Autor Tópico: aproveitamento de clicks  (Lida 1708 vezes)

Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Julho de 2013, 09:53:02
olhando as fotos q eu tenho no pc agora fiquei meio assustado com o numero de fotos q eu tenho.

Minha camera esta com aprox. 15k clicks e eu tenho aproximadamente umas 1500 fotos com ela  :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

se eu tivesse visto uma propaganda dessas, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=89580.0, a uns 8 meses atras provavelmente não teria comprado uma dslr, e talvez nem me interessasse por essa atividade como me interesso hj.

A d5100 eh minha primeira câmera, não eh nem primeira dslr, eh primeira câmera mesmo, comprei pq queria foto com qualidade e nem imaginava tudo q tinha por tras de uma boa foto.
Então como primeira dslr, tudo eh novidade, primeiro flash, primeira lente clara, primeiro rebatedor, uma nova tecnica e etc e a cada novidade vem os experimentos, mas acho q estou experimentando demais, testando demais....

E ai, eh normal com a primeira câmera fazer clicks demais ou vcs tem um numero mais equilibrado na relação cliks x foto aproveitadas ?





Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2013, 10:17:01
Daqui pra frente sua média aumenta.. é normal no começo "gastar" mais cliques sem necessidade...

no meu caso hoje, sei lá, não tenho um número mas acho que aproveito uns 30 a 50% em média.. depende muito, porque se é uma viagem que vai ser difícil eu retornar lá, posso gastar mais.. se é um evento corriqueiro não fico clicando à tôa e o aproveitamento é muito maior.. na média deve dar perto de 40% eu acho... Filtrar e guardar só as melhores é normal.
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 10:19:59 por Luciano.Queiroz »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2013, 10:33:12
Bresson dizia que "As suas primeiras 10.000 fotos serão suas piores..."  Isso no tempo do filme, se fosse hoje talvez dissesse 100.000... Hehehehehe

Isso é normal. Com o tempo e aprendizado essa proporção tende a aumentar conforme disse o Luciano  :ok:


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2013, 10:39:26
Meu primeiro ensaio tirei quase 900 fotos kkkkkkkkk

Hoje em dia tiro umas 250 - 300 pra escolher umas 70 - 100

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2013, 17:29:24
Eu considero aproveitável ou potencialmente aproveitáveis 70% de minhas fotos.
Esses 70% são aquelas que eu não apago de logo. Passa num 1º crivo.
Dessas, 50% serão efetivamente tratadas (o que no geral dá 35% de aproveitamento).
Todas elas vão para impressão e só um pequena parte vai para ampliação, com modificação no tratamento ou não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2013, 14:26:40
menos mal então :)

Citar
Todas elas vão para impressão e só um pequena parte vai para ampliação, com modificação no tratamento ou não.

Hyde vc imprimi todas as suas fotos ? :shock: :shock:

eu tenho bem poucas impressas, geralmente não curto muito as minhas fotos as vezes não deleto só pra sobrar alguma coisa uehuasehas
se for pra escolher as q realmente gostei mesmo acho q teria umas 100,200 no máximo. mesmo assim eh um gostei nota 8, não tem nenhuma q eu achei, "nossa q coisa linda".
E dentre essas q eu gosto ainda boa parte eh mais por valor sentimental do q por qualidade fotográfica mesmo.

Meu, preciso melhorar muita coisa.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2013, 14:51:09
Eu gosto de clicar bastante, muitas vezes 3 ou 4 clicks para a mesma composição. Mas tenho tido um bom aproveitamento. Acho que tecnicamente falando em mais de 80% só que quando se olha do ponto de vista artístico já deve cair para menos de 50%. Em termos de fotos que ficam entre as prediletas, estimo na faixa de uns 20 a 30%.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2013, 15:27:06
Editando...
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 15:27:54 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2013, 15:38:39
Acho quando estamos começando, principalmente quando é apenas por hobby, é normal "perder" um número maior de clicks porque é tudo novo, você quer testar tudo, você quer registrar tudo. Embora eu ache que isso não é uma perda de clicks, porque é com os seus erros e testes que você aprende, você pode perder uma foto, mas ganha experiência com cada click "errado". Então com o tempo, você vai aprendendo a "economizar" esses clicks porque com tudo que você veio aprendendo, você simplesmente passa a pensar um pouco mais antes de cada click. A tendência com o tempo, pelo menos na minha concepção, é que os clicks diminuam mas o aproveitamento deles aumente.

Como ainda não faço na profissionalmente, nem me importo muito com esse lance de clicks. Se saiu uma boa foto, ótimo, se não saiu, valeu a experiência e aprendizado.  :ok:
Antes eu guardava todas as fotos, até mesmo as ruins e péssimas, hoje já faço uma limpa durante o tratamento e deixo salva apenas as que eu gostei.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2013, 16:50:25
normal, eu tenho duas cameras, um esta nos 10k clicks e a outra esta beirando isso tbm, se ver meu flickr nao deve ter 200 fotos postadas(e olha que posto coisa pra caramba la), tenho na faixa de 120 fotos impressas aqui e 4 paineis grandes... eh normal sim, haha claro que em trabalhos o aproveitamento é maior, mas uma saida fotografica eu faço em media 100 fotos e aproveitos umas 5, 6...Até pq seleciono o melhor do melhor tanto em termos artisticos quanto tecnicos!
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 16:50:51 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2013, 16:56:11
O aproveitamento depende de sua experiëncia e de seu grau de exigëncia. Provavelmente a sua experiencia ira aumentar e o seu grau de exigencia tambem, ou seja, o aproveitamento de suas fotos sempre sera ruim, caso isso aconteca eh claro. Mas s isso acontecer vai ser otimo pois sem duvida sera um fotografo melhor. Se isso nao acontecer, bem...seras um mal fotografo bastante feliz. Nem sempre a clareza traz felicidade.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2013, 17:25:21
dias desses tava fazendo uma limpa nos arquivos e me espantei com a quantidade de foto feia (tecnicamente mediana e artisticamente ruim) que tinha guardado . . . nem acreditei q já tinha considerado como bons clicks  :aua: :aua: . . . e eu já tinha a idéia de perda exagerada de fotos e acreditava q isso fosse melhorar . . . a ignorância é uma bênção na nossa vida . . . depois que comecei a melhorar o senso crítico e a técnica o aproveitamento parece que diminuiu . . .
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2013, 18:08:52
Citar
O aproveitamento depende de sua experiëncia e de seu grau de exigëncia. Provavelmente a sua experiencia ira aumentar e o seu grau de exigencia tambem, ou seja, o aproveitamento de suas fotos sempre sera ruim, caso isso aconteca eh claro. Mas s isso acontecer vai ser otimo pois sem duvida sera um fotografo melhor. Se isso nao acontecer, bem...seras um mal fotografo bastante feliz. Nem sempre a clareza traz felicidade.

huueuheheu, verdade,espero q meu nível técnico acompanhe meu nível de exigência, hj estou pensando mais pra fazer uma foto mas parece q as não deletadas estão diminuindo uhehuehueh





Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2013, 21:08:02
(...)

Hyde vc imprimi todas as suas fotos ? :shock: :shock:

(...)

Não, não...
Devo imprimir provas (10X15cm) de uns 30-35% de todas as fotos (algumas eu começo a tratar mas não acabo por inabilidade de fazer a PP de acordo com o que imagino para essa foto em particular).
Dessas apenas uma pequena parte vai para a ampliação.
Essas aí sim considero A foto.
Deve dar, no máximo, 5% de cada 100.
Acho que é um bom aproveitamento.
Possivelmente daqui a alguns anos eu ache esse percentual inaceitável e comece a contar por números brutos por ano.
Dizem que 10 por ano é uma excelente produção.
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 21:08:24 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2013, 21:55:47
Citar
(algumas eu começo a tratar mas não acabo por inabilidade de fazer a PP de acordo com o que imagino para essa foto em particular).

Isso acontece comigo bastante tbm, tem fotos q as vezes faço ja imaginando como eu quero q ela fique mas dificilmente consigo fazer uahsuehase
mas aos poucos ta melhorando.