Autor Tópico: Canon 60D - Foco + Lente  (Lida 2713 vezes)

Marcos Rafael Castro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Julho de 2013, 11:19:09
Bom dia, ontem estreei minha Canon 60D,(utilizava uma Canon SX40) e ja surgiu algumas dúvidas, espero que possam me ajudar.

-Sem utilizar o filtro UV, posso fotografar o sol? (não diretamente, por exemplo: o sol no cabelo de uma menina, que fica muito bonito, mas mesmo um pouco a lente acaba mirando direto no sol)

-Qual ordem para troca de foco automático pra manual? ja coloco a lente em MF e depois desligo na camera o AF? (estou perguntando porque no manual da lente, diz que nao pode ficar a lente AF e a camera em MF, nem vice versa)

-Qual o modo de foco que vocês mais usam? Pra quem tem ou ja usou a 60D. (ONE SHOT, AI FOCUS, AI SERVO).


Muito obrigado!


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2013, 20:20:29
-Sem utilizar o filtro UV, posso fotografar o sol?
Sim, mas cuidado. Olhar para o sol com uma DSLR, pode causar danos irreversiveis aos seus olhos. Use o LCD ou protetor no viewfiner.

-Qual ordem para troca de foco automático pra manual? ja coloco a lente em MF e depois desligo na camera o AF?  (estou perguntando porque no manual da lente, diz que nao pode ficar a lente AF e a camera em MF, nem vice versa)
não sei responder. Nunca observei isso nas cameras que usei. Sempre mudei de AF para MF sem me preocupar com ordem. Na dúvida eu desligaria a camera, mudaria tudo, e ligaria...mas como disse, nunca me preocupei com ordem para fazer isso.

-Qual o modo de foco que vocês mais usam? Pra quem tem ou ja usou a 60D. (ONE SHOT, AI FOCUS, AI SERVO).
Depende do que se vai fotografar. Os que mais uso são: foco de 1 ponto, metering central, Foco contínuo (eventos e esportes), Single-shot (estúdio), 4 fps (em eventos), 12 fps (esportes).
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 20:25:54 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2013, 21:59:02
1) Pode, tomando os cuidados colocados aí em cima. O maior problema não é o sensor em exposições curtas, são os olhos.

2) As Canon não tem "AF" na câmera. Isso é uma particularidade das Nikons onde tanto o corpo quanto as lentes podem ter ou não motor de foco, gerando quatro combinações possíveis. Nas Canon, todas as lentes tem motor de foco (com exceção de lentes específicas como as TS ou a MP-E) e nenhuma câmera tem motor de foco. A chave está na lente e em lentes mais simples vc precisa colocar a lente em MF antes de focar manualmente, caso contrário pode danificar o motor da lente. Deve ser isso que vc leu no manual.
Nas lentes de um patamar superior, isso não é necessário, vc pode usar foco manual mesmo com a lente estando em foco automático. Normalmente lentes USM são também FTM (Full Time Manual Focus), com exceção das USM mais antigas e baratas como a 75-300 USM.

3) One Shot significa que a câmera vai fazer o foco e parar por aí. AI-Servo significa que a câmera vai tentar acompanhar a movimentação do objeto, deixando ele em foco. Ai-Focus é um intermediário onde a câmera é que vai decidir se vai usar um ou outro modo. A não ser que vc esteja fotografando esportes ou alguma coisa em movimento, durante o dia e sem flash (e esteja acostumado a usar o Servo), utilize o One-Shot.

« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 22:00:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Marcos Rafael Castro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2013, 23:00:30
Muito obrigado Ashkenazzi e AlexandreS  :ok:
Tiraram minhas dúvidas!

As fotos que tirei ja era mais de 17:00, ae o sol não tava tão forte. Mas vou tomar mais cuidado daqui pra frente. Na SX 40, fotografava só pelo LCD, era tranquilo mirar pro sol.
Eu dei uma lida mais cedo sobre isso de fotografar o sol, o pessoal tava falando que é bom deixar a câmera com pouca abertura, f16...f18, e não deixar ela mirada por muito tempo pro sol.

Daqui a pouco vou postar as fotos la na Galeria de Fotos, se puderem dar uma olhada.

Obrigado!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2013, 23:47:02
Rafael, bem vindo ao MF e ao mundo das DSLRs.

Eu endosso as dicas que os colegas já colocaram. Em relação ao foco eu, particularmente uso mais e indico para quem está começando, o ONE SHOT com o ponto central. Se estiver muito difícil no começo, deixe em AI FOCUS que a máquina decide por você mas não deixe ela decidindo por muito tempo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2013, 08:11:03
Rafael, bem vindo ao MF e ao mundo das DSLRs.

Eu endosso as dicas que os colegas já colocaram. Em relação ao foco eu, particularmente uso mais e indico para quem está começando, o ONE SHOT com o ponto central. Se estiver muito difícil no começo, deixe em AI FOCUS que a máquina decide por você mas não deixe ela decidindo por muito tempo.

só uma ressalva... eu até hoje só uso o ponto central de foco e recomponho.. questão de costume, de quando comprei minha primeira DSLR e o ponto central era o mais confiável e rápido na focagem...

mas focando com o central e recompondo, em AI FOCUS, a câmera pode tirar o foco de onde eu foquei inicialmente..

95% das vezes uso ONE SHOT, ponto central de foco e recomponho. Os outros pontos de focagem e modos só uso por exemplo em fotos macro, panorâmica de movimento, ação, disparo contínuo, etc..
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 08:13:43 por Luciano.Queiroz »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2013, 11:31:56

mas focando com o central e recompondo, em AI FOCUS, a câmera pode tirar o foco de onde eu foquei inicialmente..

95% das vezes uso ONE SHOT, ponto central de foco e recomponho. Os outros pontos de focagem e modos só uso por exemplo em fotos macro, panorâmica de movimento, ação, disparo contínuo, etc..
Eu também só tenho usado ponto central.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales