Autor Tópico: cortina abrindo parcialmente na 40D após 1/400  (Lida 1181 vezes)

Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Julho de 2013, 13:51:09
pessoal,

comprei uma 40D recentemente e tô gostando muito do resultado, ela tá bem rodada (86 mil disparos, de acordo com o EOSinfo), eu já devo ter feito com ela umas 2 mil fotos e ontem eu notei que a cortina não abre totalmente a partir de 1/400, a foto fica com uma faixa preta.

ok, isso quer dizer q o meu obturador tá indo pro saco, mas a minha dúvida é: se eu continuar clicando abaixo de 1/400 será que a câmera aguenta mais um tempo ou isso não tem nada a ver?

semana que vem vou pra BsAs e queria levar a 40D, não a 600D, mas agora fiquei na dúvida...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2013, 14:57:19
Se não me engano, na 40D cortina só se abre totalmente ate 1/250s. Acima disso o que é exposto é apenas uma faixa do sensor de cada vez. Se aparece a faixa preta usando flash, isso é normal, a velocidade máxima de sincronismo dela com o flash é de 1/250s (sem entrar no HSS). Se for pra fotos sem flash, aí é algum problema mesmo do obturador, melhor levar na assistência técnica.

Só mais uma coisa, essa faixa é normal quando é usado flash externo fora da sapata. Se isso acontece com o flash pop-up ou o flash na sapata, aí pode ser problema no obturador mesmo.

Se for o obturador morrendo mesmo, não sei se fotografar abaixo disso "prolonga" a vida dele. Melhor levar numa assistência logo, pra não correr o risco de perder a chance de fotografar sua viagem!

Abraços


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2013, 15:12:55
valeu, cara! é isso mesmo, o obturador funciona normalmente sem o flash.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2013, 16:30:45

Pesquise sobre velocidade de sincronismo.

=)
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao