Autor Tópico: Cartão faz diferença no meu caso?  (Lida 4145 vezes)

igorsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 22 de Julho de 2013, 15:38:40
Ola pessoal tenho uma T3i e uso para gravar aulas ou seja, ela fica mais de 1 hora gravando, só é possivel com o Magic Lantern que reinicia a filmagem automaticamente, A minha necessidade me permite gravar na resolução mais baixa (640x480). com isto ela esta gravando normalmente gerando arquivos de 29 min. 2,50 gb. com uma pequena pausa entre os vídeos. Estou usando um cartão Classe 6.

Agora preciso começar a gravar em HD (1024x768), e os testes que fiz gravando em HD esta dando muita pausa entre um vídeo e outro, ele gera arquivos de no máximo 10 min. e um "leg" entre esses videos meio alto coisa de 3 seg. (sendo que gravando em 640x480, praticamente não existe esse "leg".

Bom a recomendação de todos vão ser eu comprar um cartão Classe 10, porém ai esta minhas dúvidas em relação a este investimento:
Hoje tem uns cartões Sandisk Extreme pro que gravam em até 90mb/seg, enquanto existe uns outros classe 10 que grava no máximo a 16 mb/seg,
a diferença de preço é gritante.

Agora a minha pergunta alguem sabe me dizer se eu comprar um cartões desses "Extreme 300x (45mb/seg)" vai ter diferença em relação a este meu problema de
"leg" se eu comprar um Classe 10 normal, na câmera que uso é uma T3i.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2013, 14:19:16
Ola pessoal tenho uma T3i e uso para gravar aulas ou seja, ela fica mais de 1 hora gravando, só é possivel com o Magic Lantern que reinicia a filmagem automaticamente, A minha necessidade me permite gravar na resolução mais baixa (640x480). com isto ela esta gravando normalmente gerando arquivos de 29 min. 2,50 gb. com uma pequena pausa entre os vídeos. Estou usando um cartão Classe 6.

Agora preciso começar a gravar em HD (1024x768), e os testes que fiz gravando em HD esta dando muita pausa entre um vídeo e outro, ele gera arquivos de no máximo 10 min. e um "leg" entre esses videos meio alto coisa de 3 seg. (sendo que gravando em 640x480, praticamente não existe esse "leg".

Bom a recomendação de todos vão ser eu comprar um cartão Classe 10, porém ai esta minhas dúvidas em relação a este investimento:
Hoje tem uns cartões Sandisk Extreme pro que gravam em até 90mb/seg, enquanto existe uns outros classe 10 que grava no máximo a 16 mb/seg,
a diferença de preço é gritante.

Agora a minha pergunta alguem sabe me dizer se eu comprar um cartões desses "Extreme 300x (45mb/seg)" vai ter diferença em relação a este meu problema de
"leg" se eu comprar um Classe 10 normal, na câmera que uso é uma T3i.

Até onde eu sei, os 45mb/seg é a velocidade de transferência de dados, e talvez ele resolva sim este problema do "leg". Se você fizer uma foto noturna de 20 segundos com um cartão meia boca, ela levará uns 5 segundos pelo menos para ser totalmente tranferida para o cartão. Se você fizer esta mesma foto com um Sandisk 32gb e 45mb/seg a transferência é apenas imediata, você nem percebe.
Eu encontrei um pen drive na China de 564gb...só que quando o testei antes de comprar, o que eu notei é que ele tem uma enorme capacidade de armazenamento mas com um "portinha" pequena, ou seja, as informações demoram pra caramba para entrarem ou sairem do pen drive. Portanto, a velocidade de processamento é muito importante e pode ser que ela resolva seu problema.
Vamos esperar que alguém que conheça de verdade dê informações mais precisas.
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 14:20:04 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2013, 17:58:11
cara definitivamente você terá melhores resultados usando um sandisk extreme, não precisa ser o extreme pro(90mb) o de 45 ja da conta, a taxa de transferencia do seu atual é muito inferior, eu tenho um extreme de 16gb e um ultra(30mbps) DE 8GB, mas ainda nao tive tempo de usar pra valer a câmera, mais o recomendado eh no minimo um ultra e o ideal os extreme, eu prefiro a sandisk, por nunca ter tido problemas com os cartões da marca.

e o HD não são 1024x768 e sim 1280x720.

Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


grabil

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2013, 19:32:25
Cara o ideial para gravação é o Classe 10 - 45mb/seg para não ter nenhum engasgo.

Mas eu acredito que o seu problema esteja relacionado com o tamanho do vídeo, vou explicar:

Os cartões SD só comportam no máximo arquivos de ate +/- 4gbs (aproximadamente (por causa da formatação em fat32)) ou seja: quando o video chega a esse tamanho, independente de quando tempo que esta gravado ele para, salva e começa de novo (a velocidade do Cartão ajuda nesse momento entre uma pausa e outra, para salvar o arquivo e recomeçar, logo, quanto mais rápido menor será essa pausa (ja testei cf's extreme pro de 95mbs e um extreme de 45mbs da sandisk numa 7D e aparentemente os dois tiveram a mesma velocidade para vídeo, nunca testei SD de 95mbs mas acredito que para vídeo o de 45mbs resolva bem (tanto SD quanto CF)).

Por isso que quando você grava em SD consegue fazer 29 min direto (o limite da câmera) porque o tamanho do vídeo fica apenas em 2.5Gbs.
Quando gravo em 1080p na minha T3i só consigo fazer vídeos de no máximo 12 minutos, porque com esta quantidade de tempo o arquivo ja bate os +/-4Gbs de tamanho. Nunca fiz 720p para saber o limite de tempo ate o arquivo bater os 4gb.

Entendeu? Espero que não tenha ficado muito complicado.
Se eu disse algo que não corresponde, por favor me corrijam.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2013, 23:35:15
Eu acho que essa é uma questão bem interessante. Em teoria um cartão mais rápido resolveria seu problema, mas, em teoria. Não tem um colega que tenha um cartão mais rápido pra vc fazer uns testes? Compartilhe os resultados depois, fiquei interessado.  Me diga, com os videos em baixa, vc falou que a pausa gerada pelo Magic Lantern é bem pequena, mas é perceptivel quando vc junta os videos? Qual o tempo dessa pausa? Vou ver se baixo o magic lanten pra testar aqui na 7D.


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2013, 17:10:21
Ressuscitando só um pouquinho o tópico  :D

Alguém já usou um SD formatado em NTFS? Sendo assim o limite deixa de ser do sistema de arquivo (FAT32) pra ser o da própria câmera (29min), não?

Alguém já fez esse teste pra poder me confirmar?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2013, 17:17:15
Ressuscitando só um pouquinho o tópico  :D

Alguém já usou um SD formatado em NTFS? Sendo assim o limite deixa de ser do sistema de arquivo (FAT32) pra ser o da própria câmera (29min), não?

Alguém já fez esse teste pra poder me confirmar?

A camera entende o NTFS? Acho que não :no:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2013, 17:30:22
a câmera só reconhece fat32, ateh pq o certo eh você formatar pela câmera e não pelo pc, antes de usar.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, 17:31:16 por btortelli »
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2013, 17:38:49
Valeu dimigobbo.

Baixei um manual da 600D na internet e procurei pelas palavras "NTFS" e "FAT32" e nada... tenho uma filmadora da canon que aceita exFAT, será que a T3i aceita? Não achei NADA no manual a respeito ou eu estou cego mesmo  :D


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2013, 07:21:21
a câmera só reconhece fat32, ateh pq o certo eh você formatar pela câmera e não pelo pc, antes de usar.

Correto, mas quando usei o exFAT formatei pelo PC e depois deixei a Filmadora criar a estrutura de pastas necessárias para armazenar os arquivos. Uma vez que o cartão está no mesmo formato de arquivo que o aparelho "entende" ele não formata de novo, o problema é saber se a t3i aceita exFAT... a minha ainda não chegou e por isso não tenho como fazer testes. Valeu pela resposta  :ok:


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2013, 12:59:27
Pessoal, e no meu caso que o video fica travando constantemente? Grava no máximo um minuto, acho que nem isso dá. Às vezes grava 20 segundos, às vezes 10, às vezes pára imediatamente logo após ter apertado o botão de gravar video.

Isso está me irritando muito. Uso uma T3i, cartão Sandisk classe 10 de 30mb/s, já formatei em fat32 e exfat no PC e nada, nada de resolver. Cartão com defeito, será?

O que posso fazer?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2013, 14:16:37
Pessoal, e no meu caso que o video fica travando constantemente? Grava no máximo um minuto, acho que nem isso dá. Às vezes grava 20 segundos, às vezes 10, às vezes pára imediatamente logo após ter apertado o botão de gravar video.

Isso está me irritando muito. Uso uma T3i, cartão Sandisk classe 10 de 30mb/s, já formatei em fat32 e exfat no PC e nada, nada de resolver. Cartão com defeito, será?

O que posso fazer?

Possivelmente é cartão defeitouso, ou mesmo falso. Para ter certeza, teste com outro comprovadamente autêntico.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2013, 15:12:29
Tem um SD classe 10 de 16GB e grava sem problemas mais que um minuto.

Formatei o cartão no PC em FAT32 e depois na camera pra criar as pastas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM