Autor Tópico: Ajuda para iniciantes  (Lida 1161 vezes)

wwestermann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Julho de 2013, 14:28:44
 Boa tarde, galera! Como deu para perceber, eu sou novato não apenas no fórum, mas também no mundo da fotografia. Para se ter ideia, eu era daqueles que achava as fotos feitas com o meu iphone boas  :D. Acabei descobrindo e gostando bastante dessa área. Mas continuando, depois de muito pesquisar sobre que câmera comprar de início, acabei escolhendo a canon t3i. Só que depois de tanto trabalho com a escolha da câmera, vi que ainda a muitos outros equipamentos que escolher. Iria comprar a câmera com a lente do kit que é a 18-55. Só que lendo o fórum vi que a 18-135 é melhor. Depois vi que ainda tem a 50/1.8 que essa todo mundo elogia. Fora isso ainda vi que tem o filtro UV, bateria reserva, case... Resumindo, gostaria de uma ajuda no que comprar. Se vale a pena comprar só o corpo da câmera e comprar as lentes separadas, quais lentes comprar, quais equipamentos complementares, se a câmera é uma boa escolha realmente. Se facilita alguma coisa, meu foco é tirar fotos da família, de viagens, passeios etc, nada profissional, mas com boa qualidade. Moderação, se errei o lugar de postar minha dúvida, desculpa ai. Desde já agradeço a ajuda :).
Walter Westermann


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2013, 14:57:07
Seja bem-vindo ao forum.
Antes de continuar, gostaria de parabenizá-lo por ter pesquisado e entendido o que quer com a compra de um novo equipamento, direcionando o foco para o seu uso, suas pretensões e o seu orçamento. Além disso, creio que o post tenha sido no local correto sim. Talvez, caso tenha realmente definido o modelo da câmera, poderia ter postado na área de acessórios se essa for sua única dúvida. De qualquer forma, vamos lá:
1) Sim, a T3i é uma excelente câmera para se comprar no início, uma das melhores inclusive, especialmente pensando em facilidade de material para debate e para compra de acessórios e lentes. Pode seguir firme com ela. Se ajudar a confirmar sua expectativa, alguns meses atrás eu estava no mesmo dilema que o seu e acabei ficando com uma T4i (praticamente a mesma câmera).
2) Fique com a lente do kit, seja ela qual for. No caso da 18-55, ela costuma vir num preço muito próximo se comparado ao corpo sozinho, praticamente sempre vale a pena, além do que, é uma lente honesta pelo que se propõe. Já a 18-135 é mais cara, porém pode te ajudar a se ambientar melhor no começo, já que cobre um range maior de distâncias focais, eliminando a vontade (ou necessidade) de comprar uma lente mais "tele". Particularmente, considero a 18-55 um melhor negócio, já que é bem baratinha e quebra um galhão, além de não fazer falta um maior zoom do que esses 55mm dela para mim. Já a 50 1.8 (ou cinquentinha, para os mais chegados) é uma das lentes mais baratas que se pode comprar e agregará possibilidades fantásticas, em especial o desfoque seletivo. Aqui tem um resumo bem legal do porque dessa lente: http://www.dicasdefotografia.com.br/50mm-a-melhor-lente-para-comprar-ja
3) Filtro UV vai depender do seu uso e do seu cuidado com as lentes. Há os que defendem, há os que não usam nem morto. Pode pesquisar e tirar suas próprias conclusões.
4) Bateria reserva também, vai depender do seu uso. Eu comprei uma aproveitando o embalo e até hoje não senti necessidade, poderia me virar tranquilamente apenas com uma. Pode ser que para o seu uso seja necessário. Na dúvida, fique com a que vem com a câmera e deixe para comprar se sentir essa necessidade, simples assim!
5) Case também é algo pessoal, mas considero crucial. Quando comprei meu equipamento deixei para depois, mas logo vi que seria complicado transportar meu suado dinheirinho (em forma de frágil equipamento) sem algo adequado, o que me fez deixar a tralha em casa em algumas oportunidade. Tão logo pude fui lá e comprei uma mochila apropriada. Aí o formato é você quem decide, existe uma infinidade de modelos desde malas com rodinhas, bolsas, mochilas e por aí vai. Eu tenho uma mochila da Lowerpro, bem bacana. Fica de dica para começar sua pesquisa.
6) Tudo o que foi dito aqui e o que mais poderia citar (flashes, filtros específicos como polarizador, etc, tripé, e por aí vai) é você quem vai ter que primeiro começar a clicar para então sentir necessidade. Por exemplo, tem gente que não sai para fotografar sem tripé, devido a necessidade de longos alcances (estabilizar a lente num foto com zoom gigantesco) ou devido a longas exposições (para fotos noturnas), enquanto que outros nem sequer possuem esse acessório porque não fotografam nada neste sentido. Eu mesmo quase saí comprando de cara um flash, mas até agora não senti tanta falta para o que estou fotografando. Logo, acho que o negócio é comprar a câmera, uma lente clara como a cinquentinha, uma bolsa para transporte, e o resto você vai comprando aos poucos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2013, 15:39:34
Assino embaixo no que o greatwalker disse!
Em um primeiro momento, se preocupe em estudar bem a câmera e o equipamento que você tem. Leia o manual, pesquisa sobre fotografia, treine bastante e deixa essa "neura" de equipamento pra lá, quem está aprendendo não precisa de muita coisa além de buscar conhecimento e colocá-lo em prática. A câmera + lente do kit é algo que vai te atender bem durante um tempo. Deixe para pensar nos acessórios quando você realmente sentir necessidade dos mesmos, caso contrário você vai acabar comprando coisas que nem vai precisar, de fato e vai acabar perdendo dinheiro.
O que eu acho interessante comprar em um primeiro momento: uma case ou mochila para você transportar o equipamento e claro, um ou dois cartões de memória. O filtro de proteção é algo bem pessoal, aí vai de você.

E claro, bem vindo ao fórum!  ;)


wwestermann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2013, 20:51:36
greatwalker e Daniela Alves muito obrigado pela ajuda. Acho que decidi ficar com a 18-55 do kit , com a "cinquentinha" e mais a case. Li aqui mesmo no fórum que a 18-55 é boa para paisagens e lugares pequenos, então acho que, por enquanto, vai me servir até mesmo com a questão do zoom.  :ok:
Walter Westermann


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2013, 20:53:51
É isso mesmo. Acrescente à lista aí apenas um ou dois bons cartões de memória, classe 10 ou superior (como a linha da Sandisk de 45, 60 e 90mb/s).
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


wwestermann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2013, 21:16:30
Ah, ainda bem que você me lembrou disso! Dois cartões de 16GB está bom ou é muito? A prioridade seria fotografar, mas não posso desprezar um videozinho também.
Walter Westermann


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2013, 21:39:53
Depois das excelentes dicas do pessoal, nem tem muito o que dizer  :D

Mas sobre os cartões, dois de 16 está mais do que bom! Só tente comprar em uma loja de confiança pq a falsificação de cartões é imensa!

Abraço e bom começo ;)
Tecpix + motorola do guga


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2013, 00:02:47
Cara, bateria extra, se a grana der, é uma boa. Fotografando festa da família ou em um fim de semana mais corrido, já precisei da minha várias vezes. E olha que a minha dura um pouco mais do que a da t3i.
Quanto a cam e a lente do kit, te servirão muito bem por um bom tempo. A curva de aprendizagem é mais rápida no comecinho, mas depois o acúmulo de conhecimento por tempo vai ficando mais lento. Até lá, vai poder explorar muito seu equipamento. Acho que pode até abrir mão da cinquentinha em um primeiro momento. Até porque a do kit te supre esse range.
Pode pensar em um tripé, pois ele faz falta para baixas velocidades e algumas fotos noturnas. Mas não é nada obrigatório.
No mais, é o que o pessoal postou.  :ok:


kguedes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2013, 10:26:28
Tava na mesma dúvida que você recentemente, e meus objetivos pra fotografia eram bem afins.
A t3i é demais, não me arrependo em nada. O que eu preferi investir foi num bom cartão de memória, que pelo que pesquisei, influencia na gravação de vídeo. Optei pelo Sony SDHC classe 10 de 94mb/s. Só que acabei comprando um de 8gb, achando que dava, e numa viagem que fiz acabei tendo que poupar algumas fotos no final, com medo de faltar espaço, passei raiva. Também senti falta de uma bateria extra, porque em viagens nem sempre dá tempo de carregar direito, ou acabamos ficando muito tempo fora e a bateria começa a apitar e o desespero vem... A case pra transporte considero essencial. Comprei uma menor pra facilitar o transporte e não chamar muita atenção. Mas ela só cabe a câmera e a lente.
Filtro eu decidi por comprar ontem, minha lente sofreu um tombo e eu fiquei traumatizada. Qualquer segurança extra pra mim é bem-vinda.
Aconselho também ir na 50mm, já estou louca com uma e não reservei grana pra ela. Quanto a outros ítens, ainda não senti necessidade. Particularmente, não gosto de Flash, e acho incômodo ficar andando com tripé por aí, apesar de não negar que poderia fazer alguma diferença.

São minhas experiências de iniciante, espero que ajude!  :)