Autor Tópico: Primeira onda de frio realmente forte em 2013, pode nevar até em Porto Alegre!  (Lida 6065 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Depois de quase 30 anos, talvez Porto Alegre tenha neve na próxima semana. Mas é mais provável que só tenha chuva congelada. Os modelos de previsão climática tem o hábito de superestimar a neve para a nossa região.

A frente fria que agora se intensifica no RS já mostra um grande gradiente de tempetura, com 11 graus em Chuí (Sul do estado) e 26 graus em Torres (Norte). Este grande gradiente deverá causar granizo no RS e SC nas próximas 12 horas, e eventualmente algumas ventanias derivadas de Frentes de Rajada.

De todo modo, a partir de domingo, a temperatura despenca no Sul do Brasil com a chegada de uma nova e intensa massa de ar polar, com previsão de -10°C a -8°C na Serra Catarinense, e de 0°C a 3°C no Litoral.

Abaixo, o mapa de anomalia de temperatura para a próxima semana:



E abaixo uma das projeções de neve para segunda-feira:



O frio extremo (para os nossos padrões) aliado a forte vento Sul que acentuará a sensação térmica, torna quase inevitável que veremos noticias de pessoas morrendo de hipotermia na próxima semana no Sul do Brasil. Bem, embora Brasil não tenha cultura da calafetação (90% das casas no Uruguai tem calafetação), são os moradores de rua os mais suscetíveis a morrer de frio.


O texto acima é de autoria do Zefiris, um user do fórum Outerspace que tem a meteorologia como hobby.

Olhei a previsão do tempo antes e a semana que vem realmente vai ser muuuuito fria! A chance de neve na serra gaúcha e catarinense é bastante alta no ínicio da semana. Para os fotógrafos que quiserem registrar a primeira neve do ano, tá aí a dica  :ok:



Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
previsão de temps abaixo de zero na serra do rio do rastro, se nevar acho q vou fazer uma visita pra minha vó  :hysterical: :hysterical:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Parece que tá certo essa mudança hein... Hoje de manhã saí de casa de bermuda e camiseta pra correr, bem tranquilo em relação a temperatura. Já algum tempo depois foi mudando, chuva um bom tempo do dia. Mas o pior foi agora de noite, começou uma ventania, e um frio bem intenso já... Vamos ver no que vai dar  :snack:
Tecpix + motorola do guga


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Olha, eu vou falar sério... Moro em Maringá Pr, aqui o inverno nem é rigoroso, mas PQP, nessa época do ano eu sofro demais.
Detesto o frio.

De abril a setembro eu morro de inveja dos brothers nordestinos...  :D :D


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Olha, eu vou falar sério... Moro em Maringá Pr, aqui o inverno nem é rigoroso, mas PQP, nessa época do ano eu sofro demais.
Detesto o frio.

De abril a setembro eu morro de inveja dos brothers nordestinos...  :D :D

Kkkkkkkkk
Jun/Jul pra gente aqui em Aracaju é chuuuuuuva! Kkkk

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
...aqui em londrina/PR até ontem o tempo estava bem agradável, e até meio calor... mas esta manhã de sexta, vichi... já dá pra sentir que as coisas vão mudar, só pelo frio dos ventos e agora começou a chover.... brrrr
Sony A5100 + 16-50mm


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Putz aqui em São João Batista/Sc já esta bem frio e com chuva, ainda bem que hoje é feriado na cidade!!  :D


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
 :D :D :D :clap: :clap: :clap: :snack: :snack: :snack:  Estou de férias...domingo me mando para a serra...quero neve!!!!! somente vi forte duas vezes... :( :( :D deve ser como fotografar geada... :ponder: mas com os flocos no ar... :clap:


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
NOAA fala em frio extraordinário e grande nevada no Sul do Brasil

Boletim diário para a América do Sul desta sexta-feira que acaba de ser publicado pelo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) descreve a onda de frio que atingirá o Cone Sul da América e o Rio Grande do Sul como “extraordinária” (remarkable), tal como a MetSul Meteorologia vem informando desde o começo da semana. A análise diz que a onda polar trará temperatura atípica para locais tão ao Norte como o Norte da Bolívia e o Sul peruano assim como para o Centro-Oeste do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com o NOAA, o fluxo de umidade que vem do mar trará neve para áreas costeiras da Patagônia até o Sul do Brasil, incluindo a província de Buenos Aires e ainda no Uruguai.



O boletim acrescenta que forte nevadas atingirão grande parte da Patagônia, alcançando Viedma e Bahia Blanca com acumulados de 10 a 15 centímetros. Deve nevar, diz o NOAA, na maior parte da província de Buenos Aires. Na área do Rio da Prata e no Sudeste do Uruguai podem ser esperadas pancadas de neve e de neve misturada com chuva (agua nieve). O NOAA afirma que a neve vai se estender às partes altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com acumulações de até 10 centímetros nos pontos mais elevados. Há 10 anos a MetSul acompanha os boletins do NOAA para a América do Sul, coordenados pelo meteorologista Michael Davidson, e jamais nossa equipe tinha visto previsão tão incisiva de frio para a nossa região, nem nas ondas de frio mais intensas dos últimos anos e que em alguns locais não serão superadas pela atual.

Fonte: http://www.metsul.com/blog2012/

 :o


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
A lareira está acesa há dois dias aqui nos pampas do RS. Vai ser talvés a primeira neve que a CAM vai ver na vida... Vamos esperar,

brrrrrrrrrrr,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Por aqui em Cascavel já houveram registros de neve. A última vez foi em 2000. Por isso tô esperançoso  8-)


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino


postaram isso no FB mas não tem fonte, vai saber quem fez :/
mas vai estar frio, previsão para 1º aqui em jlle quarta feira, semana toda ficando entre 1º e 15º o_O
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 22:29:19 por Rafael.l »


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Em relação a neve, acho que furou por aqui... :( :( :( o céu esta limpo, um baita luar... :ponder: já esta congelando orvalho, vai ter geada, pelo menos... :snack:


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Passei agora por um termômetro no Centro e tava marcando 4ºC

O que mata aqui em Cascavel é o vento. Das cidades paranaenses que aparecem no site da Simepar (http://www.simepar.br/), Cvel é quase sempre a com o vento mais forte.


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Enquanto isso em Belo Horizonte tá fazendo 30 graus!
Fui passear com meu cachorro hoje e fiquei procurando sombra.

Queria esse frio aqui também!
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/