Autor Tópico: Dúvida - Compra de câmera  (Lida 3328 vezes)

jpd79

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 22 de Julho de 2013, 12:05:11
Olá pessoal!
Antes de mais nada, parabenizo o fórum e os usuários pelas excelentes informações!
Pretendo adquirir uma câmera para fotografar e filmar meu recém-nascido filho e, futuramente, suas travessuras, festinhas, etc.
Já li bastante coisa no fórum e em sites, mas não entendo quase nada de fotografia... Se,possível, gostaria de uma ajuda para escolher um modelo que me atendesse. Gostaria, apenas, que a câmera filmasse em full hd.
Desde logo, agradeço a todos!
Grande abraço!


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2013, 13:44:23
Bem-vindo ao fórum!

Nos dê mais algumas informações, para que possamos ajudá-lo:

- quanto pretende gastar?
- tens a intenção de estudar fotografia, fazer cursos na área?
- prefere equipamento discreto, portátil ou grande? Quer levar a câmera no bolso, na bolsa ou em uma mochila só pra ela?
- qual será o uso das fotos? Quadros, impressões (que tamanho), Internet... ?
- quer investir a muito longo prazo (equipamento pra durar 5 anos ou mais) ou gosta de se atualizar a cada ano ou biênio?


jpd79

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2013, 13:54:13
Obrigado pelas boas vindas e pela resposta! Seguem as respostas! No aguardo, toda ajuda será valiosa!

Pretendo gastar menos de R$1000;
no momento, infelizmente, não tenho tempo pra me aprofundar no estudo de fotografia, embora eu ache interessante. A câmera, pelo menos num primeiro momento, seria pra ser usada no modo automático, ou com pequenos ajustes fáceis;
equipamento portátil; eventualmente, eu penso em imprimir as fotos (books/quadros), mas prioritariamente pretendo arquivar as fotos em mídia;
gostaria de uma câmera que pudesse ser usada por um bom tempo (+ 5anos).

Abs.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2013, 15:47:12
Do que se consegue observar pelo que foi informado, penso que suas expectativas melhor seriam satisfeitas com uma "compacta premium".
Basicamente, a maior parte dos modelos que se encaixam nessa nomenclatura são compactas de bolso, porém mais poderosas, com sensor 50% maior que o da maioria e lentes mais claras. De resto, são fáceis e intuitivas de se usar, como qualquer "point and shoot".
Nesta faixa de preço, imagino que as melhores opções ficariam entre a Canon G15, e a Panasonic LX7.
Existe um tópico (que acredito ser de autoria do próprio Sunriser) com uma tabela comparando diversos modelos nesta "linha" de câmeras e você pode consultar.
Por fim, é bastante válido que você comece a pesquisar fotos tiradas com as pretendidas câmeras para ver se elas se encaixam no que você espera como resultado.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jpd79

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2013, 16:11:12
Valeu Greatwalker!
Muito obrigado pela ajuda! Vou pesquisar os modelos indicados, já ouvi dizer que as canon são muito boas.
De toda forma, outras opiniões tb são bemvindas!
Abs a todos


Tequilindo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2013, 16:15:07
Pessoal, aproveitando o tópico do nosso colega. Quero um comprar uma máquina compacta até R$500,00. Estou quase fechando na WX100 da Sony. Alguém indica outra, conhecem os prós e contras da WX100 ? Sou usuário doméstico. A minha antiga era uma uma W50, mas foi roubada. Obrigado. Alessandro.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2013, 17:26:20
Pessoal, aproveitando o tópico do nosso colega. Quero um comprar uma máquina compacta até R$500,00. Estou quase fechando na WX100 da Sony. Alguém indica outra, conhecem os prós e contras da WX100 ? Sou usuário doméstico. A minha antiga era uma uma W50, mas foi roubada. Obrigado. Alessandro.

por uns 50 reais a mais tu encontra a canon sx240, muito melhor que esta sony.

Abração
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 17:26:44 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2013, 17:29:27
Obrigado pelas boas vindas e pela resposta! Seguem as respostas! No aguardo, toda ajuda será valiosa!

Pretendo gastar menos de R$1000;
no momento, infelizmente, não tenho tempo pra me aprofundar no estudo de fotografia, embora eu ache interessante. A câmera, pelo menos num primeiro momento, seria pra ser usada no modo automático, ou com pequenos ajustes fáceis;
equipamento portátil; eventualmente, eu penso em imprimir as fotos (books/quadros), mas prioritariamente pretendo arquivar as fotos em mídia;
gostaria de uma câmera que pudesse ser usada por um bom tempo (+ 5anos).

Abs.

Amigo, apesar de eu concordar com a indicação do colega greatwalker, acho que elas passarão um pouquinho acima do teu limite.
Outra sugestão seria a sony nex f3, compacta, qualidade de imagem igual a uma dslr (seria ótimo pras impressões/books e quadros que tu referiu), com ótima qualidade de vídeo, todos os comandos manuais, e ainda te daria a possibilidade de dar um upgrade caso a coisa comece a ficar mais séria ;) Encontra ela abaixo de 1000,00.
Abração
Tecpix + motorola do guga


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2013, 18:36:12
É, se você quer uma câmera com boa qualidade de imagem e um zoom generoso para o seu tamanho, a Canon SX240 é uma boa opção. Se quiser abrir mão do zoom em troca de mais qualidade de imagem, a Sony NEX parece ser a melhor opção.


Tequilindo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2013, 19:52:42
Beleza, pessoal. Obrigado pelas respostas. Acredito que a Canon Sx-240 seja a melhor opção mesmo, porém pesquisando aqui na Net o lugar mais barato foi na Fast à vista 692. No ML tem uma pessoal vendendo por 549, mas não senti segurança. A WX100 está 490. Indicam algum lugar que a SX-240 esteja com um preço melhor.
Obg.
Abs.
Alessandro - RJ


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2013, 20:01:33
Consulte o preço com o Nelson Nakamura, um vendedor bastante recomendado no fórum: n.orcamento@uol.com.br

Nesse tópico há mais informações sobre ele: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=69970.0


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2013, 20:37:59
Exatamente o mesmo motivo que tive pra comprar uma camera nova.
Queria uma fullHD
Há anos queria uma DSLR
 Poderia ter comprado uma GoPro, mas resolvi juntar as duas coisas.

Bom, primeira coisa que fiz foi procurar uma camera DSLR que filmasse em FullHD e que fosse mais barata. Comprei a Nikon d3100.
Resolveu todos meus problemas, levinha, rápida, lente do kit é fraca a ótica não é boa, mas sem problema pelo preço.

2 meses com ela, me empolguei tanto que comprei a d7000.
No vídeo que fiz (nunca na vida havia feito ou editado vídeo, então ele valeu mais pra guardar o momento), tem as duas.
Autofoco em vídeo é horrivel.

Dependendo do seu orçamento, vale a d3100 e um amigo tem a t3i acho, que são ótimas. Mas pra uma nitidez melhor, tanto no vídeo quanto nas fotos, te sugiro a comprar outra lente, esse 18-55 é boa, resolve, mas não é muito nítida.

Link pro vídeo: http://youtu.be/D4B9R_z03TQ
Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/


jpd79

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 12:15:06
Valeu a todos!
Parabéns pelo filhão, Sabuga, meu moleque chega em set/2013!
As câmeras que vc indicou parecem ótimas, mas infelizmente passa um pouco do meu orçamento, e eu tb tava querendo algo menos "complexo", sem ter que trocar lentes, etc, meu conhecimento sobre o assunto é bem limitado, rs.
De toda forma, muito obrigado!
Abs


Anna.I

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2013, 11:01:42
Entendo muito pouco das especificações técnicas, mas ouvi falar muito bem das SX240, quase comprei uma SX260, mas até agora não decidi. Até escrevo aqui para ajudar na decisão (ou gerar mais dúvidas)
Também meu motivo é criança... estou com 3 anos de fotos borradas e desfocadas, culpa por eu não ter investido numa boa máquina e do fato de que criança não pára quieta para tirar foto  :D
Vejo muito falar de zoom etc e tal, mas para fotos em movimento há poucas informações, estava quase ficando com uma SX260 (e ampliando o orçamento pensando numa g15) até que fui numa loja tradicional de SP e o sr que me atendeu me falou que, para atender o que eu queria, teria que investir numa DSLR de entrada, como a T3, que tem um tempo de resposta muito mais rápido e que pegaria bem os movimentos.
A sony nex f3 dá fotos incríveis, de fato qualidade é minha prioridade, mas descartei pq ela não tem o melhor tempo de resposta.
Pela praticidade, ainda estou inclinada a ir para as compactas que citei.
 Mas a T3, ou uma d3100, mesmo entendendo quase nada e sem estar disposta a investir em lentes etc, ainda está bem cotada (minhas mãos pequenas e orçamento é que sofreriam um pouco mais).


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2013, 13:14:25
Mas e porque a nex f3 não atenderia bem? Ela é rápida sim.
Das compactas que tu citou, a sx260 é apenas uma sx240 com gps. A g15 é outro nível, bem melhor, mas ainda bem abaixo de qualquer dslr ou nex. Se portabilidade for essencial, eu iria ou nela, ou na lx5 ou lx7.
Por outro lado,  se quer qualidade mesmo, deve deixar tuas opções entre a nex e as dslr. A lente do kit delas vai te atender bem, mas se tomar gosto pela coisa tu dará um jeito de ir adquirindo mais algumas lentes com o tempo. E lá se vai a saúde do bolso, hehe
Pensando nisso, a t3 seria uma boa pedida, pois é mais fácil de encontrar lentes e acessórios.  Só tem que ver o preço que tu viu ela, pq há grande variação.
A nex tem a vantagem de ser mais portátil, a lente do kit é bem melhor construída, ótica excelente e consegue lentes manuais (leia-se aquelas que tu tem que fazer o foco girando o anel manualmente, não é automático) por um preço bem interessante. A qualidade de vídeo dela também é excelente. Sem contar o preço dela que é de aproximadamente 900,00 aqui com nota fiscal, garantia de 3 anos se não me engano... Vale a pena

Espero não ter te confundido mais ainda, hehe

Tecpix + motorola do guga