Autor Tópico: Tabela comparativa: Compactas premium APS-C (+ RX1R)  (Lida 3403 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 11 de Julho de 2013, 22:36:45
Segue abaixo a 3° tabela comparativa, dessa vez com as principais compactas premium da atualidade que usam sensor APS-C, mais a DSC RX1R. Como a Sony não é uma mirrorless achei conveniente colocá-la na lista, apesar do seu sensor (e preço) enormes.



Ps: Como todos os modelos possuem lente fixa, achei interessante não destacar uma "melhor" entre elas.

Link da imagem, em tamanho maior: http://imageshack.us/a/img853/9161/6xqa.jpg


« Última modificação: 11 de Julho de 2013, 22:44:55 por Sunriser »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2013, 08:04:30
só discordo da classificação, hehe. Elas estão BEM além de compactas premium. Eu chamaria de compacta aps-c mesmo.
Mas tá valendo, só acho que o lugar não é a sala de compactas... Mas na ausência de salas para elas (se for colocar na sala das reflex, vão expulsar o tópico de lá), então a gente deixa aqui, só pelo tamanho do corpo.  :D


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2013, 14:32:11
Acho que seria mais proveitoso aos que frequentam a sala se na tabela tivesse também as compactas de sensor aps-c que trocam de lentes mas que já vem com uma lente (do kit). As lentes 18-55mm, 16-50, servem pra maiorias das situações, talvez não sejam tão nítidas quanto as das câmeras comparadas mas por serem mais versáteis, são até mais indicadas pro usuário comum.

Quanto a Sigma da lista, acho até injusto com as outras câmeras, comparar uma câmera com sensor foevon! com as de sensor bayer rsrs é uma comparação injusta. Apesar do tamanho ser o mesmo, as semelhanças param por aí.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2013, 14:35:41
Acho que seria mais proveitoso aos que frequentam a sala se na tabela tivesse também as compactas de sensor aps-c que trocam de lentes mas que já vem com uma lente (do kit). As lentes 18-55mm, 16-50, servem pra maiorias das situações, talvez não sejam tão nítidas quanto as das câmeras comparadas mas por serem mais versáteis, são até mais indicadas pro usuário comum.

Quanto a Sigma da lista, acho até injusto com as outras câmeras, comparar uma câmera com sensor foevon! com as de sensor bayer rsrs é uma comparação injusta. Apesar do tamanho ser o mesmo, as semelhanças param por aí.

é porque essas câmeras são mais bem classificadas como mirrorless, mesmo sendo mirrorless uma classificação bem ampla. eu acho que compacta é um termo que não cabe MESMO pra elas, mesmo tendo corpo compacto.
Mas enfim, tá tudo meio bagunçado mesmo, com tanta novidade surgindo. O que vale é ter acesso facilitado às informações, e essas tabelas são um ótimo atalho para as especificações técnicas das câmeras.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2013, 17:08:16
Toda comparação sempre vai ter algo injusto por causa disso mesmo que a Helena falou, são muitos nichos criados um sobre o outro e, se for para evitar as injustiças, vai ter muita categoria de uma câmera só. E, cá entre nós, o sensor Foveon é bom e tal mas já viram a qualidade em JPEG? Não é lá essas coisas, é no RAW que a diferença fica monstruosa.
« Última modificação: 12 de Julho de 2013, 17:08:38 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2013, 19:29:58
Toda comparação sempre vai ter algo injusto por causa disso mesmo que a Helena falou, são muitos nichos criados um sobre o outro e, se for para evitar as injustiças, vai ter muita categoria de uma câmera só. E, cá entre nós, o sensor Foveon é bom e tal mas já viram a qualidade em JPEG? Não é lá essas coisas, é no RAW que a diferença fica monstruosa.

Verdade...


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2013, 00:08:08
Sou gamado nessa Ricoh!!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2013, 14:06:13
Helena, justamente por causa das lentes fixas, as câmeras da tabela são compactas. A mesma coisa se consegue ter com uma samsung NX 2000 + uma lente fixa 20 ou 30 mm ou uma Sony nex e se for ver, sai muito mais barato...

Quanto ao sensor foveon, acho que não vale nem a pena se considerar a compra de uma câmera com ele, já que além do preço alto, o usuário comum nunca vai usar e nem perceber os benefícios da nitidez extra, se for pra ver as fotos apenas em monitor de computado com os 72dpi padrão, ou mesmo numa impressão maiorzinha.



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2013, 14:13:54
Helena, justamente por causa das lentes fixas, as câmeras da tabela são compactas. A mesma coisa se consegue ter com uma samsung NX 2000 + uma lente fixa 20 ou 30 mm ou uma Sony nex e se for ver, sai muito mais barato...

Quanto ao sensor foveon, acho que não vale nem a pena se considerar a compra de uma câmera com ele, já que além do preço alto, o usuário comum nunca vai usar e nem perceber os benefícios da nitidez extra, se for pra ver as fotos apenas em monitor de computado com os 72dpi padrão, ou mesmo numa impressão maiorzinha.

Então, justamente pelo sensor, elas não entram na classificação de compactas adotada no fórum.
São mirrorless de lentes fixas. Como eu disse, não é o tamanho da câmera que faz ela ser uma compacta, e sim, o tamanho do sensor. Repito, na classificação que adotamos aqui.  :ok:
E repetindo tbém, obviamente não é oficial e nem a correta. Apenas o adotado aqui, que tem funcionado bem.  :ok:


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2013, 14:21:45
Acho que é questão de tempo até as câmeras compactas (em tamanho) terem sensor aps-c. Só um aviso rsrs  :assobi:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2013, 14:30:07
Acho que é questão de tempo até as câmeras compactas (em tamanho) terem sensor aps-c. Só um aviso rsrs  :assobi:

Tomara, hehe. tomara!