Autor Tópico: Proteção na hora de ligar na tomada  (Lida 1038 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 18 de Julho de 2013, 18:16:25
Olá pessoal,
Ontem eu deixei meu celular carregando e a tv ligada na tomada, normal como é de costume... Saí de perto de onde eles estavam por um tempo não lembro porque exatamente pra fazer alguma coisa e quando voltei tinha queimado o celular e a tv.

Depois dessa fiquei preocupado de perder um notebook, bateria da camera ou algo do tipo, então o que é recomendável usar pra não correr riscos ou diminuir os riscos?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2013, 18:18:43
filtro de linha, no site clube do hardware tem vários tópicos sobre indicando bons modelos, a partir de uns 25, 30 dólares vc encontra um bom no ebay.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2013, 18:47:10
eu ligo tudo num filtro de linha tbm, ele tem um fusível que queimaria e não deixaria meus aparelhos irem pro saco, o meu tem um bom tempo jah, e como eh fácil de trocar o fusivel, acho que ira durar mais longos anos
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2013, 19:44:19
eu ligo tudo num filtro de linha tbm, ele tem um fusível que queimaria e não deixaria meus aparelhos irem pro saco, o meu tem um bom tempo jah, e como eh fácil de trocar o fusivel, acho que ira durar mais longos anos
2x

Compra um régua estabilizadora que vem com o fusível, se queimar será só o fusível que você troca facilmente, pode tirar ele e levar numa loja de eletrônicos o balconista saberá ler a potência do fusível para te dar um de reposição que custa centavos.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 19:44:46 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2013, 21:50:43
o ideal é evitar as extensões, plugues de extensão (famosos "T"), e afins. E observar a capacidade de cada tomada, que geralmente é algo entre 6 e 20 amperes. Geralmente quando você usa destes artifícios, como extensões, Ts e filtros de linha, o que na maioria das vezes acontece é que você excede a capacidade da tomada e dos cabos onde carga está ligada.

Como dica, eu olharia a integridade dos cabos e dos disjuntores da instalação da sua casa. Para queimar os dois possivelmente foi um curto circuito que acontece. Sendo assim existem perguntas a ser feitas.
Por que o disjuntor não atuou? (bom ver se ele é compatível com o circuito de tomadas). E para quem não sabe, disjuntores tem vida útil. Existe um número de curto circuitos que ele suporta sem danificar o mecanismo. Depois disso ele fica, digamos "viciado". De repente precise substituir. Em média ele suporta 2 curto circuitos, no máximo 3. Depois não há garantia de funcionamento, nem mesmo contra sobrecarga.

Abraço.

Alex Simões


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2013, 22:18:23
o ideal é evitar as extensões, plugues de extensão (famosos "T"), e afins. E observar a capacidade de cada tomada, que geralmente é algo entre 6 e 20 amperes. Geralmente quando você usa destes artifícios, como extensões, Ts e filtros de linha, o que na maioria das vezes acontece é que você excede a capacidade da tomada e dos cabos onde carga está ligada.

Como dica, eu olharia a integridade dos cabos e dos disjuntores da instalação da sua casa. Para queimar os dois possivelmente foi um curto circuito que acontece. Sendo assim existem perguntas a ser feitas.
Por que o disjuntor não atuou? (bom ver se ele é compatível com o circuito de tomadas). E para quem não sabe, disjuntores tem vida útil. Existe um número de curto circuitos que ele suporta sem danificar o mecanismo. Depois disso ele fica, digamos "viciado". De repente precise substituir. Em média ele suporta 2 curto circuitos, no máximo 3. Depois não há garantia de funcionamento, nem mesmo contra sobrecarga.

Abraço.
Quando eu fui verificar o dsjuntor estava desligado, mas os aparelhos ja haviam queimado.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2013, 23:04:45
E já viu o que vai fazer? Pode tentar buscar teus aparelhos via processo administrativo junto a cia de energia elétrica daí. Se for comprovado que não foi um defeito na rede elétrica da tua casa, provavelmente haverá um ressarcimento
Tecpix + motorola do guga


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2013, 08:00:24
E já viu o que vai fazer? Pode tentar buscar teus aparelhos via processo administrativo junto a cia de energia elétrica daí. Se for comprovado que não foi um defeito na rede elétrica da tua casa, provavelmente haverá um ressarcimento

Praticamente impossível, afinal de contas acho que a casa do rafael, não tinha sistema de aterramento (como exige a companhia) em todas as tomadas........ Pois caso tivesse provável não teria queimado....


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2013, 08:45:22
O problema está muito abstrato.
Não está claro o motivo de ter queimado os aparelhos.
Aconselho a chamar um profissional e verificar toda a sua instalação elétrica, pois, de nada vai adiantar comprar filtro de linha ou estabilizadores se sua residência tem problemas na implementação elétrica, seria como tentar tapar o sol com uma peneira.
Existem residências em que as lâmpadas, tomadas e chuveiro elétrico estão todos ligados ao mesmo circuito... você liga o chuveiro ou a máquina de lavar, as luzes piscam, etc...
Uma instalação correta e padronizada com uma implementação de aterramento correta seguindo as especificações é fundamental.

A questão é perigosa... um curto circuito pode botar fogo na sua residência... não deixe de verificar isto... se a instalação é muito antiga... refaça e verifique a necessidade de troca das tomadas.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 08:48:32 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2013, 09:21:26
Eu moro em condomínio/apartamento, acredito que as instalações sejam seguras... Acho que foi algo relacionado a eu ter sobrecarregado a capacidade das tomadas.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px