Autor Tópico: Canon de 75MP ???  (Lida 4175 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Fábio Pedro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2013, 15:41:11
Se for verdade, a chance de serissimos problemas por conta do limite de difração é enorme. A resolução da objetiva teria que ser imensa e tremendamente bem corrigida contra aberração cromática.

Eu iria para medio formato se precisasse dessa resolução.
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 15:44:52 por AFShalders »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2013, 16:57:40
Movendo...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2013, 18:08:00
Aí a gente se pergunta: "pra quê tudo isso?"


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2013, 18:14:55
Aí a gente se pergunta: "pra quê tudo isso?"
2x.... Eu acho a faixa de 18 a 22 MP o ideal, mais que isso, haja hardware!!! :aua: :aua:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2013, 18:27:36
Alguma outra vantagem tem com certeza, senão não se chegaria nisso 75MP, mas como ainda está em testes, a questão é saber que testes são esses e para que objetivo.

Pelo menos sabemos que há nova tecnologia em sensores por que veja o trecho: "deve contar com novos processadores para aguentar um sensor tão potente". Ou seja estão estudando processadores para serem rápidos em processar o que o sensor já pode captar.

Falam até de um sensor APS-H de 50MP que a Canon tem ai desde 2007, e até hoje não entrou no mercado. :ponder:

Fábio Pedro.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2013, 18:43:03
Os rumores dizem que essa câmera supostamente fará mais fps que a 1DX (que já faz 12fps). Ou seja, o(s) processador(es) certamente terá(ão) tecnologia nova.

Aplicação para tudo isso de MP certamente tem, mas acho que o uso é muito específico e, pra maioria dos mortais, não fará diferença. Se eu ganhasse uma câmera dessas de presente (eheheh), certamente usaria 99% do tempo em mRAW ou sRAW...

Esse tal sensor APS-H de 50MP era mais conceitual, a ideia nunca foi lançar no mercado e sim ver até onde a tecnologia da época chegava...


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2013, 19:49:00
Bem que poderia ser um sensor do tipo Foveon da Sigma...
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2013, 20:11:44
Também acho que se realmente for verdade, deverá usar outra tecnologia. Como o Shalders disse lá em cima, um sensor com essa densidade em um formato padrão Bayer como conhecemos pelo menos em teoria teria sérios problemas no que tange à difração.

A Canon trabalha já faz algum tempo em uma tecnologia multi-layer, semelhante ao Foveon, mas acho difícil que seja algo do tipo.

Também tem quem especule que na realidade não são 75MP, mas algo em torno de 38MP usando a nova tecnologia Dual Pixel. Seriam 75 milhões de photodiodos para gerar aproximadamente 38MP. Isso sim seria mais plausível.

De qualquer forma, é muito cedo.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2013, 20:15:18
Também tem quem especule que na realidade não são 75MP, mas algo em torno de 38MP usando a nova tecnologia Dual Pixel. Seriam 75 milhões de photodiodos para gerar aproximadamente 38MP. Isso sim seria mais plausível.


Aí sim, isso seria bem mais plausível mesmo, usando a mesma tecnologia da 70D, só que em um sensor FF. Até a densidade de pixels ficaria na mesma faixa, apenas um pouco maior. Faz bastante sentido  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2013, 16:40:28
Como eu tinha dito antes, a Canon faz anos que está trabalhando em um sensor Multi Layer, em um processo semelhante ao do Foveon. Uma das patentes foi publicada em maio deste ano.

Os rumores agora dão conta de que esta nova câmera teria "totally usable photosite count” e que é um sensor não Bayer multi camada. Seria então um sensor com 75MP em tres camadas, gerando uma imagem de 25Mp.

Para quem não viu o protótipo do sensor na patente, aqui está ele



Ou seja, cada pixel contém tres sensores diferentes, um para cada cor do espectro RGB. Alguém pode me corrigir, mas acho que os filmes funcionavam mais ou menos assim, em substratos colocados em camadas sendo que as ondas de luz atravessavam as camadas conforme o seu comprimento ou algo do estilo.

Se isso for realmente verdade e funcionar sem as limitações existentes hoje nos Foveon, como o ruído em ISO alto, pode ser também um novo padrão de indústria, algo que a Canon já fez no passado quando investiu no desenvolvimento dos sensores baseados em CMOS, no que foi posteriormente seguida por praticamente todos os fabricantes.

« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 16:44:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2013, 22:35:33
Alexandre, bacana por compartilhar. Fico imaginando em um futuro um pouco distante um sensor FF com a qualidade de imagem da Sigma DPMerril mas com possibilidade de usar tranquilo em ISO de até uns 10.000. Quem sabe esses 75 MP em 3 camadas não consigam algo parecido!?


Sent from my iPad using Tapatalk 2
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 22:42:31
Muito legal, AlexadreS!!!

Agora pensando, serão então 25MP, longe de ser um sensor com a tal alta densidade de pixels que vem sendo falado. Então acredito que essa está mais para uma sucessora da 1DX (1DX II ?  1DXI ?) do que para uma câmera ceia de MPs. E, sendo assim, acredito que ainda iremos demorar pra ver essa câmera, já que a 1DX foi lançada ano passado.

E, sendo assim, será que ainda veremos a Canon lançando uma câmera com alta densidade de pixels? Estou começando a achar que a marca está fugindo desse tipo de sensor.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2013, 09:23:11
Thales, Humberto, falando sobre o que não entendo bem... Acho que um sensor destes, por não necessitar do demosaico Bayer, acaba dando mais definição do que um sensor recheado de Mp. Já vi muita gente falar que as Merryl, que tem 45Mp nas tres camadas, retém muito mais detalhe que a D800E. Imagina do que um FF com 75Mp nas tres camadas seria capaz. Resta saber se a Canon resolveu os problemas inerentes a este tipo de construção. Já li alguma coisa sobre, mas é bastante técnico e não me aprofundei no assunto, o Shalders é que conhece bastante sobre o assunto.

Realmente acho que se os rumores sobre a quantidade de pixel forem verdadeiros, não deverá ser um sensor Bayer comum. E esta poderá ser uma câmera mais voltada para estúdio mesmo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2013, 10:59:21
Acho que comparando essa patente do sensor da Canon com o esquema do Foveon da Sigma (esquema da esquerda) dá pra especular bastante coisa:




O Foveon tem uma cobertura de 100% do sensor para as 3 cores, mas a luz que passa e atinge os sensores vermelhos é bem reduzida, o que explica a limitação do sensor em ISOs altos. Já a patente nova do sensor da Canon tem as 3 cores em cada pixel, mas parte de cada sensor está diretamente exposta à luz incidente, o que melhoraria o desempenho em ISOs altos.

Mas uma grande sacada do Foveon é que ele utiliza a área total do sensor, permitindo uma captura com muito mais detalhes. Isso também "elimina" o padrão quadriculado, evitando o efeito moiré e descartando o uso do filtro low-pass. Aí entra uma parte que realmente tenho completa ignorância, mas pelo desenho da patente da Canon, parece que ainda vai existir espaço entre os pixels, ou seja, não vai usar a área total do sensor e ainda vai gerar moiré. Principalmente pensando nos canais azul e verde. Ou será que isso é eliminado porque cada pixel vai passar somente a informação de uma das cores, de qualquer forma?