Autor Tópico: uma unica lente ?  (Lida 8028 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 23 de Julho de 2013, 20:04:23
Pessoal obrigado pelo retorno.

    Tenho lido muito na internet sobre as lentes, mas agora fiquei na dúvida com o comentário de vocês.
Com relação ao sensor, uma lente de 35mm ficaria menos cropada do que com a 50mm? O sensor não faria o crop independente da lente?

affalcao pq a 50mm é muito limitada?

Grato

Cara,

Digo limitada no sentido do ângulo de visão que ela proporciona. É muito boa para fotografia de retrato, mas se quiser tirar foto de corpo inteiro ou de uma paisagem por exemplo, vc tem que ir lá do outra lado da rua. Ainda mais num sensor cropado.

abraços
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #46 Online: 23 de Julho de 2013, 20:28:02
descambou o tópico... Era para discutir se era possível usar uma só lente full frame, e agora virou consultoria sobre diversas lentes DX. rs
D600 - E-M10


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 23 de Julho de 2013, 21:31:40
descambou o tópico... Era para discutir se era possível usar uma só lente full frame, e agora virou consultoria sobre diversas lentes DX. rs

Concordo em parte.  A dúvida em só usar somente uma lente em FF pode ser adaptada para uma lente em DX. 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #48 Online: 23 de Julho de 2013, 23:10:16
Tudo aqui vira consultoria...

Gentes, tá com duvida de qual lente comprar: Espaço DSLR, Espaço Canon, Espaço Nikon, etc... Aqui é ARTE!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 24 de Julho de 2013, 00:13:00
Voltando ao assunto do tópico, pelo que já li por aí, é pouca a diferença de qualidade entre uma lente fixa e uma zoom na mesma distância focal.  A principal vantagem é a abertura, que geralmente é bem maior nas fixas. Dificilmente encontramos uma zoom com abertura maior que 2.8

Dessa forma, não vejo vantagem em ter uma fixa como lente única.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2013, 06:34:06
já li por aí, é pouca a diferença de qualidade entre uma lente fixa e uma zoom na mesma distância focal.
Só posso falar pelas lentes fixas e zooms que tive, desde a do Kit passando pela Tamrom 17-50 2.8, que é muito elogiada, e pelas Canon 17-40, 24-105 e 70-200 2.8 (versão I), todas L. Para mim a diferença não é pouca não, é muita: além do peso, da abertura e do preço, da qualidade de imagem (em todos os aspectos: nitidez, contraste, cores, etc). Não é à toa que o sujeito, depois de começar a usar fixas, tem dificuldade de voltar para as zooms. Eu, por exemplo, me desfiz da última zoom (17-40) há pouco e troquei tudo por fixa.

Respondendo à pergunta: eu iria de 50mm em FF e 35mm em APS-C. Abs!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 24 de Julho de 2013, 07:57:06
Só posso falar pelas lentes fixas e zooms que tive, desde a do Kit passando pela Tamrom 17-50 2.8, que é muito elogiada, e pelas Canon 17-40, 24-105 e 70-200 2.8 (versão I), todas L. Para mim a diferença não é pouca não, é muita: além do peso, da abertura e do preço, da qualidade de imagem (em todos os aspectos: nitidez, contraste, cores, etc). Não é à toa que o sujeito, depois de começar a usar fixas, tem dificuldade de voltar para as zooms. Eu, por exemplo, me desfiz da última zoom (17-40) há pouco e troquei tudo por fixa.

Respondendo à pergunta: eu iria de 50mm em FF e 35mm em APS-C. Abs!

Realmente a minha 40mm  é infinitamente melhor que a 18-55mm, mas não sei se é uma comparação justa. Já li alguns comparativos por aí que mostram que a diferença entre fixas e zoom não é tão grande, pelo menos em relação à nitidez.

Quanto ao peso, preço e abertura, realmente não há o que discutir.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #52 Online: 24 de Julho de 2013, 10:38:20
Já li alguns comparativos por aí que mostram que a diferença entre fixas e zoom não é tão grande, pelo menos em relação à nitidez.


Algumas zooms têm desempenho excelente, comparável às fixas principalmente no quesito nitidez (parece que a 70-200/2.8L IS II e a 24-70/2.8L II são assim). O problema é considerar a nitidez como o único (ou o mais importante) fator para se avaliar a qualidade de uma objetiva.


Eu considero que até mesmo a 18-55 possui nitidez suficiente para a grande maioria das aplicações. Quando avalio a qualidade de uma objetiva, analiso outras coisas além da nitidez, principalmente aberrações cromáticas, suavidade do bokeh e contraste. E nisso, pelo menos de todas as objetivas que já tive, as fixas ainda são insuperáveis. E eu tive excelentes zooms, 24-70/2.8L, 17-40/4L, 24-105/4L IS, 70-200/2.8L, 17-55/2.8 IS, Tamron 17-50/2.8, etc... Claro que nem todas as fixas são excelentes em todos esses quesitos. A 50/1.8, por exemplo, tem um bokeh que não me agrada, e por isso eu nunca mantive uma por muito tempo.


Além disso, eu sou fanático por aberturas grandes. Ultimamente confesso que estou achando até mesmo f/2.0 muito fechado, ehehehe, e tenho sonhado com em pegar uma 35/1.4L...  :D


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #53 Online: 24 de Julho de 2013, 15:32:44
acredito que uma lente zoom seja boa pra deixar grudada na câmera,dependendo do lugar em se vai fotografar,existem poeiras,terras ,água etc. coisas que poderiam sujar o sensor,até mesmo o fato de retirar e por a lente do corpo pode ter seus pontos críticos , deixar a lente cair é um risco constante.

mas ter uma única lente fixa,acredito eu, te faz um fotógrafo melhor.
conheço gente que pensa assim.
-ah, vou fazer a foto bem aberta pra garantir depois recorto no tratamento.(nada contra quem pensa ou faz isso.)

más,prefiro que a foto saia quase que 100% bem enquadrada da cam.

uma lente fixa te faz pensar mais,força o fotógrafo a andar e achar um bom enquadramento.
uma lente fixa não facilita a vida de ninguém,porem torna o profissional melhor.

é o que penso,falo isso por experiencia própria.
minhas fotos melhoraram muito depois que passei a pensar e trabalhar assim.

lente fixa é sinônimo de movimentação.  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 24 de Julho de 2013, 20:32:31
uma lente fixa te faz pensar mais,força o fotógrafo a andar e achar um bom enquadramento.
uma lente fixa não facilita a vida de ninguém,porem torna o profissional melhor.

é o que penso,falo isso por experiencia própria.
minhas fotos melhoraram muito depois que passei a pensar e trabalhar assim.

lente fixa é sinônimo de movimentação.  :ok:

Concordo, mas muitas vezes essa movimentação é inviável.  Como vou fotografar uma festa infantil ou uma paisagem com uma 80mm ou uma corrida de carros ou partida de futebol com uma 16mm ?

Se for para ter uma única lente, que é a ideia inicial do tópico, entendo que tenha que ser uma zoom, a despeito da melhor qualidade das fixas e do ensinamento que estas podem proporcionar ao fotógrafo, conforme citado por ti.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #55 Online: 24 de Julho de 2013, 21:11:42
sei não ein.
um cara que fotografa partidas de futebol sabe qual é a melhor distancia focal para seu trabalho,assim como o cara dos eventos sabe qual a sua melhor opção.

é tudo questão de escolha.
claro que um cara que fotografa festas jamais irá escolher 80mm para clicar.assim como um fotógrafo de pássaros não ira clicar com 16mm.

da só uma 400mm pra um fotógrafo de esporte,uma 35mm ou uma 50mm para um de eventos.te garanto que iram se virar muito bem.  :ok:

eu me viro benzasso só com uma 50mm em todos os eventos que faço,e de foco manual.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 24 de Julho de 2013, 21:57:55
sei não ein.
um cara que fotografa partidas de futebol sabe qual é a melhor distancia focal para seu trabalho,assim como o cara dos eventos sabe qual a sua melhor opção.

é tudo questão de escolha.
claro que um cara que fotografa festas jamais irá escolher 80mm para clicar.assim como um fotógrafo de pássaros não ira clicar com 16mm.

da só uma 400mm pra um fotógrafo de esporte,uma 35mm ou uma 50mm para um de eventos.te garanto que iram se virar muito bem.  :ok:

eu me viro benzasso só com uma 50mm em todos os eventos que faço,e de foco manual.

Sim, cada lente adequada ao seu evento. Se o cara que fotografa pássaros for a uma festa com a sua lente, não vai conseguir cobrir o evento e vice-versa. Qual a solução ?   Uma zoom que pode ser usada nas duas situações.

Só lembrando que o assunto do tópico é " uma única lente", ou seja, versatilidade ( na minha opinião)

 :ok:

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #57 Online: 24 de Julho de 2013, 22:23:30
uma fixa não é versátil ?
não é todo mundo que clica de tudo.
eu gosto de retratos meio corpo,uma 85 ou uma 50mm pra mim já está ótimo.
50mm melhor ainda porque com alguns passinhos pra traz consigo pegar até um grupo de amigos.

uma lente tem que ser versátil dentro do assunto que cada fotógrafo busca.
claro que pra muitos é impossível viver sem zoom.

mas acho besteira a pessoa que quer ter uma 17-40mm+24-105mm+70-200mm+++++++++ai vai.

as vezes o cara tem um monte de zoom e não tira a 50mm da cam.... :doh:
olha que já vi ein....


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #58 Online: 24 de Julho de 2013, 22:55:36
uma fixa não é versátil ?
não é todo mundo que clica de tudo.
eu gosto de retratos meio corpo,uma 85 ou uma 50mm pra mim já está ótimo.
50mm melhor ainda porque com alguns passinhos pra traz consigo pegar até um grupo de amigos.

uma lente tem que ser versátil dentro do assunto que cada fotógrafo busca.
claro que pra muitos é impossível viver sem zoom.

mas acho besteira a pessoa que quer ter uma 17-40mm+24-105mm+70-200mm+++++++++ai vai.

as vezes o cara tem um monte de zoom e não tira a 50mm da cam.... :doh:
olha que já vi ein....
A minha 24-70 é de longe a lente que eu mais uso! Faço de tudo com ela, e olha que eu tenho um conjuntinho de fixa de qualidade! No final, tudo depende de como você quer fazer, eu não faço nenhum evento sem as minhas zoom 2.8, só vou com elas e é tudo o que eu preciso!
Nikon 24-70 @24mm

Bacia da Vovó - Penha SC by RenatoPope, on Flickr
A mesma lente em 70mm

Retrato by RenatoPope, on Flickr
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 22:58:24 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 24 de Julho de 2013, 23:10:03
óbvio que uma fixa não é versátil. Vc mesmo confirma isso quando diz não é todo mundo que clica de tudo. A fixa serve para o que foi proposta.

Eu faço fotografia de festa mas amanhã vou viajar e vou tirar fotos de paisagem.  São duas situações diferentes que exigem lentes diferentes.

Uma 50mm pode ser usada nas duas situações ?  Sim, mas uma 18-55 ou uma 24-70 não funcionariam melhor ?

Outra coisa,

Apesar de vc achar besteira usar várias lentes zoom, é comum fotógrafos renomados trabalharem dessa forma.

Só quero deixar claro que não sou contra lente fixa. Adoro minha 40mm mas infelizmente não posso usar ela em situações muito diversas.
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 23:12:54 por affalcao »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8