Autor Tópico: Compressão de Planos  (Lida 7322 vezes)

André Luis Jacob

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Resposta #15 Online: 13 de Julho de 2013, 02:59:31
Esse efeito não é percebido também em objetivas mais curtas ?

Tirando foto em 18mm e em 55m não percebe-se esse efeito também ?

sim, percebe-se, qualquer mudança de distancia focal esse efeito ótico é notado, lógicamente quanto maior a distancia focal mais se nota esse achatamento de planos, pus em 18mm e 300mm pois sao as distancias focais mais longes uma da outra que tenho aqui em mãos
@jacobfotografiacriativa


Palmeida

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Resposta #16 Online: 13 de Julho de 2013, 06:31:40
 :snack:
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Mr. Hyde

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Resposta #17 Online: 13 de Julho de 2013, 08:50:36
Esse efeito não é percebido também em objetivas mais curtas ?

Tirando foto em 18mm e em 55m não percebe-se esse efeito também ?

Percebe-se... Mas aí é o inverso.
Em 55mm é como se o efeito não houvesse. A separação dos planos é bem próxima daquilo que o olho humano capta e cérebro interpreta.
Em 18mm ocorre expansão de planos. Os planos ficam mais distantes.
Numa certa leitura fica parecendo que há compressão se compararmos de 18mm para 55mm, mas é falsa.
A comparação correta é de 55mm para 18mm e aí a expansão é percebida, ao invés de compressão.
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 08:51:35 por Mr. Hyde »

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Humberto Yoji

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Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2013, 13:40:41

Acho que a maioria aqui sabe disso, mas não custa deixar bem claro: a compressão de planos tem a ver com a distância que estamos do objeto, não é algo inerente à objetivas. A distância muda a perspectiva e comprime ou separa os planos. Um objetiva mais longa te permite ficar mais afastado do objeto, o que causa a compressão de planos. Uma objetiva mais curta permite que você fique mais próximo ao objeto, o que separa os planos.

Essa não é a foto ideal para mostrar isso (possui profundidade de campo muito curta), mas dá pra ter uma ideia. Essa é a imagem original, tirada com uma 35mm:

Uploaded with ImageShack.com


Fazendo um crop apenas da porção mais próxima da câmera, temos uma separação bem grande entre os faróis dos carros:

Uploaded with ImageShack.com


Mas fazendo um crop apenas da porção mais distante da câmera, os planos estão bem comprimidos, e os faróis dos carros ficam bem juntinhos:

Uploaded with ImageShack.com


Só pra deixar claro mesmo, que a compressão não tem a ver com a objetiva utilizada, mas sim com a distância da câmera em relação ao objeto. Na prática meio que dá na mesma, porque ninguém vai tirar foto em 18mm e cropar para ter uma compressão de planos legal, mas acho bacana deixar as coisas bem claras, rsrs...

Muito legal esse tópico, André!!!  :ok:

Abraços
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 13:51:07 por Humberto Teté »


AlexandreS

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Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2013, 14:36:35
Exato, a compressão dos planos diz respeito à distância entre 2 objetos e sua distância para o plano focal. Na realidade, é uma questão de perspectiva

Por exemplo, no caso abaixo


Na primeira foto a lente (uma angular) permitiu um posicionamento bem próximo do objeto. A distância entre o fundo e o objeto é 2x a distância entre o objeto e o plano focal, dando a impressão de que o fundo está ao longe. Na segunda foto foi usada uma tele e para permitir o mesmo enquadramento, e o plano focal teve que ser deslocado para trás. Agora, a distância entre o fundo e o objeto é de 1/3 da distância entre o objeto e o plano focal, dando a impressão de que o fundo está praticamente "colado" ao objeto.

Isso é a base de duas coisas.

Imaginando que o objeto é o nariz, e o fundo são as orelhas, fica claro o porquê de determinadas distâncias focais seram as mais adequadas para retratos - tirando-se claro os usos "artísticos" por assim dizer. Distâncias focais entre 50mm e 135mm fazem com que a perspectiva do rosto seja agradável aos olhos. Closes ou fotos de rosto com lentes mais curtas podem fazer o nariz e testa ficarem proeminentes e as orelhas distantes - típico self-retrato de celular- e closes com lentes muito longas podem fazer com que orelhas e olhos pareçam no mesmo plano, achatando a imagem e "engordando" o rosto.

A segunda, é que muitos usuários usam o zoom das lentes como  um auxiliar do enquadramento, mas não se lembram que alterar o zoom altera a compressão dos planos e toda a dinâmica da foto. Um determinado enquadramento feito de uma distância com uma 35mm gera uma foto totalmente diferente do mesmo enquadramento feito a distância com uma 200mm - e meu exemplo que o Hyde postou lá em cima mostra bem isso. Antes da popularização do zoom, primeiro escolhia-se a distância focal baseado nas características que vc queria impôr à foto. E depois fazia o enquadramento posicionando-se de acordo. Hoje fica-se onde se está e faz o enquadramento com zoom, perdendo-se o controle da perspectiva. Por isso que usar uma lente fixa, ou travar o zoom em apenas uma distância focal, é um belo exercício de fotografia. Experimentem usar uma 35mm (em APS-C), ou então uma zoom travada nesta distância focal, e verão como suas fotos de rua irão ter uma dimensionalidade bem interessante.


« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 14:40:15 por AlexandreS »

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Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
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Soprani

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Resposta #20 Online: 13 de Julho de 2013, 17:16:57
Uma outra caracteristca desta questao esta no fato de que se pode utilizar um fundo menor para a foto. Imagine por exemplo que se pretende fazer uma foto mas o fundo é muito pequeno, utiliza-se por exemplo uma 200 mm e o fundo sera suficiente no quadro, a passo que ao usar uma 50mm deixaria as bordas nao cobertas pelo fundo aparentes.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

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Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2013, 17:18:27
O esquema postado pelo AlexandreS mostra isso com clareza.
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Palmeida

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Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2013, 19:21:43
AlexandreS,

Obrigado por compartilhar o seu conhecimento de forma tão didática. Enriqueceu sobremaneira o tópico.
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isaacwga

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Resposta #23 Online: 13 de Julho de 2013, 23:02:35
AlexandreS,

Obrigado por compartilhar o seu conhecimento de forma tão didática. Enriqueceu sobremaneira o tópico.

Isso mesmo. Tks!  :clap:


cleriston

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Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2013, 09:13:55
Olá galerinha
  Por ignorância minha até pouco tempo eu achava que com o aumento da distância focal o único efeito era aproximação da imagem. Lendo aqui no fórum e lendo o livro "Novo manual de fotografia" descobri o achatamento da imagem.

Fiz alguns testes no qual gostaria de compartilhar com vocês neste tópico..
Nas imagens abaixo posicionei a câmera para base do móvel ficar na parte inferior da foto. Usei uma lente 18-55mm

Vejam as diferenças:

18mm


24mm


35mm


55mm


Abraços


nildes

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Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2013, 09:37:13
 :snack:
Bom esse tópico, hein?


edsrzo

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Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2013, 14:02:07
bela explicação.. :ok:


Claudio Rombauer

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Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2013, 14:08:11
Acho que a maioria aqui sabe disso, mas não custa deixar bem claro: a compressão de planos tem a ver com a distância que estamos do objeto, não é algo inerente à objetivas.

Isso. Não precisa nem de câmera pra ver isso.