Autor Tópico: [Ajuda] Primeira câmera de filme  (Lida 3020 vezes)

migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Online: 14 de Julho de 2013, 08:44:01
Olá pessoal, sou iniciante tanto na fotografia digital e mais ainda na analógica (na verdade nem iniciei ao menos que conte aquelas máquinas descartáveis rs). Trabalho com uma 5D mark II mas que pertence ao estúdio e pouco posso ter momentos a sós com ela rs. Enfim no momento não vou poder comprar uma digital e estava pensando em investir em uma de filme apenas para fins de estudo.
É uma boa?
Estava de olho em uma canon eos 1000f porém ela tem alguns pontos de fungo mas segundo o vendedor poderia ser removido com facilidade, procede? Ou vocês acham melhor eu procurar outra camera? Existe uma analógica melhor para iniciantes? Ainda sobre a canon eos 1000f qual tipo de filme devo usar e se é de fácil acesso?

Obrigado pela ajuda desde já! Abraço :-)


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2013, 11:53:05
Não recomendo comprar coisas com fungo. Até onde sei, dificilmente se remove completamente o fungo. Ele volta.

Câmeras de filme eu recomendaria mount M42 ou Canon FD, dos quais pra esse último mount tem bastante coisa com um preço bom no eBay e em bom estado. Puxando a brasa pro meu assado, indicaria uma Canon A-1 e a objetiva FDn 50mm f/1.4. Outra que é bem clássica também é a Canon AE-1 Program.

Do lado M42, tem bastante Zenit por aí (no Brasil), mas são câmeras mais simples e é mais raro de encontrar em bom estado.

Esse tópico pode te ajudar também: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87828.0


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2013, 23:19:27
@lestevaos

Obrigado pela ajuda! O que você acha da Fed? Li que era muito complicada e seria uma péssima escolha para iniciantes, procede?
E obre smena? Achei uma câmera bem simples mas de bom grado mas vale?


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2013, 00:37:15
Se vc for usar as lentes da 5D na de filme, opte por uma EOS de filme, como a 1N, 1V, 3, 5... não pegue as EOS 3000, 5000... a não ser que queira corpos leves e mais simples. Pode ser que vc ache um desses corpos de plástico por um preço muito bom, e o seu objetivo seja apenas estudar...

Em todo caso, eu não sou muito fã de cameras eletronicas pois quando dão problemas, o problema costuma virar dor de cabeça (cameras mecanicas costumam ser menos suscetíveis a problemas). Apesar disso, eu tenho uma Nikon N80 que eu uso e gosto, e, é a minha 2a camera de filme eletrônica...

Ah, não compre Zenit não cara... são cameras muito problemáticas.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2013, 00:43:17
@lestevaos

Obrigado pela ajuda! O que você acha da Fed? Li que era muito complicada e seria uma péssima escolha para iniciantes, procede?
E obre smena? Achei uma câmera bem simples mas de bom grado mas vale?

Rapaz, (ou menina, não deu pra entender teu nick, assim como o meu) se eu fosse tu iria nas câmeras mais famosas, pois são mais fáceis de conseguir manutenção caso ocorra algum problema. Indicaria uma Canon AE-1, AE-1 Program ou ainda a melhor dessa série, a A-1. Tenho uma A-1 e não tem defeito.
Objetivas pra ela são baratas e se encontra facilmente.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 00:43:34 por lestevaos »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2013, 00:57:39
Tb tenho vontade de ter uma mecânica... Aí me vem à cabeça a dificuldade de se acertar a exposição e a vontade vai embora   :D
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2013, 00:58:48
Se voce ja tem uma 5D e as lentes, compre uma EOS de filme, pode ser uma rebel qualquer ou uma eos 500N, 3000, 300. São baratas e pegam as mesmas lentes. Não gaste $$$ com camera de filme se não for bem barata.

As Canon FD tipo a AE-1 são otimas mas você nao pode usar as lentes dela na eos.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 01:01:23 por AFShalders »


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2013, 01:48:28
lsd e AFShalders, a 5DII é do trabalho, então imaginei que ele(a) não vai poder pegar as lentes pra uso particular, sendo assim partimos do zero. :)

AE-1 (sem Program) é uma bela câmera. E barata.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 01:49:08 por lestevaos »


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:00:26
Vai de Nikon FM2 com uma 50 1.4, com certeza uma das melhores analógicas :wub:
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:06:18
Tb tenho vontade de ter uma mecânica... Aí me vem à cabeça a dificuldade de se acertar a exposição e a vontade vai embora   :D

Não tenha medo, estude as técnicas antes de clikar, aos poucos vai dominar e aprender a manusear a câmera.  :ok:
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:27:56
Tb tenho vontade de ter uma mecânica... Aí me vem à cabeça a dificuldade de se acertar a exposição e a vontade vai embora   :D
Cara, eu acho que to ficando velho, pois eu uso a DSLR do jeito que eu usava a de filme, no meu pobre entendimento isso é fotografar, é modo M e lentes com foco manual ou AF desligado, raramente uso a prioridade de abertura+AF, geralmente quando é foto de lazer, sei lá e quando uso a Rollei eu uso a regra do sunny16 adaptada aos tropicos... esses dias p/ex eu fui aprender como era o modo P...


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:32:07
Pentax K1000, Olympus OM1... Pura diversão.  :) :) :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:32:12
Cara, eu acho que to ficando velho, pois eu uso a DSLR do jeito que eu usava a de filme, no meu pobre entendimento isso é fotografar, é modo M e lentes com foco manual ou AF desligado, raramente uso a prioridade de abertura+AF, geralmente quando é foto de lazer, sei lá e quando uso a Rollei eu uso a regra do sunny16 adaptada aos tropicos... esses dias p/ex eu fui aprender como era o modo P...

Eu tb usava o modo manual, mas hj prefiro o "A"(abertura) e compensação de exposição. Um dia tomo  vergonha na cara e arrisco uma câmera de filme...
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:44:24
Para comprar câmera analógica, ainda mais com finalidade de estudo / aprendizado em fotografia , eu compraria uma toda manual, uma que use bateria apenas p/ o fotômetro.
Existem câmeras analógicas antigas muito boas por ai ( e isso se traduz em $$$$$ ). Eu não compraria nada caro (acima de R$100,00), exceto se vier com uma lente muito boa. Se for para gastar $$$$$ com uma câmera compre logo uma SLR digital ué !
Não compre NADA ( lente , câmera, filtro ) com fungos ou riscos ( a não ser que o preço seja obscenamente baixo ) e o fungo ( como muitas vezes acontece ) não interfira nas fotos. Para limpar o fungo ( se é que isso é mesmo possível ) precisa uma mão de obra especializada e ai "o molho sai mais caro que o peixe", como se dizia antigamente.
Se gosta de câmera russa ( foi falado em FED , Smena ) comece com uma boa e velha ZENIT 122 ou ZENIT 12XP . Câmeras russas têm suas peculiaridades , tem gente que ama e tem gente que odeia.  Por isso melhor testar antes. Além disso elas costumam vir equipadas com a lendária objetiva Helios 58mm F2, a melhor relação preço / beneficio em matéria de lente fotografica do mundo.
Por último :  se possível vai pensando na máquina digital que vc vai usar no futuro : Canon , Nikkon, Pentax , Sony, etc e comprando sua câmera analógica e  lentes  de acordo com isso.
Se vc optar por canon pode comprar antigas lentes M42 e usar um adaptador simples ( sem vidro ) que permite foco no infinito na sua máquina canon DSLR.
Se vc optar por pentax pode comprar qualquer lente baioneta pentax K antiga e usar diratamente em sua máquina pentax dslr novinha , sem o uso de nenhum adaptador ; ou então usar lentes rosca M42 com um adaptador simples ( sem vidro ) , para alcançar o foco no infinito.
Se usar sistema Nikkon ( é um sistema excelente, mas ... )  ai fica limitado somente às lentes da Nikkon ou com baioneta da Nikkon.
Sony existem adaptadores para lentes antigas, mas não sei como funciona.
Por ex.: Eu tenho uma Pentax K-r e tenho uma máquina analógica  Chinon CM-4 e uso as lentes antigas da Chinon ( com baioneta pentax K ) na minha Pentax K-r sem adaptador e funciona que é uma beleza ! :D
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 21:46:39 por Herik »


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2013, 21:57:21
Se vc quiser uma experiência totalmente diferente da 5D que vc usa no trabalho, te indico uma TLR.
Tem Yashica Mat quase de graça e em ótimo estadO por aí. Quem sabe tu encontra até uma Rolleiflex.

http://www.fotografiaprofissional.org/voce-conhece-as-cameras-tlr/#
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]