Autor Tópico: Filtro quebrado, câmera sem cor.  (Lida 1407 vezes)

Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Online: 15 de Julho de 2013, 22:59:00
As fotos de minha compacta Samsung passaram a apresentar manchas que pareciam sujeira no interior da lente ou do sensor. Como a câmera é barata e bem fraquinha, resolvi eu mesmo investigar o problema. Se desse m..., o prejuízo seria pequeno. Aberta a câmera, notei que uma minúscula lâmina transparente (provavelmente um filtro) localizada entre a lente e o sensor estava rachada. Ao tocá-la, ela simplesmente desintegrou-se. Paciência. Tirei a sujeira e remontei a câmera. Funcionou! Mas agora as imagens aparecem cor-de-rosa. Nada de outras cores. Para minha sorte, a câmera fotografa em preto e branco. E, incrível!, sem aquela espécie de filtro, as imagens parecem mais nítidas, o que tem todo o sentido, afinal, é um elemento a menos para bloquear a luz. Enfim, gostei do resultado em P&B. O que eu gostaria de saber é se aquela lâmina quebrada era o famoso filtro de Bayer. Se não, o que era aquilo? Low-pass? Alguém sabe?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2013, 08:02:53
poderia ter registrado esse processo, seja com câmera de celular ou câmera emprestada, hehe.
Adoraria ver as entranhas de uma compactazinha.  :D
Não tenho a sua resposta, de qualquer forma, escrevendo eu marco o tópico e acompanho tbém, pois fiquei curiosa.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2013, 11:11:09
poderia ter registrado esse processo, seja com câmera de celular ou câmera emprestada, hehe.
Adoraria ver as entranhas de uma compactazinha.  :D
Não tenho a sua resposta, de qualquer forma, escrevendo eu marco o tópico e acompanho tbém, pois fiquei curiosa.

X2


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2013, 12:46:57
Legal isso viu! Vc removeu o filtro anti-aliasing. Se era colorido de magenta, servia pra ajudar a configurar o WB. Ganhou uma câmera P&B! Que louco, nunca tinha visto,

Parabéns!

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2013, 21:26:58
Helena, na próxima vez eu registro tudo e posto aqui. Como peguei gosto pela coisa, haverá próxima vez...


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2013, 21:49:11
RSalles, então foi o filtro anti-aliasing. Obrigado pela informação. Era isso o que eu queria saber. Eu já imaginava que fosse um filtro, só não sabia qual. Quem diria: uma Samsung de 200 reais virou uma câmera "tipo" Leica M Monochrom de 8 mil dólares...



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 22:12:37
Helena, na próxima vez eu registro tudo e posto aqui. Como peguei gosto pela coisa, haverá próxima vez...

 :ok:

RSalles, então foi o filtro anti-aliasing. Obrigado pela informação. Era isso o que eu queria saber. Eu já imaginava que fosse um filtro, só não sabia qual. Quem diria: uma Samsung de 200 reais virou uma câmera "tipo" Leica M Monochrom de 8 mil dólares...



 :hysterical: :hysterical: