Autor Tópico: Artigo sobre perda de nitidez pelo uso de filtros  (Lida 9144 vezes)

J@ckB@uer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
    • Marcos Alvarenga - Fotografias
Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2013, 23:58:42
Não uso filtros para proteger a lente.
Somente utilizo filtros vermelho e amarelo na minha SLR (Nikon FM2) para fotografias P&B e polarizador e ND, para situações específicas em ambas as câmeras (Nikon FM2 e D7000).
Nikon D7000 e Nikon FM2 com 35mm 1.8G, 50mm 1.4 AIS e 105mm 2.5 AIS.

https://marcosalvarenga.wix.com/fotografias


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2013, 09:28:55
Aqui tem uma matéria interessante sobre cheap filters : http://www.alexwisephotography.net/blog/2013/07/07/create-yourself-a-neutral-density-filter-for-under-10/

Gostei dessa idéia de fixação do filtro, um caso onde a gambiarra pode ser melhor que a solução original (menos reflexos):



Aqui tem um vídeo legal sobre como reduzir o color casting: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FJc7CNqMrJM


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2013, 10:01:55
Eu comprei 2 vidros de solda há uma semana. O primeiro funcionou bem e quebrou (não fixei direito e caiu no chão), e o segundo está riscado e dá muito flare  :aua:


Mas eu recomendo para que não quiser gastar muito e tiver um pouco de paciência para tirar o verde na pós  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 13 de Julho de 2013, 12:17:58
Eu comprei 2 vidros de solda há uma semana. O primeiro funcionou bem e quebrou (não fixei direito e caiu no chão), e o segundo está riscado e dá muito flare  :aua:


Mas eu recomendo para que não quiser gastar muito e tiver um pouco de paciência para tirar o verde na pós  :ok:

Onde se compra esse vidro??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 13 de Julho de 2013, 12:25:30
Em lojas de ferramentas e ferragens.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2013, 19:25:26
Em lojas de ferramentas e ferragens.

 :D

Disso eu já sei!!!!

Será que vendem on-line??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 13 de Julho de 2013, 19:56:59
Para mim a questão é muito simples: Eu nao conheço filtro algum, por mais caro e bem feito que seja, que melhore a nitidez de minhas lentes (nao estou aqui tratando de casos em que o filtro é essencial, como um ND ou um Polarizador, em certas e especificas ocasiões/propostas, certo?), ao contrario, eles so pioram a imagem.

Deste modo, tomo cuidado com minhas lentes e nao uso filtro (salvo os que citei), de jeito nenhum.

Investi o que eu nao tinha em busca de nitidez de minhas imagens para arrisca-las com coisa pouca?!?

Faço isso nao.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2013, 19:57:39




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #39 Online: 13 de Julho de 2013, 22:07:37
Particularmente já usei fltros de qualidade mediana.. nunca os top então não posso opinar sobre eles... na época achava que a diferença que eu sentia compensava a maior proteção do elemento frontal da lente..

Até o dia que derrubei uma lente no chão e ela quebrou (o corpo, não os vidros).. uma 50mm f/1.8.. com a queda quebrou o anel de foco e pulou uma parte pra cada lado. Como já estava quebrada, por pura curiosidade fui testar como se comportava o elemento frontal. Passei bombril, estilete, bato a ponta de uma faca, a NADA conseguiu fazer um risco perceptível à minha visão.. depois desse dia entendi que essa neura de proteger o elemento frontal não faz tanto sentido porque o coating é muito mais resistente do que se pensa.

Hoje só uso Parassol,.. Filtro só se for o caso de ND ou Polarizador que tem funções mais específicas...
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 22:12:18 por Luciano.Queiroz »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 14 de Julho de 2013, 11:40:33
Já tinha aposentados os meus aqui, confesso que não fiz nenhum teste:

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #41 Online: 14 de Julho de 2013, 16:56:43
Particularmente já usei fltros de qualidade mediana.. nunca os top então não posso opinar sobre eles... na época achava que a diferença que eu sentia compensava a maior proteção do elemento frontal da lente..

Até o dia que derrubei uma lente no chão e ela quebrou (o corpo, não os vidros).. uma 50mm f/1.8.. com a queda quebrou o anel de foco e pulou uma parte pra cada lado. Como já estava quebrada, por pura curiosidade fui testar como se comportava o elemento frontal. Passei bombril, estilete, bato a ponta de uma faca, a NADA conseguiu fazer um risco perceptível à minha visão.. depois desse dia entendi que essa neura de proteger o elemento frontal não faz tanto sentido porque o coating é muito mais resistente do que se pensa.

Hoje só uso Parassol,.. Filtro só se for o caso de ND ou Polarizador que tem funções mais específicas...
Foi com a EF 50 1.8 II de 300 reais?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #42 Online: 14 de Julho de 2013, 17:00:04
Foi com a EF 50 1.8 II de 300 reais?

sim... nem eu acreditei na resistência do coating, pena que não filmei aqui.... depois que fiz isso desencanei completamente, porque se essa lente barata é desse jeito espera-se que as outras sejam iguais ou melhores..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #43 Online: 14 de Julho de 2013, 17:14:49
Tenta essa aqui

http://www.fg.com.br/


http://salestools.com.br/seguranca_32/mascara-de-solda_639/vidro-protetor-para-mascara-de-solda-frt-10-retangular-agm5010003-2-pecas_1752/
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496294100-lente-vidro-reposico-mascara-solda-ton-101214-kit-10-pcs-_JM

Obrigado pessoal!
Já tenho um norte.

Eu já li algumas indicações em sites estrangeiros de fazer um DIY com esse tipo de vidro mas nunca me animei de tentar.
Mas com esse custo irrisório acho que vou tentar.
Nem que seja para passar raiva e quebrar o vidro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Julho de 2013, 19:46:30
filtros como os polarizadores e nd q filtra um pouco da luz podem prejudicar o foco?

Fiz umas fotos final de semana com um polarizador hoya e perdi algumas foto por causa do foco.

Sempre visualizo as fotos no view nx antes de converter e/ou fazer algum ajuste, e nessas q estava fora de foco selecionei a opção para mostrar o onde estava focado e não aparece o ponto selecionado :/ , nas fotos q esta certo aparece normal.

To em duvida se foi por causa do polarizador pq foi fotos na praia, com sol no final da tarde, era pra fazer tranquilo não?