Autor Tópico: Como vocês realizam o backup dos arquivos de vocês?  (Lida 10282 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #45 Online: 19 de Julho de 2013, 17:23:15
No Linux, uso o rsync

Achei que fosse só eu...

Tenho uma máquina com dual boot, uso Linux para tudo exceto para rodar o LR que só funciona no Windows.

Quanto estou no Linux, enxergo normalmente os discos Windows. Então tenho script's do Rsync que copiam as fotos (ou arquivos modificados, como os .xmp quando faço alguma edição) do disco Windows para um disco Linux, apenas para garantir que se o Windows corromper a fat ou algo assim, vai ser só inverter a cópia para um novo disco e pronto. Outro script faz a cópia do Linux para 2 HD's externos.


« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 17:25:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #46 Online: 22 de Julho de 2013, 12:55:27
De vez em quando eu copio as fotos para um HD externo e recentemente fiz upload de todas as fotos no flickr (a maioria private only).
Documentos geralmente eu deixo no Dropbox, não é bem um Backup, mas o Dropbox tem como você restaurar um versão do arquivo ou desfazer um exclusão.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 23 de Julho de 2013, 01:09:46
DVD e flickr além de uma partição do HD interno.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


FelipeLaureano

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 23 de Julho de 2013, 02:09:09
Gosto de passar tudo para DVD, mas um HD externo acho indipensavel.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #49 Online: 21 de Setembro de 2013, 16:43:05
Midias passivas, CD e DVD podem com o tempo perder os dados ou algo parecido, correto? Sem contar que em alguns anos talvez nao exista mais os drives...
Com o Blue Ray é diferente? Em questão fisica de nao perder os dados e tal...
Em relação a futuro nao sou nem de acompanhar as noticias e tal...mas o blue ray tb tem dias contados...nao?

Abraço!
M Rezende


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #50 Online: 22 de Setembro de 2013, 12:38:19
Eu gravo os arquivos RAW em 02 HDs externos assim que chego em casa para backup. Uma terceira cópia fica no pc durante todo o processo de edição, diagramação etc. Quando entrego o álbum para o cliente, excluo a cópia do pc e permaneço com as 02 cópias nos HDs externos.

Faço tudo manualmente, sem auxílio de software. Mas confesso que seria interessantíssimo um programa para sincronizar automaticamente as pastas do pc com as dos HDs.  :ponder:

Alguém indica um software assim?

 :ok:


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #51 Online: 15 de Outubro de 2013, 23:25:35
Nossa uma ótima discussão, aprendi bastante lendo o comentário de todos e seria impossível comentar, o que eu resolvi foi:
- Backupear os RAW's em 2 HD's externos de 500GB
- Enquanto estiver editando as fotos e diagramando ficara uma cópia no PC
- Ao terminar a diagramação e entregar o album faço um backup dos JPG's tratados juntamente com as laminas em um HD de 1TB
- Backupear os JPG tratados em alta resolucao em 2 DVD's
- Backupear os JPG tratados em alta resolucao no cloud ilimitado (hostgator) - aproveitando os 5mb de upload via link da empresa

Sera que assim irei ter um sistema bom de backup?

Nada é 100% isto é fato, já diz a ergonomia!


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #52 Online: 16 de Outubro de 2013, 18:51:32
Estudando diversos fotógrafos pelo mundo e sobre o assunto faço assim:

Tenho uma cópia em um HD principal de trabalho de edição

Segunda em outro HD interno com os RAW

Terceira em outro HD externo com os RAW

Quarta - DVD

As três primeiras faço sempre que chego de um evento. A quarta quando acabo a edição.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 16 de Outubro de 2013, 23:40:13
Não exatamente para fotografia, mas para arquivos em geral... Meus dados eu guardo de um modo bem peculiar...

No meu local de trabalho tenho dois servidores de disco (Network Storage Server-NAS). Cada um deles tem 5 discos de 2TB. Eles usam RAID 5, onde um dos discos provê redundância, i.e. se qualquer um dos discos falhar os dados não se perdem. Ademais, os dados são gravados em todos os discos em paralelo, o que aumenta o desempenho de gravação também. Um servidor fica no meu laboratório e o outro no meu escritório (cerca de 100m de distãncia um do outro). Todo dia de madrugada uso um software chamado AllWay Sync Pro para copiar todos os arquivos novos (ou modificados) no dia de um servidor para o outro. Deste modo, se um dia houver problema co mqualquer dos dois lados, basta escolher o outro servidor, montar os discos remotos e continuar trabalhando como se nada houvesse acontecido. Em casa uso um Ponto de acesso de rede sem fio com NAS menor (um disco de 2TB). Lá coloco todos os meus arquivos. Volta e meia uso o mesmo software AllWay Sync Pro para fazer backup das mudanças do NAS para um disco USB externo. Finalmente, vez por outra levo os dados de casa para o servidor no trabalho e vice-versa. Deste modo, eventualmente tenho 4 cópias de tudo, sendo que duas das cópias ainda tem redundância embutida. É exagero? Certamente, mas já tivemos problemas no passado e nunca perdi um bit sequer de informação por conta do sistema que uso :)

Não existe uam coisa chamada backup em excesso...

Devo repetir que não trabalho com fotografia, é um hobby. se trabalhasse, eu levaria um notebook compacto QUE TIVESSE DISCO SSD, e copiaria os dados do cartão de memória para o notebook assim que possível. Um Macbook Air do modelo menor é uam boa opção. Notebooks compactos com disco padrão não são tão confiáveis... Já precisei trocar o disco de dois ou três daqueles... Disco SSD não se danifica com impactos, mesmo que o notebook esteja ligado.

Este é um tema que tenho MUITA experiência para passar adiante, caso alguém precise de sugestões.

Abraços,
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Outubro de 2013, 23:44:47
Sobre DVDs, é importante escolher mídia de fabricantes que tenham boa qualidade. Alguns mencionam qualidade de arquivamento de 100 anos ou coisa do tipo. Mídias de baixa qualidade não são boas opções, pois em pouco tempo podem ter falha. Este mês ainda eu estava processando backups em CD que fiz em 2001. Eu tinha duas cópias dos CDs com dados mais importantes. NEnhum falhou, pois na época eu selecionei propositadamente mídia fabricada pela Taio Yuden, que era a melhor fabricante da época. Os CDs da HP e Fujifilm vinham desta fábrica. Isso era a 12 anos atrás, de tal modo que hoje em dia não é a mesma coisa, mas a mesma seleção de mídia de qualidade é importante. É sempre bom ter backups em locais fisicamente distintos. Se possível em cidades diferentes. No meu caso eu moro no Rio e trabalho em Petrópolis, o que ajuda a questão de backup espalhado.
JVc.


alexskaarj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #55 Online: 18 de Outubro de 2013, 17:54:51
Uso o GOOGLE DRIVE.

Como não tenho uma grande quantidade de arquivos, uso minha conta normal com 15gb, onde o backup é feito automaticamente assim que passo as fotos em RAW para o computador, na pasta específica do GOOGLE DRIVE.

Caso precise de mais espaço, vou pagar $5 por 100gb ou $10 por 200gb.

Bom, se um marginal resolver roubar meu PC e no mesmo dia um dilúvio arrasar com os servidores do GOOGLE, é pq o negócio tá feio pro meu lado. :doh:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #56 Online: 18 de Outubro de 2013, 18:35:12
Faço 2 copias em hds , guardados em locais diferentes.
abs.


santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Resposta #57 Online: 18 de Outubro de 2013, 21:30:07
Flikr e PC,
O flikr acho o ideal, mas tem que ter uma net boa, ou muita paciencia...
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


rgranville

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #58 Online: 21 de Outubro de 2013, 17:02:41
Mantenho as fotos no HD de 2 TB do PC, juntamente com meus documentos, músicas, filmes, etc. Faço backup de tudo num HD externo, de 2 TB. Faço backup até do Windows e programas instalados. Para o backup das fotos e demais dados, uso o SyncToy, um programa muito bom da Microsoft que faz a sincronização entre o HD interno e o externo, gravando apenas o que foi incluído ou alterado desde a última cópia. Por isso é rapidíssimo. Além disso, faço mais um backup usando a nuvem do GoogleDrive. Essa é a maior garantia de backup, não tem ladrão nem incêndio que atrapalhe! Mas existe um outro problema que os profissionais devem considerar, há sempre a possibilidade de falha humana (da gente mesmo) e até sabotagem (namoradas ciumentas enfurecidas...).

Outra coisa: eu não confio em mídia gravada (CD, DVD, BD).


Daniel Werneck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
    • http://www.studiow.fot.br
Resposta #59 Online: 28 de Outubro de 2013, 00:07:25
Meu backup atualmente é feito em blu-ray logo apos o evento queimado no mac. O resto essa historia de HD é furada, pq um pico de luz vai tudo pro ralo.