Autor Tópico: Como vocês realizam o backup dos arquivos de vocês?  (Lida 10228 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Julho de 2013, 08:26:39
Oi, pessoal...

Lendo um tópico que foi recentemente aberto sobre fazer backup em nuvem (Esse aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=89431.0), me dei conta de que ainda não uso nenhuma forma de fazer backup dos meus arquivos, não só de fotografia, mas no geral. Eu ia levantar esse assunto no tópico do amigo, mas achei que iria poluir, visto que a dúvida dele era específica sobre nuvem (caso a moderação ache viável juntar os dois tópicos, não vejo problemas).

Então criei esse aqui para discutirmos e compartilharmos como cada um faz o backup dos seus arquivos.  :ok:

E aí, como você faz os seus backups?
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 08:32:49 por Daniela Alves »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2013, 08:54:56
Antes eu copiava tudo que é importante pra um HD externo. Mas como não sou nada metódico, sempre acabava esquecendo de algo.
Depois comprei um Time Capsule e o iMac joga uma cópia de tudo pra ele via Time Machine, então fiquei sossegado. Mas eu sou amador e minha quantidade de dados nem tá tão grande. Quem trabalha com fotografia precisa de uma rotina mais dinâmica e parruda que isso. Já rolou alguns tópicos sobre esse assunto, mas seria bom mesmo dar uma acompanhada e ver o que o pessoal anda fazendo atualmente  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2013, 08:58:08
HD externo.
Até agora tenho 1 de 500GB. Jogo nele só os RAW's (e as mais antigas que eram em JPG, então não ocupa muito espaço).
As tratadas mantenho em HD interno. Se der pau no HD, sem problemas. Tenho os RAW no externo (ou os JPG's originais tb).
Ainda não vi necessidade de comprar outro, mas se precisar meto outro HD externo de 1 TB.
E só uso para fotografia. Não entra mais nada nesse HD externo.

Ah, e minhas fotos no interno ficam em uma partição específica para fotos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2013, 08:59:05
O Alexandre toca em um ponto importante, Daniela.
Vc é profissional ou amadora??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2013, 09:07:11
Totalmente amadora, pelo menos por enquanto... Entendo que para quem é profissional, é preciso um cuidado ainda maior, pra mim por enquanto alguma coisa simples já consegue suprir. Atualmente mantenho meus arquivos salvos em um HD externo de 1Tb, só que nesse mesmo HD estão todos os meus arquvios, desde as fotografias, até meus arquivos de vídeo e de música. Ando pensando seriamente em ou comprar um HD para deixar apenas as fotos, ou comprar um Time Capsule para fazer um backup de tudo, não sei ainda o que valeria mais a pena, só sei que deixar tudo apenas em um lugar está me deixando com uma pulga atrás da orelha...  :ponder:


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2013, 09:29:36
Nível: hobby. Mas todos os momentos da família e amigos estão ali.
Faço cópias em 2 HD's externos (um é espelho do outro). O risco de perder tudo é muito baixo.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2013, 09:59:20
Assim que chego em casa passo todas as fotos do cartao pra pasta do cliente novo.

Dentro dessa pasta vem varias pastas: todos os raws, somente os jpeg tratados, redimensionados, contrato scanneado e caso tenha o fotolivro uma pras laminas...

Depois de finalizar tudo, passo as redimensionadas pro dropbox, trnho liberdade de upar as fotos em qualquer lugar, e gravo aquela pasta que trm tudo num dvd.

Acho que o melhor lugar de se guardar e em dvds, esses hd externos sao mt perigosos, pra corromper basta tocar no cabo usb.. a porta do meu ja ta velhinha kkkk

Finalizando, cada cliente meu eu tenho um dvd com tudo ( raws, tratadas, fotolivro, contrato ...) gravado e etiquetado numa lista que fica salva no dropbox


EDIT:
Além da cópia deles num HD externo :)


Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 10:18:37 por RochaMichael »
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2013, 10:00:44
HD Externo!


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2013, 10:04:39
HD externo + Mega + Flickr
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2013, 11:25:41
Casamento e Afins ...

Descarrego no HD interno e já faço um backup no externo, a medida que vou editando e montando os álbuns, vou atualizando o back-up no externo, depois do trabalho pronto, aprovado, e entregue ao cliente, faço backup em JPG, em DVD, entrego um para o cliente, e outro guardo, e apago o backup do hd externo.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2013, 11:35:38
Deixo tudo no computador, não tem perigo nenhum!


 :D :D :D :D


Mentirinha!

Eu deixo sim os arquivos no PC, mas mantenho cópia em HD externo e faço também em mídia, podendo ser DVD DL ou blu-ray.

"Mas, nossa, porque em mídia? Não seria mais fácil dois HD's, iguais?"

Sim seria, mas fazer backup em HD é lindo como proteção contra problemas, mas se um ladrão entrar no estudio, ou em casa, ele consegue vender os HDs. Vendo um estojo cheio de mídia escrita com canetinha, ele não se interessa.

Então, gravo tudo num HD, que deixo "meio escondido", e faço cópias brutas em mídia, que ficam tranquilas, no armário...
 :D


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2013, 11:36:20
Casamento e Afins ...

Descarrego no HD interno e já faço um backup no externo, a medida que vou editando e montando os álbuns, vou atualizando o back-up no externo, depois do trabalho pronto, aprovado, e entregue ao cliente, faço backup em JPG, em DVD, entrego um para o cliente, e outro guardo, e apago o backup do hd externo.



Aproveitando...

Você entrega uma cópia em jpg do álbum diagramado também?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2013, 11:38:53
(...) ou comprar um Time Capsule para fazer um backup de tudo, (...)

Uma dica importante: o Time Machine não exige o  Time Capsule da Apple, você pode usar qualquer HD externo para isso. Eu mesmo uso um Samsung USB 3.0 (mais velocidade) para isso. O que não sei responder agora de cabeça é se é necessário ou não reformatar o HD no padrão de arquivos do Mac OS (eu formatei o meu de qq jeito).
O Time Capsule é bonito e prático, mas custa os zóio da cara + 1/2 rim  :)

Abraços

Cássio


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2013, 11:55:58
Aproveitando...

Você entrega uma cópia em jpg do álbum diagramado também?

Furando o olho do Roberto:
Eu entrego uma cópia em jpg do álbum, e as fotos escolhidas tbm, em alta.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2013, 12:00:22
Furando o olho do Roberto:
Eu entrego uma cópia em jpg do álbum, e as fotos escolhidas tbm, em alta.

Porque você manda a cópia do álbum?
Em relação as fotos em alta acho que a maioria manda né não? Pelo menos eu também mando
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8