Autor Tópico: Como vocês realizam o backup dos arquivos de vocês?  (Lida 10284 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Julho de 2013, 12:12:49
Porque você manda a cópia do álbum?
Em relação as fotos em alta acho que a maioria manda né não? Pelo menos eu também mando

Ah, velho... Não tenho um "porque" exato...

Sempre gostei de dar as fotos do álbum em alta, já tratadas, etc...
Aí um pediu as lâminas, gravei, outro pediu, eu gravei, e não ví problema...
No meu contrato consta "Entragas das fotos do álbum em alta resolução", as lâminas ponho meio "na cortesia"
Tem gente que  até prefere, por exemplo, postar no face as montagens prontas no lugar daquele monte de foto...
Vai de cada um!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 17 de Julho de 2013, 12:16:56
Eu tenho um HD externo com entrada para cartões de memória, que uso para fazer backup no local, assim que acaba o evento. Então já tenho 2 cópias, nos cartões e no HD (RAW+JPEG), que mantenho em locais separados até chegar em casa (HD na mochila e cartões no bolso da camisa). Chegando em casa, descarrego as fotos no computador mas não apago do HD externo. Assim que termino de tratar, jogo em outro HD externo, esse um normal, de 1TB, e aí fico com as cópias tanto no computador como no HD externo normal. E só aí eu apago do HD com entrada para cartões.

Mas isso falando de trabalhos, e tal, se for só por hobby acho que um bom HD de 1 ou 2TB já dá conta do recado.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #17 Online: 17 de Julho de 2013, 12:18:37
Ah, velho... Não tenho um "porque" exato...

Sempre gostei de dar as fotos do álbum em alta, já tratadas, etc...
Aí um pediu as lâminas, gravei, outro pediu, eu gravei, e não ví problema...
No meu contrato consta "Entragas das fotos do álbum em alta resolução", as lâminas ponho meio "na cortesia"
Tem gente que  até prefere, por exemplo, postar no face as montagens prontas no lugar daquele monte de foto...
Vai de cada um!

Entendi...
Realmente é uma boa pôr como cortesia.
Em relação à postar as lâminas comigo raramente vou postar pq dificilmente algum cliente quer o album :(
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 17 de Julho de 2013, 12:41:01
Aproveitando...

Você entrega uma cópia em jpg do álbum diagramado também?

Entrego sim, acho mais seguro deixar na mão dele, se um dia ele tiver algum problema no álbum e quiser fazer outro fica mais fácil.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2013, 12:46:27
Eu tenho um HD externo com entrada para cartões de memória, que uso para fazer backup no local, assim que acaba o evento. Então já tenho 2 cópias, nos cartões e no HD (RAW+JPEG), que mantenho em locais separados até chegar em casa (HD na mochila e cartões no bolso da camisa). Chegando em casa, descarrego as fotos no computador mas não apago do HD externo. Assim que termino de tratar, jogo em outro HD externo, esse um normal, de 1TB, e aí fico com as cópias tanto no computador como no HD externo normal. E só aí eu apago do HD com entrada para cartões.

Mas isso falando de trabalhos, e tal, se for só por hobby acho que um bom HD de 1 ou 2TB já dá conta do recado.

Essa de copiar pro HD é boa hein...

Eu geralmente uso um netbook pra fazer isso, com fotos de freelances, mas nunca tinha pensado em descarregar minhas proprias fotos.
O transporte dos cartões faço como você, deixo num bolso...



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Julho de 2013, 12:48:24
Entendi...
Realmente é uma boa pôr como cortesia.
Em relação à postar as lâminas comigo raramente vou postar pq dificilmente algum cliente quer o album :(
Pois é!

O cara chega pra buscar o álbum e o CD com as fotos, aí eu mando:

"Então, fulano, gravei tbm as montagens do álbum pra vc!"

''Nossa, Mike, que bacana, obrigado!"


Com uma atitude besta, ganhei mais uns pontinhos com os clientes, hehehehehe
 :D :D :D :D


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2013, 12:53:12
Uma dica importante: o Time Machine não exige o  Time Capsule da Apple, você pode usar qualquer HD externo para isso. Eu mesmo uso um Samsung USB 3.0 (mais velocidade) para isso. O que não sei responder agora de cabeça é se é necessário ou não reformatar o HD no padrão de arquivos do Mac OS (eu formatei o meu de qq jeito).
O Time Capsule é bonito e prático, mas custa os zóio da cara + 1/2 rim  :)

Abraços

Cássio

Muito bom saber disso! O Time Capsule é meio carinho mesmo, acho que comprando um bom HD externo, já dá conta do recado. Muito obrigada pela dica!  :ok:


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2013, 12:55:05
Eu tenho um HD externo com entrada para cartões de memória, que uso para fazer backup no local, assim que acaba o evento.

Me senti muito leiga agora, por nunca ter visto um HD desses com entrada para cartão de memória, bem interessante.


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2013, 13:21:02
Nem faço backup, mas tenho que começar a fazer.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2013, 13:34:45
Em relação à postar as lâminas comigo raramente vou postar pq dificilmente algum cliente quer o album :(

Somos 2! Raramente algum cliente meu pede álbum...


Me senti muito leiga agora, por nunca ter visto um HD desses com entrada para cartão de memória, bem interessante.
Pouca gente conhece, na verdade eu nunca vi ninguém usando um desses... O meu é esse daqui: http://www.bhphotovideo.com/c/product/887229-REG/Sanho_shdcsudma2160_160GB_HyperDrive_COLORSPACE_UDMA2.html

Mas tem muitos outros modelos de outras marcas: http://www.bhphotovideo.com/c/buy/Portable-Data-Storage/ci/3369/N/4083163867

Os melhores (e mais caros) acho que eram os da Epson, mas parece que foram descontinuados. E tem até uns da Canon, bem caros também: http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/Media_Storage_Devices/


Edu Chedid

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 17 de Julho de 2013, 15:16:36
Também deixo em HD externo. No começo tinha um pouco de tudo. Agora priorizo as pastas com fotos em RAW.
Tem um tempo que estou considerando mudar para algo mais seguro. Questão bem levantada essa!
Abraços


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #26 Online: 17 de Julho de 2013, 15:41:19
 :snack: Acompanhando... :snack:


Atualmente, mantenho as  cópias em  2 HD's externos e guardo as tratadas e os jpegs no PC. Alguém utiliza algum software para rlz o back up, ou faz manualmente?
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 15:42:27 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #27 Online: 17 de Julho de 2013, 17:12:53
Somos 2! Raramente algum cliente meu pede álbum...

Pouca gente conhece, na verdade eu nunca vi ninguém usando um desses... O meu é esse daqui: http://www.bhphotovideo.com/c/product/887229-REG/Sanho_shdcsudma2160_160GB_HyperDrive_COLORSPACE_UDMA2.html

Mas tem muitos outros modelos de outras marcas: http://www.bhphotovideo.com/c/buy/Portable-Data-Storage/ci/3369/N/4083163867

Os melhores (e mais caros) acho que eram os da Epson, mas parece que foram descontinuados. E tem até uns da Canon, bem caros também: http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/Media_Storage_Devices/

Se quiser:

http://dx.com/p/2-0-inch-lcd-hard-disk-portable-media-player-2-5-inch-ide-hdd-pmp-9189

compre um HD de 500GB e bota nesse case e faz a mesma coisa.

Abs
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 17 de Julho de 2013, 19:45:11
Entrego sim, acho mais seguro deixar na mão dele, se um dia ele tiver algum problema no álbum e quiser fazer outro fica mais fácil.

Valeu  :ok:



charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Julho de 2013, 22:29:49
Uso um nas seagate blackarmor, com 4 hd's de 3 tb cada, com disco espelhados.

Faço cópia dos arquivos dos cartões para o pc, e direto do pc para o nas.

Já faço edição direto no nas, pra se caso aconteça alguma coisa com o pc, os arquivos já editados estarão a salvo.