Autor Tópico: Concurso Nikon - estão de brincadeira?  (Lida 4526 vezes)

kazinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Julho de 2013, 09:09:52
ontem vi na página da Nikon um concurso: eu sou o momento especial (https://www.facebook.com/NikonBrasil/app_201742856511228). então resolvi participar.

tem dois temas que pode-se enviar as fotos:
Tema 1: CASAMENTOS
Tema 2: FESTAS (Bodas, aniversário, formaturas, shows, eventos sociais e afins)
 mandei uma foto, para o Tema 2. no regulamento está isso: "o participante deste Concurso Cultural deverá enviar juntamente com a foto, cópia da "Autorização de Uso de Imagem", devidamente firmada pelos eventuais Fotografados. "

até então tudo certo! o problema começa depois que enviei minha foto(neste link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=383239591757134&set=a.126122174135545.33331.100002132885068&type=3&theater) (não consehui postar a imagem aqui).
mandei e me responderam o e-mail, dizendo que eu preciso mandar junto a autorização do uso de imagem da pessoa que aparece na foto. detalhe: perceberam quem é que está na foto? simplesmente Paula Fernades. sim, falo com a Paulinha todo dia, bem facil conseguir essa autorização com ela :doh:         >:(  >:(  :shock: (tsc, tsc)



Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2013, 09:40:15
Mas se no regulamento já está escrito que eles exigem a autorização de uso de imagem dos eventuais fotografados, cabia a você selecionar alguém que pudesse fornecer essa autorização. Não vejo nada de errado ou injusto.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2013, 10:25:52
Mas se no regulamento já está escrito que eles exigem a autorização de uso de imagem dos eventuais fotografados, cabia a você selecionar alguém que pudesse fornecer essa autorização. Não vejo nada de errado ou injusto.

 Perfeito :ok:

E se a pessoa fotografada não gostar que foi divulgada e resolver processar os organizadores do concurso? Eles tem que se resguardar mesmo. Anônimos já dão problema, imagina famosos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2013, 13:34:51
A Nikon está certíssima. Uso não autorizado de imagem pode dar um processo bem chatinho.


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2013, 18:01:44
A cantora em questão é uma personalidade pública e esse critério não se aplica a pessoas públicas. Pode usar a foto a vontade.


Joel Gonçalves da Cruz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
  • "Parar, sacar los sueños del cajón y empezar"
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2013, 14:19:38
Sei não, acho que mesmo em casos de pessoas publicas depedendo da pessoa ainda da rolo....
"Lo mejor de la fotografia es que ella no cambia, mismo cuando las personas lo hacen"

http://www.flickr.com/photos/118018927@N03/

Canon AE-1 / 50mm / Hoya HMC 28-85mm / Prorokinon MC 80-200mm


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
à
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2013, 12:01:04
A cantora em questão é uma personalidade pública e esse critério não se aplica a pessoas públicas. Pode usar a foto a vontade.

Sei não se é simples assim viu... o Mr. Hyde poderia dar uma noção melhor disso pra gente  :ponder:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2013, 12:12:20
A cantora em questão é uma personalidade pública e esse critério não se aplica a pessoas públicas. Pode usar a foto a vontade.

Pessoa Pública em evento público pode ter sua imagem registrada e divulgada.
Pessoa pública em evento privado tem direito à sua imagem. É direito personalíssimo e ela pode vetar a captura e/ou divulgação. Vide os problemas encontrados com e pelos paparazzi: volta e meia alguém processo um deles e hj em dia as publicações já estão meio escoladas e já não publicam fotos realizadas em ambientes privados.

Contudo, mesmo a pessoa sendo pública e a captura tenha sido em evento público se o regulamento do concurso exige a 'Autorização de Uso de Imagem' (no que eles estão certíssimos) só cabe aos interessados enviar, se não enviar serão eliminados.
Não dá para reclamar da regra quando ela é previamente conhecida.
Se não tem a referida Autorização, inscreve outra imagem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2013, 19:19:31
Valeu Hyde  :ok:


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2013, 22:20:14
Vi que a Nikon cancelou um concurso fotográfico promovido no Facebook. Não foi esse?
« Última modificação: 30 de Julho de 2013, 22:20:32 por Sunriser »