Autor Tópico: Restauração de uma Brasilmatic - clone da Kodak Brownie  (Lida 2722 vezes)

paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Online: 16 de Julho de 2013, 19:29:14
Olá amigos

Comecei a restaurar uma Brasilmatic, câmera produzida pela empresa Fotobras, de Curitiba/PR. A câmera está funcionando adequadamente, porém está com bastante oxidação sob o revestimento. Outro problema é a lente de um dos viewfinders que se soltou devido a oxidação do suporte interno.
A ideia é desmontar toda a máquina, eliminar a oxidação, refazer o suporte da lente do viewfinder, pintar o corpo da câmera e refazer o revestimento.
Como é uma câmera praticamente sem valor para coleção, mesmo quando totalmente original e sabendo que o restauro irá tirar ainda mais valor da mesma, decidi por mudar bastante o visual dela, com uma pintura provavelmente em cor branca e revestimento de courino vermelho. E ela será utilizada em fotografia experimental (a tal da lomografia, hehe).
A placa frontal será preservada da melhor maneira possível, talvez com uma camada de verniz incolor para proteção.
Estou fazendo todo o procedimento unicamente com as mãos, mesmo a parte do lixamento, para não correr o menor risco de danificar qualquer parte da câmera. Deste modo, o trabalho irá demorar um bocado.
Bem, estou fotografando todas as etapas, o mais detalhadamente possível. Colocarei aqui algumas fotos dos passos principais, e se houver interesse a sequência completa pode ser acessada no endereço http://www.flickr.com/photos/34764628@N02/sets/72157634617646681/
Como eu disse acima, o trabalho apenas começou. A medida que for avançando vou atualizando o álbum e aviso aqui.
























Grande abraço!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2013, 20:25:27
Que legal Paulo! Avisa sim que gosto de acompanhar essas "travessuras". Se bem que nem em sonho eu faria... rsrsrs

Abraço


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2013, 12:11:33
Mais uma "pegada" na Brasilmatic. Terminei de lixar e dei duas mãos de tinta. Ainda vou dar uns retoques, principalmente nas áreas da borda da fita crepe que usei para proteger o que não deveria ser pintado. Como sou um pouco exagerado acabou que estas áreas não receberam a tinta como deviam. Mas é só retocar com um pincel fino.
Depois ficará faltando apenas refazer a forração.
Fotos:









paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2013, 00:05:06
Finalizando. Para colar o courino utilizei cola para PVC, seguindo recomendações que encontrei em pesquisas na net. Porém esta cola reagiu com a tinta automotiva que eu havia utilizado para pintar a câmera, tornando o processo um tanto quanto "tenso". Mas no final acabou dando certo.













Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2013, 19:00:37
Que capricho! Ficou muito bom hein  :clap:


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2013, 19:58:05
Muito obrigado Alexandre! Uma pena que as fotos não ficaram muito boas. Para estes dias deve estar chegando a minha NEX e vou fotografar novamente a Brasilmatic. E usando uma iluminação melhor (sem falar no enquadramento...)
Espero que fique melhor... :assobi: