Autor Tópico: Como vocês realizam o backup dos arquivos de vocês?  (Lida 10276 vezes)

wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Julho de 2013, 08:38:58
Tenho a fotografia como hobby.

Descarregos as fotos (RAW) no PC, copio no HD externo (RAW e JPG) e faço uma outra cópia num outro HD externo que deixo na empresa (pode ser na casa da mãe, sogra), nunca deixe os backup no mesmo local.
SBC - SP   FLICKR


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 18 de Julho de 2013, 09:59:15
Meu "acervo" é bem grande, não so em fotos mas também em desenvolvimento de software, mas isso não importa.
Aqui, tenho backup duplo. Tudo que for necessário ter um backup é copiado para um HD externo diariamente, e então replicado para um segundo HD. Isso é feito através de scripts automáticos. O segundo HD externo é guardado em local diferente. Backup a sério nunca é guardado no mesmo local.

No Linux, uso o rsync e no Mac, um programinha legal chamado Smart Backup.
Não trabalho mais diretamente em computadores com windows, mas um que é ótimo é o Cobian Backup. Se achar complicado, tem o Sync Toy da Microsoft.


JulianaB.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #32 Online: 18 de Julho de 2013, 11:56:53
Mas e a tal da nuvem? Não presta? Ninguém usa?


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #33 Online: 18 de Julho de 2013, 12:03:53
Mas e a tal da nuvem? Não presta? Ninguém usa?

Tem o Dropbox, pra mim é o melhor...
Eu to com 25,75 Gb disponiveis mas tem como chamar mais gente e ganhar mais espaco...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 18 de Julho de 2013, 12:17:06
Mas e a tal da nuvem? Não presta? Ninguém usa?

Eu nao uso. Não posso dar a bobeira de eventualmente não ter acesso a internet quando mais precisar, fora que nuvem é LENTO.


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #35 Online: 18 de Julho de 2013, 12:22:16
Tem o Dropbox, pra mim é o melhor...
Eu to com 25,75 Gb disponiveis mas tem como chamar mais gente e ganhar mais espaco...

E já leu as garantias de dados no contrato que você aceitou ao criar sua conta ? Armazenamento na nuvem também pode parar, perder dados, etc, etc, etc......


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #36 Online: 18 de Julho de 2013, 12:53:29
E já leu as garantias de dados no contrato que você aceitou ao criar sua conta ? Armazenamento na nuvem também pode parar, perder dados, etc, etc, etc......

Sim sim, mas eu uso como mais uma copia, tenho num fisico tbbb

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 18 de Julho de 2013, 13:03:05
copia em 3 hds diferentes, depois do evento
depois da seleçao pasa para 2 copias
abs.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #38 Online: 18 de Julho de 2013, 17:04:45
Posso dar uma ideia de abobado? :D

Existem muitos profissionais de TI aqui no MF, será que algum deles pode ter uma politica de bkp eficiente?

Vi algumas coisas interessantes, tipo: locais destintos, media de baixo valor venal (HD se roubado da pra vender),  entre muitos

Outra coisa interessantes, até onde vai a responsabilidade do fotografo? Entregou ta na mão do cliente e eu lavo as minhas? Seria um diferencial ter ou fornecer uma politica de conservação das fotos? :ponder:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 19 de Julho de 2013, 09:05:39
Posso dar uma ideia de abobado? :D

Existem muitos profissionais de TI aqui no MF, será que algum deles pode ter uma politica de bkp eficiente?


Do ponto de vista da TI, backup eficiente só existe de uma forma: unidade de fita robotizada, dentro de uma sala blindada e com resistência a incêndios e uma cópia externa em prédio separado  :D :D

Mas voltando à nossa realidade, a não ser que você tenha grana para fazer o que falei acima, você nunca terá uma política de backup 100% eficiente pois você sempre irá esbarrar no problema da (falta de ) grana, mas existem algumas coisas que podem ser feitas:

a) Se for um profissional com alto volume de fotos, uma unidade de fita DAT (normal, não  a robotizada hehe) é a melhor forma de se fazer backup. A unidade é cara, mas as fitas não são tão caras e você pode ter "n" fitas espalhadas em locais diferentes

b) Vejo muitas pessoas falando aqui de medo de roubo do HD Externo. Creio que estejam falando de alguém entrar no estúdio e carregar tudo pois ninguém andaria com o backup por ai, certo? Nesse caso não há muito o que se fazer, o negócio é fazer duas cópias pelo menos e MANTÊ-LAS EM LOCAIS SEPARADOS. Deixe uma no escritório e outra na casa dos teus pais, da sogra, etc, tanto faz, o objetivo é evitar que seja roubado e que em caso de incêndio você perca tudo. Sei que é dificil fazer as duas cópias ao mesmo tempo, então o que pode ser feito é revezar a cada semana então em caso de sinistro no máximo o que você vai perder são os dados de uma semana.

c) Outra forma é usar uma solução de storage externo (NAS) e deixá-la em local separado do studio/casa. Um ladrão não vai vasculhar sua casa inteira, ele vai se ater aos pontos onde tem mais coisas interessantes. Mas existem dois poréns: se você usar rede wifi para se comunicar com o NAS a gravação dos dados pode ser lenta e em caso de incêndio você perde tudo de qualquer jeito.

d) Se você for um neurótico e tem medo de que um terrorista exploda uma bomba PEM e acabe com todos os aparelhos eletrônicos (nesse caso HDs também) você pode fazer uma cópia de seus principais dados em bluray :P

A palavra-chave para um bom backup é DISCIPLINA. Por exemplo, se você definiu que toda semana vai revezar os HDs que estão no escritório e na casa da tua sogra, você tem que levar isso religiosamente.
E, resumindo, considerando a realidade da maioria dos fotógrafos, a solução de manter dois(ou mais, depende do volume) hds externos tabajara em locais diferentes já vai te dar uma garantia de quase 100%.

Abraços,


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #40 Online: 19 de Julho de 2013, 09:16:22
Tentando resumir:

Pode-se armazenar basicamente nestas formas:

1 - HD (interno ou externo com motor elétrico), é uma midia volátil, sujeita a defeitos, frágil a choques e quedas, ainda que hoje em dia seja muito confiável. Armazena grandes volumes com velocidades boas.

2 - Memoria Flash (pendrives), ainda muito caras para grandes volumes de dados, não possuem motores e partes mecânicas móveis, sendo uma mídia mais robusta. Penso que é midia portátil do futuro.

3 - Mídias passivas (CD, DVD ) Pouca velocidade, armazenam acho que até 50Gb (Blu-ray) o que pode ser muito pouco p quem trabalha com fotos e vídeos. Têm a inegável vantagem de durarem eternamente, são relativamente resistentes. Vão sempre depender de drives reprodutores/gravadores. Difícl saber o futuro destes padrões daqui a 20 anos.

4 - Mídia passiva (Fitas) - Somente para uso corporativo, servidores, servidores da nuvem, etc. Vc até pode contratar este armazenamento se tiver volume que justifique.

5 - Nuvem. Em tese, uma versatilidade alta e uma capacidade infinita para quem estiver disposto a pagar. Garantias legais de preservação mas ainda com muita desconfiança por ser muito nova, (in)segurança dos dados... Velocidade depende da qualidade da internet.

Qual o seu perfil? O que vai guardar? Por quanto tempo quer guardar? Qual seu nível de "desapego"? Qual seu nível de "Filtro de informação"?

Tem tudo para todos os gostos e bolsos.

E há quem ainda guarde disquetes de 5 1/4.



« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 09:19:05 por CoelhoRJ »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #41 Online: 19 de Julho de 2013, 10:15:56
Tks sri_canesh :ok:

Tks CoelhoRJ :ok:


bvilela

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Julho de 2013, 10:17:13
Olá pessoal, bom dia!
Essa é minha primeira postagem! sou novo no forum e no meio fotográfico. Fotografia pra mim, por enquanto, é hobby.
Armazeno meus backups em 2 hds externos(inclusive semana passada comprei o 2º HD externo, que é USB3.0 e realmente é muito rápido).
Deixo um na minha residência e outro na casa da minha mãe.
Abraço
Bruno Vilela
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 10:20:15 por bvilela »
Bruno Vilela
Belo Horizonte-MG
Nikon D7000; Nikon Speedlight SB-700;
Sigma 10-20mm F4-5.6 DC EX HSM; Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di II LD IF;
http://www.flickr.com/photos/bvilela/


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2013, 10:23:06
Caramba, fui falar em disquete de 5 1/4...

E quem lembra do Zipdrive com seus extraordinários 100mb?



bvilela

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 19 de Julho de 2013, 10:41:45
Puxa vida!  Zip drive! acho que ainda o tenho até hoje!!!!  :D rsrsrs..... deve estar guardado no fundo de alguma gaveta!! kkkk....


Caramba, fui falar em disquete de 5 1/4...

E quem lembra do Zipdrive com seus extraordinários 100mb?



Bruno Vilela
Belo Horizonte-MG
Nikon D7000; Nikon Speedlight SB-700;
Sigma 10-20mm F4-5.6 DC EX HSM; Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di II LD IF;
http://www.flickr.com/photos/bvilela/