Autor Tópico: A lente 18-55mm que acompanha a T3i tem foco manual?  (Lida 1154 vezes)

AnnieWinchester

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 16 de Julho de 2013, 14:46:09
Bom... Várias pessoas me indicaram a Canon T3i para eu começar a fotografar, mas surgiu uma duvida, que pode ser um tanto quanto boba, pois acredito que todas as lentes das DSLR tenham foco manual (ou não, rs).
Esses dias peguei uma emprestada para "testar" e não sei por que, não consegui usar o foco manual, verifiquei algumas configurações, mas mesmo assim, nem se quer achei o anel do foco... Sou super iniciante no assunto e conheço somente o básico mais básico, rs. Enfim, minha dúvida é: A lente 18-55mm que vem no kit da Canon T3i, tem foco manual?

Espero que possam esclarecer minha dúvida.
Obrigada ^^


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.230
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2013, 14:48:57
Tem que pelo menos folhear o manual, não precisa nem ler. Logo no começo tem as ilustrações de onde ficam os botões de foto e tudo mais.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.319
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2013, 14:53:02
Bom dia Annie  :D
No início é assim mesmo, dúvidas e mais dúvidas... Mas o que tu não achar pelo google e nem no manual pode perguntar por aqui que geralmente tem algumas almas caridosas por aqui ;)
Sobre a tua questão, sim, ela tem foco manual, o que algumas não possuem é foco automático (o que encarece a lente), mas a que vem no kit (18-55) tem tanto automático como manual.
Já que está disposta a entrar neste mundo, sugiro fortemente que tu assistas alguns vídeos de fotografia básica pelo youtube mesmo, vai aprender MUITA coisa. Tem um canal do tal de Sit Kong Sang, particularmente eu acho a metodologia dele chata, mas ele manja muito conceito, técnica, recomendo pra qualquer iniciante que tenha um pouco de paciência, hehe
Enfim, acabei me passando da tua questão, mas acho que essa dica nunca é demais se tem realmente interesse em aprender.
Ah, e seja bem-vinda
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, 14:53:44 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • Canon
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2013, 14:58:11
Annie, pelo visto você ainda não comprou né...
Mas respondendo a sua pergunta, sim. Ela tem foco manual. É uma chave na própria lente (AF/MF), na parte de baixo da foto. A outra chave, mais abaixo, é do estabilizador da lente. O anel de foco está à esquerda (a parte mais fina, depois dos escritos "Image Stabilizer")



A t3i é uma ótima aquisição pra quem está começando.
Abraço :ok:


AnnieWinchester

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2013, 15:47:17
Fernandez, obrigada pelas dicas. Esse mês finalmente vou poder comprar a minha hahah

Andrei Gomes, pois é, ainda não.
A foto ajudou bastante, não sei porque não consegui mexer no anel do foco, a lente era igualzinha essa...

Obrigada gente! *-*







btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2013, 16:14:42
Fernandez, obrigada pelas dicas. Esse mês finalmente vou poder comprar a minha hahah

Andrei Gomes, pois é, ainda não.
A foto ajudou bastante, não sei porque não consegui mexer no anel do foco, a lente era igualzinha essa...

Obrigada gente! *-*

cuidado pois se a canon for como a nikon, quando o foco esta em automático, salvo algumas exceções, o foco eh travado, e solta apenas se voce setar a chave pra M, pois se forçar o foco ele estando em automático pode até quebrar a lente.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 16:21:18
cuidado pois se a canon for como a nikon, quando o foco esta em automático, salvo algumas exceções, o foco eh travado, e solta apenas se voce setar a chave pra M, pois se forçar o foco ele estando em automático pode até quebrar a lente.

Exato, nas lentes mais simples não é possível mexer no anel de foco se a chave está em Foco Automático, podendo causar danos se vc forçar.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.319
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2013, 18:59:32
cuidado pois se a canon for como a nikon, quando o foco esta em automático, salvo algumas exceções, o foco eh travado, e solta apenas se voce setar a chave pra M, pois se forçar o foco ele estando em automático pode até quebrar a lente.

Muito bem lembrado...
Tecpix + motorola do guga


AnnieWinchester

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2013, 17:39:39
Acho que foi isso mesmo que aconteceu... Não conseguia virar a lente, e não prestei atenção na chave rs