Autor Tópico: Backup, qual formato de arquivo escolher?>  (Lida 2572 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Online: 15 de Julho de 2013, 19:48:24
Vi alguns artigos  algum tempo atrás sobre esse assunto, mas por não encontra-los resolvi criar esse novo tópico.

>>Qual a melhor maneira de manter um Backup em um HD externo através do Lightroom, o que vem mais me preocupando é que tipo de arquivo é o melhor, são tantos, RAW DNG TIFF... qual escolher e porque?
Gostaria de ter uma pré-visualização dos arquivos assim como em JPG no Windows (RAW e DNG eu não consigo)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2013, 20:19:13
Qual sua máquina? Tenho Nikon e instalei o plugin para visualizar raw no windows explorer. Muito bom!
D600 - E-M10


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2013, 20:58:32
Nikon D3100.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2013, 21:09:39
Pergunta complexa.

Pessoalmente deixo as melhores fotos em 'raw' mesmo (nef no caso da Nikon)

Alguns colegas convertem para dgn, buscando uma maior compatibilidade  e segurança futura (caso o fabricante resolve descontinuar o suporte ao arquivo).

Os arquivos Tiff só são recomendáveis caso haja algum trabalho de edição na foto, ou trabalhos escaneados. 'Converter para tiff por converter', só vai aumentar consideravelmente o tamanho do arquivo. Além de 'renderizar' a imagem, o que pode causar algumas 'perdas de informações'.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2013, 21:29:18
a maioria das minhas fotos passam por uma pós no Lightroom, sendo que só fotografo em RAW (.NEF no meu caso) acho que como tenho bastante memória (um HD de 2TB) e sempre seleciono muito minhas fotos (não me apego a todas), só tenho 1000 fotos, acho que vale a pena salvar em RAW+JPGE em torno de uns 2mb como visualização e backup de edição.

Mas me pergunto não há como salvar as predefinições do Lightroom junto com o arquivo RAW?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2013, 22:52:18
Vc pode configurar o LR para salvar as edições em arquivos "sidecar" .xmp ao invés de ficarem no catálogo. Assim ao fazer backup dos RAW's os .xmp vão junto e caso dê alguma zica, vc não perde as edições. Apenas informações relativas a cópias virtuais, estas sim ficam apenas no catálogo e se este não tiver backup também, já era...

Eu guardo tudo em RAW e gero JPG's pequenos, que não tem backup, para visualização.

« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 22:53:31 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2013, 22:53:15
No Lightroom o backup automatizado só pode ser feito no momento da importação das fotos.
Ao importar, marque a opção "fazer uma segunda cópia para", escolha a pasta no hd externo.
Esse backup ocorrerá sempre no formato original (CR2, NEF...), mesmo que escolha copiar e converter em DNG. O Lightroom faz o backup em pastas por data da importação.
Esse backup é de segurança, de tudo que foi fotografado, para o caso de você perder os originais, ou apagar uma foto que não devia.
Como é feito na hora da importação, logo depois pode apagar os arquivos do cartão que já terá duas cópias: uma no computador e outra no HD externo.

Depois de importar, converter para DNG (se for o caso), selecionar as fotos, excluir as ruins, tratar as fotos, exportar para jpg, etc..., o adequado é fazer backup para outro hd externo, só de fotos selecionadas. Esse será um backup das fotos finalizadas, diferente do backup anterior.
Também faça backup periódico do catálogo do lightroom, para o caso de corromper ou dar pane/perder dados do Hd do computador.
Eu tenho feito essa rotina descrita acima, adicionando um backup das fotos e catálogo para um serviço de backup online.

No Lightroom, só é possível incorporar os ajustes direto no arquivo RAW, se você converter para DNG. Mas o salvamento não é automático, tem que fazer manualmente. (Metadados > Atualizar metadados e visualiação DNG).

Ah, backup nunca é demais... esta semana um dos HD externo deu pane... não lê mais. Como tenho outros backup nem me preocupei, só tive que comprar outro HD externo.
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2013, 23:03:21
Salvar as alterações nas feitas com o Lightroom?

Não vejo 'vantagem', pois o sistema de catálogo é muito eficiente e não fica atrelado ao arquivo, podendo ser mantido sem qualquer problema. Se deseja evitar que ele fique demasiadamente grande e possivelmente com perda de desempenho, basta criar 'catálogos de backup'.

Pode salvar em arquivos xmp (configurar catálogo-->Metadados). Mas mesmo assim elas não serão observadas por programas de terceiros.... Apenas LR e ACR

Como disse pessoalmente gosto do sistema de catálogo, pois ele é mais flexível. Acho que o xmp seria mais interessante pra quem quer fazer uma edição mais pesada

Mas de fato, já li mas nunca parei pra testei qual dos dois é mais prático e eficiente.
« Última modificação: 15 de Julho de 2013, 23:04:12 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2013, 00:13:04
Acho que não existe sistema certo, errado, ou melhor. Vai do costume de cada um.

Eu gosto de usar os xmp porque assim faço um só backup e garanto que estou levando para o backup cópia das fotos das fotos e dos metadados e das edições - tirando as cópias virtuais como falei lá em cima - nos .xmp. Catálogo faço backup lá de vez em quando, isso claro considerando-se que não sou profissional.

E se quero experimentar alguma versão beta do LR também fica mais fácil. Quando lançaram o LR5 Beta, como eu tinha todas as edições em xmp, bastou importar os arquivos para o LR5 que elas já vieram com todas as edições feitas, tags, etc...

Mas é questão de gosto. Cada um faz da maneira que se sente mais seguro.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460