Falando em formatos de sítios diferentes, quando a Fuji lançou o S-CCD a ideia por trás do formato octogonal era que dava para encaixar mais sitios por unidade de área e mante-los em um tamanho interessante, sem abusar da densidade. Outra coisa interessante, que o formato octogonal tem é que o alinhamento pode ser nos eixos vertical, horizontal e diagonal a 35 graus, coisa que os formatos baseados em triangulos equilateros, como o hexagonal da sony, os alinhamentos são quebrados em multiplos de 30 graus. Isso torna as coisas mais complicadas matematicamente. Ou seja, a solução da Fuji foi muito melhor, mas a Sony teve que mostrar serviço.
Lembrem que o S-CCD e o Foveon são bem antigos.
Quanto ao lance das microlentes, não tem nada a ver com o filtro colorido bayer. Elas servem para duas coisas: a primeira é concentrar a luz para aumentar um pouco a eficiencia do sensor. A segunda, que raras câmeras usam, é para compensar o chamado fall-off de borda (A Leica M8 usa micronentes ligeitamente voltadas para o centro, na borda do sensor). E também existem sensores sem microlentes, como por exemplo o da Sigma SD-9.
O filtro Bayer (e similares) é meramente uma pelicula composta por um monte de filtrinhos coloridos, colocada diretamente sobre o sensor em si. Todos sensores, exceto esses "tipo foveon", são monocromáticos e a cor é obtida pela interpolação dos valores de luminancia provenientes de cada "pixel" monocromatico, coberto pelo filtro colorido.
- Sensores tipo bayer são sensores monocromaticos, com o filtro por cima
- Sensores tipo Foveon são sensores coloridos verdadeiros