro a camera com a lente para baixo, tiro uma e coloco a outra. Se estiver ventando, procuro fazer toda a operação dentro da mochila (com a tampa dela bloqueando o vento).

Quanto a chuva, costumo enfrentar de boa. Mas não fico embaixo de temporal. Já embalei a camera em saco plástico (de supermercado) para fotografar cenas intencionais debaixo de chuva (não gosto de ficar no guarda chuva, tira totalmente a mobilidade (mesmo que seja alguém segurando) uso capa plástica (se for o caso)  e o saco de mercado na camera. Me sinto mais envolvido se estiver na mesma situacão da pessoa).
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 20:09:40 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2013, 20:22:24
Vai depender dp equipamento, evidentemente...

Costumo fotografar em locais insalubres... Faço fotos no litoral e troco a lente se necessário. Aponto para baixo, contra o vento e troco a lente na maior rapidez possível.
Já fotografei rally e poeira e lama é muito comum. Basta ter os cuidados necessários para não tomar muito poeira (ficar sempre no a favor do vento) e lama (longe das poças onde os carros jogam barro para todo o lado) e tá tudo certo.
E, nem minhas minha cam nem minhas lentes são seladas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2013, 20:53:42
Como sou amador, tenho muito cuidado com meu equipamento. É um hobby, não ganho dinheiro com ele, então quero que dure muuuuito e quando vender ainda estar muito bem conservado. Se fosse profissional acho que seria diferente. Daí usaria o equipamento ainda com muito cuidado, mas sem maiores preocupações, a concentração seria total em cumprir o objetivo a que ele se presta.

Acho que usar equipamento profissional com muita preocupação seria como um jogador de futebol ter dó da chuteira... rsrsrsrs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2013, 21:04:09
Eu uso! Procuro cuidar! Mas não deixaria de fazer uma foto por medo de estragar o equipamento!

Diversão do dia by RenatoPope, on Flickr


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 21:24:09 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2013, 23:00:24
Eu cuido do meu equipo. Mantenho sempre limpo, tanto câmera quanto lentes e filtros. Lentes guardadas em Dry-Box, baterias e pilhas sempre carregadas.

Manuseio com cuidado, mas como uso muito lente fixa, troco bastante de lente. Só evito trocar de lente na beira da praia em função da meleca formada pelo conjunto areia + humidade. No mais, já tirei foto no mar com água pela cintura, uso com tem que usar.

Essa foto aqui foi feita em uma prova do Itaipava GT, com uma XSi (que não é selada) e uma 55-250IS (que também não é selada). Caia água e eu joguei o colete de imprensa (não sou profissional, neste dia estava fotografando para um site de esportes de uma amiga) meio que por cima da câmera e lente e mandei ver. Saí dali não por causa da chuva, mas porque os carros estavam chegando embolados na freada com pista molhada a mais de 200 Km/h e sinceramente eu não estava me sentindo muito confortável ali, atrás dos cones e de algumas maletas de concreto :)



« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 23:01:40 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2013, 23:21:59
Sempre fui cheio de dedos com a minha 7D, quando começou essa onda de protestos eu queria muito ir lá fotografar e tudo mais, mas estava com muito medo de algo acontecer com ela no meio a multidão. Pois é, quando me dei conta lá estava eu no meio da multidão correndo pra lá e pra cá com ela na mão, e um desses dias choveu bastante e fiquei com ela na mão, tentando proteger ao maximo com um pedaço de plastico rasgado, mas não deixei de tirar as fotos, ela ficou completamente molhada, e minha 24-105 também, e tudo esta funcionando perfeitamente. Ai fico pensando, se eu pego e guardo na mochila, perderia ótimas fotos, continuo cheio de dedos com ela, mas como falaram ai, não perderei boas fotos por medo de estragar o equipamento.

 :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2013, 23:34:17

Como sou amador, tenho muito cuidado com meu equipamento. É um hobby, não ganho dinheiro com ele, então quero que dure muuuuito e quando vender ainda estar muito bem conservado. Se fosse profissional acho que seria diferente. Daí usaria o equipamento ainda com muito cuidado, mas sem maiores preocupações, a concentração seria total em cumprir o objetivo a que ele se presta.

Acho que usar equipamento profissional com muita preocupação seria como um jogador de futebol ter dó da chuteira... rsrsrsrs
2x...
Na real, eu tenho mais medo de ser assaltado quando estou na rua do que com o fato de quebrar ou coisa do tipo.

Uma coisa que eu nunca fiz e só farei um dia, quem sabe, é eu mesmo limpar o sensor da minha câmera. Também gosto de usar filtros nas lentes pois se tiver que limpar ou riscar que seja no filtro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2013, 23:40:34
Uso um D90 e uma D3100... a D90 mesmo nao sendo selada é bem "parruda"

Equipamento pra mim nao é o principal, é equipamento, o que importa é minha fotografia, se estragar, paciencia, oras... Ja fotografei em chuva com a D3100 e a 18-55 mesmo, tudo ok, embora eu sinta vontade ainda de comprar uma D200 usada(de novo, ja tive uma) pra ir sem medo de perder fotos pros lugares mais hards!
@jacobfotografiacriativa