Autor Tópico: Como melhorar o uso do foco contínuo (AF-C / AI-Servo)  (Lida 12837 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 11 de Julho de 2013, 23:16:18
Pessoal queria saber de dicas para melhorar minha técnica de focagem e, consequentemente, melhorar o índice de acerto e possibilitar composições melhores quando uso foco contínuo (AF-C na Nikon e AI-Servo na Canon).
Eu, particularmente, tenho um acerto excelente com ponto central e foco simples (AF-S / ONE SHOT) na minha 6D. Tanto que parte do bom resultado que tenho melhorado nas minhas fotos é pelo bom desempenho das minhas objetivas/corpo e pelo melhor domínio da técnica do método mais usado por todos. Contudo, todas as vezes que vou usar foco contínuo (mesmo com o ponto central), apanho muito em ter o mesmo resultado que tenho no "single shot". Além disso, como só uso e confio no ponto central (que é o único cruzado) da minha 6D, não consigo deixar o objeto/pessoa fotografado longe do centro da composição. Para "reenquadrar" o assunto, só com crop mesmo.

No aguardo dos comentários e dicas. Gostaria de saber se outras pessoas também compartilham da mesma dúvida e dificuldade. Desculpem me se for uma dúvida simples mas na iminência de 4.000 posts e 1,5 ano no hobby de fotos com DSLRs ainda estou engatinhando no conhecimento e uso das técnicas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2013, 00:53:32
cara, normalmente eu uso AF-C, só em estudio que gosto de usar AF-S mesmo, ja tentou usar o botao de lock do foco para reenquadrar? Nao sei se entendi bem suas duvidas, mas essa é uma coisa que uso muito, cravo o foco, reenquadro e clicko
@jacobfotografiacriativa


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2013, 06:49:55

cara, normalmente eu uso AF-C, só em estudio que gosto de usar AF-S mesmo, ja tentou usar o botao de lock do foco para reenquadrar? Nao sei se entendi bem suas duvidas, mas essa é uma coisa que uso muito, cravo o foco, reenquadro e clicko
Talvez eu não detalhado no texto mas a questão é quando o objeto/pessoa está em movimento. Além disso, cravar o foco não é contra o principio do foco dinâmico?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2013, 08:23:17
:snack:


Marcullo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2013, 11:05:06
Amigo,

Nao vou esclarecer a sua duvida mas deixar apenas um alerta. Faço isso diversas vezes tb, focar e reenquadrar pode ocasionar erro de focagem devido a movimentação, mesmo que imperceptível aos olhos do objeto. Para grandes planos esta td certo, mas para pessoas eh comum errar. E dependendo da abertura a coisafica triste. O ideal eh usar o ponto central, mas as vezes, eh melhor usar os outro pontos de foco do que perder o momento. Geralmente grandes aberturas ocasionam isso. Aprendi isso na pratica com a cinquentinha...


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2013, 11:22:25
Já experimentou usar o back button focus?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2013, 11:23:23
Já experimentou usar o back button focus?
????
Vou dar uma fuçada para me inteirar mais sobre isso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcullo

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2013, 11:23:44
Já experimentou usar o back button focus?
Para qual sistema? E qual modelo de camera?
No meu caso, acho que eh assim, travo o foco com o disparador, pois uso sempre no manual.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2013, 11:31:55
eu uso todos os pontos de foco, só em situações bem especificas mesmo pra deixar eles de lado e não costuma errar., praticamente a mesma taxa de acerto q o ponto central.

uso quase q 100% do tempo af-c tbm, só quando preciso da luz auxiliar q uso af-s, e mesmo assim uso todos os pontos q da. ( tem uns 4 q a luz aux. não acende).

pra movimento ai complica, se for lateral até acerta alguma coisa, mas se for vindo na direção da câmera por exemplo nunca consegui foco em nenhum modo.

acho q pra movimento a D5100 eh meio lenta, não sei, ou eu q so fraco nesse tipo de assunto, mas se o objeto estiver se afastando ou aproximando da câmera ja era.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2013, 12:14:51
????
Vou dar uma fuçada para me inteirar mais sobre isso.


Rapaz, isso é uma mão na roda para foco contínuo! Basicamente trava-se o foco usando o botão "AF-ON" que fica na parte traseira, no polegar direito, e deixa o botão disparador apenas para tirar a foto, sem fazer foco. Daí você pode deixar o AF-ON constantemente apertado, enquanto vai seguindo o sujeito, e vai só disparando os cliques na hora que quiser. Eu acho que só assim que a gente consegue fazer realmente um foco contínuo.


Não tenho muito como te ajudar, porque sei que os menus da 5D II e da 6D são completamente diferentes, mas é dentro das funções personalizadas, na hora de definir as funções dos botões. Daí você escolhe fazer o foco com o AF-ON e fazer apenas os disparos no botão disparador (sem fazer foco).


É excelente, depois que você se acostumar não vai mais querer voltar a fazer foco no indicador, rsrs. Isso é bem útil também para foco manual, ou para aproveitar de verdade as objetivas "full time manual", ou seja, faz o foco com o polegar, depois ajusta o anel de foco manualmente e aí aperta o disparador, sem o risco dele refocar.


E também é ótimo para focar e recompor, e também para fazer pré-foco. Enfim, é bem joia mesmo, eu só uso assim o tempo todo!  :ok:


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2013, 12:36:06
Humberto, como faz isso na 5d? Tentei aqui mas não consegui  :ponder:
(desculpe a inguirolância... rsrsrs)


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2013, 12:37:17

Rapaz, isso é uma mão na roda para foco contínuo! Basicamente trava-se o foco usando o botão "AF-ON" que fica na parte traseira, no polegar direito, e deixa o botão disparador apenas para tirar a foto, sem fazer foco. Daí você pode deixar o AF-ON constantemente apertado, enquanto vai seguindo o sujeito, e vai só disparando os cliques na hora que quiser. Eu acho que só assim que a gente consegue fazer realmente um foco contínuo.


Não tenho muito como te ajudar, porque sei que os menus da 5D II e da 6D são completamente diferentes, mas é dentro das funções personalizadas, na hora de definir as funções dos botões. Daí você escolhe fazer o foco com o AF-ON e fazer apenas os disparos no botão disparador (sem fazer foco).


É excelente, depois que você se acostumar não vai mais querer voltar a fazer foco no indicador, rsrs. Isso é bem útil também para foco manual, ou para aproveitar de verdade as objetivas "full time manual", ou seja, faz o foco com o polegar, depois ajusta o anel de foco manualmente e aí aperta o disparador, sem o risco dele refocar.


E também é ótimo para focar e recompor, e também para fazer pré-foco. Enfim, é bem joia mesmo, eu só uso assim o tempo todo!  :ok:

Na D90 o AF lock é o mesmo botao do AF-ON, da pra configurar como quiser eu acho, vou dar uma olhada, aparenta ser melhor pra trabalhar mesmo
@jacobfotografiacriativa


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2013, 12:46:01
Humberto, como faz isso na 5d? Tentei aqui mas não consegui  :ponder:
(desculpe a inguirolância... rsrsrs)
Custom Function 04. A página 152 do manual explica melhor.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2013, 12:47:17
Humberto, como faz isso na 5d? Tentei aqui mas não consegui  :ponder:
(desculpe a inguirolância... rsrsrs)


Na 5D não tem o botão "AF-ON", então tem que usar o botão "*", que faz a trava de exposição. Aí é escolher entre foco traseiro ou trava de exposição, mas dá pra deixar a trava no botão disparador (que é como eu faço).


Entra nas funções personalizadas (C.Fn), função 04. Nessa função 04, o que vier antes do "/" é a função do botão disparador, e o que vier depois do "/" é a função do "*". Daí escolhe a opção "1: AE lock/AF".


Na D90 o AF lock é o mesmo botao do AF-ON, da pra configurar como quiser eu acho, vou dar uma olhada, aparenta ser melhor pra trabalhar mesmo
Não conheço a D90, mas o importante aqui é tirar a função de AF do botão disparador, esse é o grande segredo. Deixa ele só para tirar fotos mesmo, daí vai ter toda essa versatilidade.


Abraços


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2013, 12:52:45
Desse jeito q o Humberto falou parece ficar bom, vou tentar tbm  :D