Autor Tópico: Dúvidas sobre a Canon EOS 300D  (Lida 4433 vezes)

Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 06 de Março de 2005, 15:19:01
Caros amigos,
Tenho interesse em adquirir uma Canon EOS 300D mas estou na dúvida entre comprar apenas o corpo da câmara ou o kit com a lente EF-S 18-55 mm. Preciso da ajuda de vocês. Essa é uma boa lente de entrada? Vale a pena adquirir o kit ou seria melhor escolher uma outra lente? No caso da 2ª opção, qual seria a mais indicada? Em tempo: sou apenas um apaixonado por fotografia, sem muitos conhecimentos técnicos. Essa seria minha primeira câmara digital, bem como a primeira SLR. Um curso de fotografia me espera, para breve...
Espero não aborrecer-lhes com esse tipo de pergunta, acredito já terem respondido a coisas do tipo diversas vezes. Acontece que, mesmo depois de ler os posts aqui do site, bem como os da comunidade Fotografia Digital no Orkut, até agora não consegui me decidir à respeito.
Abraços!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2005, 15:44:11
A lente do Kit é fraca, mas qual é a diferença de preço entre o corpo e o kit, ou seja, quanto voce pagaria pela lente?
Pelo preço, que geralmente é uns 200 reais de diferença, vale a pena.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2005, 16:26:53
Citar
A lente do Kit é fraca, mas qual é a diferença de preço entre o corpo e o kit, ou seja, quanto voce pagaria pela lente?
Pelo preço, que geralmente é uns 200 reais de diferença, vale a pena.
Na B&H a diferença gira em torno de U$ 50.

Abraços!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2005, 18:29:51
Então,  a diferença é pequena, mas fique certo que no futuro voce vai acabar comprando outra melhor e mais cara, claro. Agora, se voce não quiser comprar a do kit, qual o seu orçamento para outra lente, grande-angular ou tele.
« Última modificação: 06 de Março de 2005, 18:31:02 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2005, 22:16:17
Paulo, valeu pela boa vontade.
Claro que futuramente eu pretendo comprar outra lente, uma tele por exemplo. O problema é que agora eu não conheço muito, pretendo me aprofundar um pouco mais nos detalhes técnicos, fazer um curso, adquirir experiência. No momento quero apenas uma lente que me permita tirar boas fotos, utilizar bem os recursos que a câmara proporciona.
Você tem uma câmara dessa, estou enganado? Se for verdade, você tem essa lente a que me referi? Ela possui zoom?
Abraços!
Cláudio Santos


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2005, 16:31:10
Tenho uma 300d, a lente tem zoom e equivale a uma 29-90mm f3,5-5,6 em formato 35mm. Na Photo.net tem um review da camera comparando com outra lente. Uma lente imperdível é a EF 50mm mark II da Canon que custa nova uns 350 reais e é muito boa, mas frágil, toda de plástico.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2005, 11:29:07
Claudio,

Seja bem vindo!

Acredito que a compra da lente do kit, caso voce não tenha dinheiro para investir, até vale a pena. Mas se voce tiver um pouco mais de dinheiro, eu optaria por uma lente melhor. Eu comprei essa semana uma 28-105 USM 3.5-4.5, e fiquei realmente satisfeito.

Eu comprei minha 300D usada com uma lente 35-80mm, que é tão fraca quanto a 18-55.

Então, eu acredito que depende da sua necessidade. Talvez seja até vantagem, se voce estiver trazendo da BH, trazer com uma lente melhor. Se voce for comprar aqui, compre a do kit que é barata e depois invista numa melhor.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2005, 11:30:31
Léo,

Por favor, passe esse tópico para o "arte atrás das lentes", que tem mais a ver com o assunto.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2005, 19:55:09
Pessoal, me desculpem por postar esse tópico no lugar errado. Como podem perceber, realmente sou novato por aqui. Hehehe...
Fernando, por enquanto não tenho grandes pretensões, mas valeu pelas dicas. Vou dar uma pesquisada nessas lentes que você e o Paulo recomendaram.
Abraços!  


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2005, 18:44:47
Citar
Claudio,

Seja bem vindo!

Acredito que a compra da lente do kit, caso voce não tenha dinheiro para investir, até vale a pena. Mas se voce tiver um pouco mais de dinheiro, eu optaria por uma lente melhor. Eu comprei essa semana uma 28-105 USM 3.5-4.5, e fiquei realmente satisfeito.

Eu comprei minha 300D usada com uma lente 35-80mm, que é tão fraca quanto a 18-55.

Então, eu acredito que depende da sua necessidade. Talvez seja até vantagem, se voce estiver trazendo da BH, trazer com uma lente melhor. Se voce for comprar aqui, compre a do kit que é barata e depois invista numa melhor.

Abraço,
Fernando
 :huh:

Concordo e foi o que eu fiz, só tenho a 18-55mm porque minha Rebel peguei usada, mas nada melhor como a 28-105mm USm 3,5-4,5 com baioneta de metal.

Nova ela tá em torno de R$1.000,00, mas susada encontra mais barata.

Caso se interesse por ela posso te dar dicas de quem está desfazendo dessa maravilha de lente.


Abraços,

Takami
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


fcupti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
    • http://www.olhares.com/fcupti
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2005, 20:17:54
Olha, depois de pesquisar bastante acabei optando por uma lente da Tamron, que pelos reviews que eu li tem uma nitidez bem próxima da série de lentes profissionais da Canon (L). Acho que é uma boa opção, e a minha está chegando semana que vem. Estou bastante ansioso para testar.
Se quiser dê uma olhada no que o pessoal que a possui anda falando sobre ela:
Review Tamron
Uma lente que vc também pode considerar mas que é mais cara um pouco é a Canon 28-135 IS. Ela tem a vantagem de ser da própria Canon e ter um auto-focus mais rápido, além de zoom maior. Eu fiquei bem na dúvida entre estas duas.
A lente do Kit vale a pena sim, principalmente por conta da vantagem de ser uma wide com um preço bem baixo. Com um pouco de sorte algumas fotos saem com uma nitidez até legal.
Espero ter ajudado.
Abraços!
« Última modificação: 10 de Março de 2005, 20:19:37 por fcupti »


Claudio Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2005, 22:59:36
Então, pessoal, deixa ver se entendi: vocês querem dizer que essa lente 18-55 mm não dá nem pra saída? Hehehehe...
Que se eu tiver grana pra investir numa melhor, como essas que sugeriram, substituirá perfeitamente a lente do kit e ainda com vantagens adicionais?
Abraços!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2005, 11:17:15
Claudio,

É isso mesmo!

Eu acredito que você pode ter a lente, não há nada errado nisso e talvez seja mais fácil vender o corpo no futuro com essa lente. Mas se voce tem uma 28-105mm, voce usará muito pouco (no meu caso que tenho uma 35-80, eu aposentei ela).

Tudo é questão do seu orçamento!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2005, 11:54:26
Gente, dá uma olhada no que este cara faz com a lente do kit da Rebel e uma compacta digital.
Robert Mekis
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2005, 12:12:02
Citar
Gente, dá uma olhada no que este cara faz com a lente do kit da Rebel e uma compacta digital.
Robert Mekis
Primeiro que essas fotos tem um pós processo violentíssimo.
Totalmente retocadas.
Segundo que imagina o que ele teria feito com uma lente melhorzinha?
Afinal nem Sharpness a 18-55 tem. :)
Por fim só te digo uma coisa... Onde estão as texturas? As fotos estão bonitas pelo pós processo e cores vivas, mas totalmente sem texturas.



Nessa por exemplo até parece que o asfalto é liso.
« Última modificação: 11 de Março de 2005, 12:15:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.