Autor Tópico: OM-D com polarizador PL  (Lida 1337 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Julho de 2013, 20:18:57
Estava precisando  urgente de um polarizador para fotos de paisagem q farei nos próximos dias e acabei conseguindo agora um polarizador LINEAR (PL) e só poderei testar em campo. Alguem já utilizou com a OM-D e saberia me dizer se altera o auto-foco ou fotometragem? Tenho circulares por aqui, mas de outras medidas e sem adaptadores (49, 58, 67mm, q vou vender em breve..)
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2013, 12:49:55
Acabei usando o Polarizador Linear (Hoya simples) na OM-D e, aparentemente, os resultados foram bons e aparentemente nao tive problemas com foco ou fotometragem. Talvez pela OM-D ter um sistema de foco algo diferente das demais (nao sei exatamente), mas o fato é que nao tive problemas. Fotografo paisagens das minhas trips e quase 99% das vezes em condiçoes bem hostis, e as paradas para foto tem q ser super breves pois em geral estou participando de longas travessias e congeneres. Na ultima foram 6 dias pela região da Mantiqueira (Serra Fina, SP) e o dia em que caminhamos menos foram 9 horas, em geral de 10 a 12 hs. Assim, sem chance para parar demoradamente e  caprichar. Segue duas fotos mostrando o efeito do P. Linear. Li alguns comentários de que o P.L. oferece maior densidade de polarizaçao do que o Circular, mas ainda nao pude conferir. Por equanto ficarei com este até uma oportunidade de comprar um Polarizador Circular de qualidade..


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2013, 13:12:10
Show o Arco Íris  ! :)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2013, 10:13:17
Realmente o visual estava incrível, mas poderia ter capturado um arco completo do arco-iris. O problema é que estava chovendo razoavelmente forte e demorou para ter coragem de tirar a OM-D da pochet para fotografar, mesmo sabendo q ela é resistente a agua,  e qdo decidi capturei apenas o q aparece na foto, mas melhor do que nada. Enfim, o recurso da maquina e lente serem resistente à agua é um diferencial fantástico, sem contar o tamanho e peso: uso uma pochet simples da Decatlon onde  a OM-D cabe direitinho. Além disso a máquina resistiu intacta a trocentas pancadas em vara-matos e trepa-pedras. Por essa e outras para mim é insubstituível, pelo menos até o momento.
A propósito do Polarizador Linear, hoje recebi resposta da Olympus Portutal confirmando oficialmente que a OM-D e a 12-50mm podem utilizar sem qualquer restriçao esse polarizador, o que é uma ótima noticia, já que são bem mais baratos e em geral utilizados em lentes e maquinas antigas..


Da Olympus:
Em nome da equipa da Olympus Service Facility Portugal gostaria de agradecer o seu contacto.
A utilização de um Filtro Polarizado Linear com os equipamentos E-M5 e EZ-M1250 não tem qualquer recomendação para ser evitada.
Gratos pela preferência pela nossa marca, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Carlo Ventura
OSFP-SERVICE
Olympus Service Facility Portugal, tecnologias ópticas e digitais, Lda
Telefone: 707201147
E-mail: osfp.service@Olympus-Europa.com
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 10:23:21 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2013, 11:23:05
Rapaz, bom saber.

Creio que este filtro não teria problemas com a G2 também né? Penso em comprar um e também um macro. Mas esse último ainda tenho dúvidas !
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/