Autor Tópico: Panasonic FZ200 ou Fujifilm HS 50 EXR?  (Lida 6637 vezes)

andrespohr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 16 de Julho de 2013, 11:47:25
Olá pessoal do fórum, a algum tempo venho acompanhando as postagens sobre Ultra Zooms para poder escolher minha câmera.. Entre as inúmeras opções escolhi a Panasonic FZ200 especialmente pela sua principal característica (f/2.8 constante) e por ter LCD multi-ângulo e fazer gravações em vídeo com alta taxa de frames (para efeito Slow Motion) e também boa taxa de disparos contínuos (Acredito ser 12FPS) entre outras características (Dentre elas ser considerada por muitos como a melhor UZ atual).

Mas a pouco tempo "descobri" a Fujifilm SX 50 EXR que em sua grande maioria possui características iguais ou semelhantes a FZ200, mais o que mais  me agradou mesmo foi principalmente por outra característica que eu estava procurando, o zoom manual pelos anéis na lente como em DSLRs (Zoom e Foco) pois experimentei a SX20 (Ou SX30 não lembro exatamente o modelo) em uma loja e adorei.

Ai que fica a minha duvida, entre a qualidade das duas maquinas qual levaria a melhor na opinião de vocês...
Confesso que tenho uma leve tendência a Fuji SX 50 pelo fato do zoom manual mais estou disposto a "sacrificar essa função" caso a qualidade geral da câmera não se compare a Panasonic FZ200. E ai pessoal, o que vocês me indicam?

Pesquisei valores das duas câmeras e encontrei praticamente os mesmos valores em lojas confiáveis em Ciudad del Este, em torno de US$ 460,00 e US$ 500,00 o que estaria dentro do meu orçamento.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2013, 12:54:59
Eu iria na panasonic. A marca tem mais tradição na categoria (não que isso queira literalmente dizer que é melhor que esta fuji especificamente, mas pra mim já é um bom começo), a abertura de 2.8 constante vai ajudar bastante pra fotos em locais fechados ou motivos muito rápidos, lente leica, o vídeo dela eu sei que é muito bom, estabilizador dos melhores... Confesso que essa nova fuji acabei não dando a devida atenção pra ela (por falta de tempo/interesse mesmo), e por hora, a panasonic seria a minha escolha pessoal. Por outro lado, já vi um ou dois outros usuários daqui tecendo bons comentários sobre esta nova fuji. Enfim, acho que só compliquei mais a tua decisão. Foi mal ae  :doh:
Abraço

Ah, lendo de novo vi que tu gostou muito do anel de foco/zoom, isso é uma coisa que pode pesar mesmo. Acredito que em termos de qualidade de imagem não vai haver uma enorme discrepância entre uma e outra, a comparação já seria diferente se comparada com uma t3 por exemplo que acaba saindo o mesmo preço delas, tem anel de foco/zoom, qualidade infinitamente maior, mas com o sacrifício do zoom. Ok, novamente não cheguei a ponto algum.
Boa sorte na escolha amigo
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 12:58:59 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2013, 13:09:46
Respondendo a pergunta inicial, particularmente, iria de Panasonic, basicamente pelos mesmos motivos que o Fernandez citou.

Agora fugindo um pouco e aumentando a sua dúvida, caso qualidade de imagem seja um fator prioritário se comparado a necessidade de um zoom tão grande, pensaria numa compacta premium ou até numa DSLR.

É possível pegar uma Panasonic LX7 ou Canon G15, ambas com sensor 1/1.7" (que é cerca de 50% maior em área que o dessas superzoom e da maioria das compactas) e lentes claríssimas, aliado a portabilidade (cabem no bolso), por cerca de 400~450 dólares por lá. Sobraria troco no seu orçamento. Ou ainda, já que está disposto a comprar uma câmera maiorzinha, a própria Canon G1X com um baita sensor, controles manuais etc, ficaria ainda nessa faixa de até 500 dólares.

No campo das DSLR, caso queira se aprofundar mais, comprar umas lentes e brincar bastante, conseguiria uma Nikon D3200 ou Canon T3i próximas dessa faixa.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


andrespohr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2013, 14:36:36
Eu iria na panasonic. A marca tem mais tradição na categoria (não que isso queira literalmente dizer que é melhor que esta fuji especificamente, mas pra mim já é um bom começo), a abertura de 2.8 constante vai ajudar bastante pra fotos em locais fechados ou motivos muito rápidos, lente leica, o vídeo dela eu sei que é muito bom, estabilizador dos melhores... Confesso que essa nova fuji acabei não dando a devida atenção pra ela (por falta de tempo/interesse mesmo), e por hora, a panasonic seria a minha escolha pessoal. Por outro lado, já vi um ou dois outros usuários daqui tecendo bons comentários sobre esta nova fuji. Enfim, acho que só compliquei mais a tua decisão. Foi mal ae  :doh:
Abraço

Ah, lendo de novo vi que tu gostou muito do anel de foco/zoom, isso é uma coisa que pode pesar mesmo. Acredito que em termos de qualidade de imagem não vai haver uma enorme discrepância entre uma e outra, a comparação já seria diferente se comparada com uma t3 por exemplo que acaba saindo o mesmo preço delas, tem anel de foco/zoom, qualidade infinitamente maior, mas com o sacrifício do zoom. Ok, novamente não cheguei a ponto algum.
Boa sorte na escolha amigo

hehehe, valeu pela ajuda, gostei muito do tal do anel da Fuji, mais ainda não sei se compensa levando em conta as outras características da Panasonic... Vou continuar minha pesquisa da câmera ideal pro meu momento!  :ok:

Respondendo a pergunta inicial, particularmente, iria de Panasonic, basicamente pelos mesmos motivos que o Fernandez citou.

Agora fugindo um pouco e aumentando a sua dúvida, caso qualidade de imagem seja um fator prioritário se comparado a necessidade de um zoom tão grande, pensaria numa compacta premium ou até numa DSLR.

É possível pegar uma Panasonic LX7 ou Canon G15, ambas com sensor 1/1.7" (que é cerca de 50% maior em área que o dessas superzoom e da maioria das compactas) e lentes claríssimas, aliado a portabilidade (cabem no bolso), por cerca de 400~450 dólares por lá. Sobraria troco no seu orçamento. Ou ainda, já que está disposto a comprar uma câmera maiorzinha, a própria Canon G1X com um baita sensor, controles manuais etc, ficaria ainda nessa faixa de até 500 dólares.

No campo das DSLR, caso queira se aprofundar mais, comprar umas lentes e brincar bastante, conseguiria uma Nikon D3200 ou Canon T3i próximas dessa faixa.

Vlw pelo comentário, Realmente preferiria um DSLR do que um UZ, porém não tem dinheiro pra investir em lentes, por mais que gostaria muito.. Quanto a estas compactas premium vou dar uma boa pesquisada sobre os modelos mencionados, mais confeso minha "quedinha" pelos grandes fatores de zoom que as UZs oferecem...
Bem, vou dar mais uma pesquisada e se tiver alguma duvida volta a postar aqui.. :D


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2013, 15:06:40
Só pra meter mais lenha na fogueira...

A lente do kit te dá muito pano pra manga, não é necessário adquirir outras pra ter ótimos resultados. E outra, se zoom é importante, mais pra frente pode pegar uma 55-250, na casa dos 600,00. Assim, teria a melhor qualidade de imagem com um bom alcance. E outra, tem lentes excelentes por 300,00 como a 50mm 1.8.
Bom, falei tudo isso só pq eu quando comecei a me interessar pelo assunto queria também um zoom absurdo acima de tudo, aí fui estudando, estudando, e pro MEU uso, vi que a qualidade seria MUITO mais importante, aí comprei uma compacta premium top de linha (rx100) e mesmo assim em 2 meses senti necessidade de uma dslr. É bom antes só pensar bem aonde pretende chegar, e se achar mesmo que uma superzoom vai te atender plenamente, toca ficha nessa fz200 que é uma baita câmera ;)

Abração
Tecpix + motorola do guga


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2013, 15:17:58
Complementando as respostas dos colegas com um relato pessoal.

Ano passado estava empolgado com estas SZ, tanto que comprei uma Canon SX40. Porém com o tempo percebi que na maioria de minhas fotos não necessitam de tanto zoom e que também são fotos em locais com pouca luz, ou seja, uma câmera com sensor maior seria mais útil.
O que quero dizer é: pense bem se você irá utilizar todo este zoom que deseja (muito zoom necessita pulsos muito firmes ou tripé) e quais serão as condições de luminosidade.

ABS
César L. T.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 17:38:52
As principais vantagens da FZ200 são a abertura f2.8 em todo o range e o sensor de 12MP. Já a principal característica da Fuji é a sua ergonoma (maior e mais pesada) e o zoom manual (para mim, isso faz bastante diferença). No mais, a HS50 parece ter uma qualidade de imagem levemente melhor que a Lumix em ISO baixo, porém em ISO alto (acima de 800) a Lumix ganha.

Tem que ver se você precisa do tanto de zoom que essas máquinas proporcionam, porque uma DSLR de entrada pode ser um pouco mais cara, mas oferece muito mais qualidade de imagem.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2013, 20:34:45
Se garimpar bem pelos classificados, volta e meia surge uma t3i por uns 1300,00 mais ou menos
Tecpix + motorola do guga


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2013, 20:45:08
Bom, a Fuji HS50 é uma ótima SZ !
A Pana FZ200 é uma das melhores.

Eu iria de HS50...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


andrespohr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2013, 17:49:09
O que acham da Samsung EX-NX1000?
Encontro ela a partir de US$ 328,00 no Paraguai..
E a pouco encontrei por 799,00 Dilmas com nota...
O que acham?
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 18:19:23 por andrespohr »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2013, 18:17:01
Sistema diferente, é uma Mirrorless, com lentes intercambiáveis e sensor CMOS maior que as compactas comuns e maior que essas SZ.

Claro que a qualidade é superior ! ;)

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2013, 20:09:22
Mas acho que se vai pra esse lado, melhor pensar na nex f3, mais fácil de achar lentes e acessórios
Tecpix + motorola do guga


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2013, 20:59:15
Sem falar que a NEX F3 também vive aparecendo em promoções por 800~900 reais no Brasil.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2013, 22:40:24
Agora tem a Panasonic FZ70 pra fundir a cuca de vocês: http://www.foto-facil.com/2013/07/panasonic-fz70-assombra-com-60x-de-zoom.html
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


andrespohr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2013, 23:13:50
Oooow duvida cruel, preciso de uma câmera para uma viagem daqui a alguns dias para o nordeste e pelo que tenho lido em reviews e indicações estou entre a Pana FZ200 e a Sony NEX F3, ambas beeem diferentes entre si, porém por ainda não ter tido nenhuma câmera na categoria das duas não sei se prefiro o Zoom com a abertura f2.8 ou a NEX F3 pela qualidade de imagem.
Então, para vocês o que seria melhor?

Outra duvida é sobre a NEX, vi que a lente 18-55 que acompanha a NEX F3 tem abertura f/3.5-5.6, com essa abertura nesta câmera consigo facilmente efeito "bokeh" (acho que é esse o nome do efeito do fundo desfocado)?