Autor Tópico: Artigo sobre perda de nitidez pelo uso de filtros  (Lida 9142 vezes)

ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 16 de Julho de 2013, 19:48:20
Era polarizador circular?


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 16 de Julho de 2013, 19:50:52


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 16 de Julho de 2013, 21:40:27
filtros como os polarizadores e nd q filtra um pouco da luz podem prejudicar o foco?


Cara, quando eu tinha a 7D, ela se perdia um pouco no foco sim com o filtro ND... Ao ponto de eu abrir mão de usá-la em um ensaio externo (acabei usando a 60D, que não perdia o foco com o ND). Nunca entendi porque isso acontecia, mas era bem evidente, bastava tirar o filtro que melhorava.


E ouvi o mesmo relato de um amigo que sentiu isso com a 7D também, mas usando um filtro UV normal...


 :ponder:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 16 de Julho de 2013, 22:30:13
o filtro chegou faz umas duas semanas e foi a primeira vez q sai pra fotografar com ele e meio q me desanimei dele.

teve varias fotos q não tem nada em foco, nem na frente e nem atras, geralmente quando erro o foco eh em movimento, e fica um pouco atras do objeto mas agora foi com tudo parado.

Sempre tem uma ou outra foto com foco meio errado mas dessa vez eu me surpreendi quando abri as fotos no pc e tudo fotos fáceis de acertar, vou testar mais umas vez pra ver se isso se repete e acho q vou abandonar o filtro :(

Humberto, com a sua 7D  chegou a testar outra marca pra ver se acontecia a mesma coisa?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 16 de Julho de 2013, 23:48:01
Humberto, com a sua 7D  chegou a testar outra marca pra ver se acontecia a mesma coisa?


Não testei...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #50 Online: 16 de Julho de 2013, 23:56:55
Tenho uma T3i e já fiz muita foto com polarizador circular.
Tanto um Hoya PRO Digital, quanto com um Pentax (velhinho do tempo das analógicas mas muito bom).
Nunca tive problemas de perda de foco. Em determinadas circunstâncias sente-se uma maior dificuldade na focagem automática por conta da perda de luz na cena, podendo com isso ter perda de contraste, o que dificulta a focagem.
Mas perder foto pq a cam bateu sem estar em foco, nunca vi.

Fez as fotos focando no manual ou automático?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 17 de Julho de 2013, 00:01:54
Mas perder foto pq a cam bateu sem estar em foco, nunca vi.

Fez as fotos focando no manual ou automático?


Isso acontecia só na minha 7D. Na 60D e na 40D focava normalmente. Ela simplesmente confirma o foco no lugar errado, e na grande maioria das vezes... Estou falando do AF.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #52 Online: 17 de Julho de 2013, 00:12:19

Isso acontecia só na minha 7D. Na 60D e na 40D focava normalmente. Ela simplesmente confirma o foco no lugar errado, e na grande maioria das vezes... Estou falando do AF.

Que estranho... Será alguma espécie de "reação adversa" pela junção de luz polarizada com o sistema de foco da 7D???  :ponder: :ponder:

Confesso que fiquei curioso!  :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 17 de Julho de 2013, 00:16:11
Que estranho... Será alguma espécie de "reação adversa" pela junção de luz polarizada com o sistema de foco da 7D???  :ponder: :ponder:

Confesso que fiquei curioso!  :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:


No meu caso não era um polarizador, era um ND... O curioso é que funcionava nas câmeras com AF inferior...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #54 Online: 17 de Julho de 2013, 00:19:51

No meu caso não era um polarizador, era um ND... O curioso é que funcionava nas câmeras com AF inferior...

Era ND variável?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #55 Online: 17 de Julho de 2013, 00:24:20


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #56 Online: 17 de Julho de 2013, 00:37:07

Era não...

Mais estranho ainda... Se fosse um ND variável podia-se determinar que o problema se dá em polarizadores, por ser os ND's variáveis na verdade 2 polarizadores justapostos.

Confesso que essa aí eu passo.
Não sei o que pode ser.
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 00:37:40 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 17 de Julho de 2013, 02:27:23
Hyde, é simples:

Se o sistema de foco da camera tiver o sensor atrás do espelho ou no prisma, se usar polarizador linear pode haver problema no AF e na fotometria, especialmente no spot meter, até o ponto de impedir o funcionamento mesmo.

Se usar um ND e a intendidade da luz cair abaixo do que o sensor de AF precisa, o sistema não irá funcionar direito. Junte um ND a uma lente escura e o problema é maior ainda.


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 17 de Julho de 2013, 08:32:06

Exatamente o que eu penso. Eu usava filtros em todas as minhas objetiva, e todos de altíssima qualidade (e caros pra burro!). Sempre notei diferença, então sempre fui comprando filtros cada vez mais caros. Além dos flares e perda de contraste, eu noto bastante "ghosting" em áreas de alto contraste.


Desde que parei de usar, nunca mais tive esses problemas, e também nunca me fez falta. Sempre uso o parassol, 100% do tempo, e isso já me garante a proteção e desencargo de consciência o suficiente. Sempre tento convencer meus amigos a abandonar os filtros, eheheh, mas eu sei como é difícil. Eu mesmo demorei anos para deixá-los de lado.

A lente que veio com a minha 40d tem filtro uv da greika, com toda a certeza vou tira-lo da lente. Deve ser bem possivel que isso seje o causador da falta de nitidez nas fotos.

Vou ser mais um adepto a sua inticação Teté, vou usar a lente so com o parasol!
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 08:34:51 por carlosandre »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #59 Online: 17 de Julho de 2013, 08:52:23
Hyde, é simples:

Se o sistema de foco da camera tiver o sensor atrás do espelho ou no prisma, se usar polarizador linear pode haver problema no AF e na fotometria, especialmente no spot meter, até o ponto de impedir o funcionamento mesmo.

Se usar um ND e a intendidade da luz cair abaixo do que o sensor de AF precisa, o sistema não irá funcionar direito. Junte um ND a uma lente escura e o problema é maior ainda.

Shalders, teu raciocínio tem toda a lógica.

Quanto ao ND linear eu já sabia.
O susto meu veio em decorrência dos depoimentos em relação ao CPL.
Eu falei antes que encontro problemas quando falta luz para o AF funcionar, pela falta de luz para formar um bom contraste na cena, etc... Mas eu sempre sei qual o problema e me adequo ali na hora para resolver (aumento ISO, mudo o ponto de foco, foca na mão, foco em hiperfocal, etc...)
Pressupus que o pessoal tb tentasse variáveis para resolver o problema. Não achei que a resposta fosse tão simples (a mente humana é insondável mesmo...rs Aparece um problema, a gente tenta a explicação mais complexa e se esquece das mais simples... rsrsrsrsrsrs)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova