Autor Tópico: Ensaio Sensual  (Lida 3690 vezes)

Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Online: 24 de Julho de 2013, 00:50:54
Oiiii minha gente !!!!!
Meu ultimo topico foi na minha despedida... la no papo furado e o pessoal pediu um ensaio sensual para repercutir da mesma maneira que la... ja que foram 10 paginas de comentarios!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pois vim aqui cumprir e estrear meu retorno!!!
Ensaio realizado pela CLICK !!!

:D


DSC_6517 por Photo By Thais Jacob, no Flickr


DSC_6521 por Photo By Thais Jacob, no Flickr


DSC_6520 por Photo By Thais Jacob, no Flickr


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2013, 13:30:08
POxaaaa... nenhum comentario????  :( :( :(


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2013, 13:57:17
Bom Thais... segue a minha percepção:
Não sei qual foi a situação do ensaio... se é final, exercício, etc.

No geral, achei que faltou um cuidado maior com a produção - local, cabelo, maquiagem... considerando como referência um ensaio "matador", para conquistar a cliente.

Vamos lá:
1 - o fundo não combina com a foto... poderia ter desfocado tudo, colocado mais luz no fundo pra destacar a modelo e separá-la do fundo que chama muito a atenção.
A sola do pé da modelo dá a impressão de que ela estava pisando no chão não muito limpo....
2 - o que me incomoda é a iluminação do rosto/testa... ficou no meio termo... nem iluminado, nem "low"...  a iluminação poderia ser ou mais contrastada ou mais homogênea. Faltou um pouquinho de maquiagem (oh PS) na testa pra pele ficar um pouquinho mais lisa... não gosto de pele porcelana, mas pela iluminação a sensação é que destoa um pouco.
3 - O preenchimento do quadro ficou melhor, eliminando o fundo que estava destoando... mas a fisionomia da modelo me transmite um certo desconforto com a pose.

Sorry Thais... mas não me agradou.

p.s.
E pelamordedeus... o fato de eu ter apontado o que me incomoda não quer dizer nada, ok? Somente minha opinião... e nem que eu faça igual, melhor ou pior... pois nem fotografando estou por estes tempos. Baseia-se somente nas referências que tenho visto por aí.

p.s. 2 - a observação acima deve-se ao fato de algumas vezes eu ter "criticado" algumas fotos e terem me questionado nas entrelinhas se eu faria melhor... só estou expondo meu ponto de vista.

Abs.



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2013, 15:07:21
Opa, não sou entendido no assunto, mas vamos ao que percebi:

A modelo:
Achei que a modelo não estava muito a vontade, em todas ela está parecendo meio preocupada, faltou ela se soltar mais. :ponder:

Iluminação:
Muito boa, achei bem clara, iluminada a luz muito suave as sombras bem difusas! :ok:

Desfoque/Nitidez:
O desfoque está muito bom nas 3 e a nitidez se manteve muito boa no rosto que era o foco principal e todas estão dentro dos pontos de interesse.

Pelo que vejo só a modelo mesmo que não transmitiu mais de sí na foto, pois a execução está muito boa! :ok:
Fábio Pedro.


Carrieri

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é escrever poesias com luzes.
    • Click - Ateliê Fotográfico
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2013, 17:44:05
Bom Thais... segue a minha percepção:
Não sei qual foi a situação do ensaio... se é final, exercício, etc.

No geral, achei que faltou um cuidado maior com a produção - local, cabelo, maquiagem... considerando como referência um ensaio "matador", para conquistar a cliente.

Vamos lá:
1 - o fundo não combina com a foto... poderia ter desfocado tudo, colocado mais luz no fundo pra destacar a modelo e separá-la do fundo que chama muito a atenção.
A sola do pé da modelo dá a impressão de que ela estava pisando no chão não muito limpo....
2 - o que me incomoda é a iluminação do rosto/testa... ficou no meio termo... nem iluminado, nem "low"...  a iluminação poderia ser ou mais contrastada ou mais homogênea. Faltou um pouquinho de maquiagem (oh PS) na testa pra pele ficar um pouquinho mais lisa... não gosto de pele porcelana, mas pela iluminação a sensação é que destoa um pouco.
3 - O preenchimento do quadro ficou melhor, eliminando o fundo que estava destoando... mas a fisionomia da modelo me transmite um certo desconforto com a pose.

Sorry Thais... mas não me agradou.

p.s.
E pelamordedeus... o fato de eu ter apontado o que me incomoda não quer dizer nada, ok? Somente minha opinião... e nem que eu faça igual, melhor ou pior... pois nem fotografando estou por estes tempos. Baseia-se somente nas referências que tenho visto por aí.

p.s. 2 - a observação acima deve-se ao fato de algumas vezes eu ter "criticado" algumas fotos e terem me questionado nas entrelinhas se eu faria melhor... só estou expondo meu ponto de vista.

Abs.

Bem, como sou sócio proprietário da Empresa Click, e também estava no local fotografando a modelo, sinto-me à vontade para alguns esclarecimentos. Primeiramente, agradeço os comentários, afinal, são pontuais, moderados e inteligentes. Vamos lá:

1 - O local tratava-se de uma fabrica abandonada, escolhida pela "modelo". A mesma fez questão de fotografar nesse ambiente. Tentei convencê-la de um quarto de hotel, com uma gigantesca janela, mas a mesma fez questão desta locação. Fazer o que...Lá vamos nós...rs. No fundo, achei bacana fotografar a modelo numa fabrica abandonada, ficou um pouco trash, sei lá. Quanto a sola do pé, infelizmente a "modelo" andava descalça, o pezinho dela está assim, meio sujo (ou meio limpo...rs) pois eu ainda ficava de tempos em tempos limpando.

2 - Descordo quanto a iluminação, tudo foi fotometrado, não há luzes duras e as sobras estão bem homogêneas. Estávamos equipado com 02 flashs 01 SB900 e 01 SB910 ambos NIKON. Também levamos 02 tochas de 160w cada (pois o lugar era bem claro) além de sombrinhas difusoras e rebatedoras, além de um LED que nem usamos. Em todos os nossos contratos, oferecemos "cabelereira" e "maquiadora" profissional, entretanto, a título de economia (acho eu) a "modelo" preferiu se "auto maquiar". A pedido dela, queria algo bem natural, solicitou que não fosse realizado PS, o que descordo um pouco, pois, como você, acho que o pescoço e a testa poderiam ter um tapinha de PS para minimizar as marcas de expressão.

3 - A "modelo" realmente estava "travada". Conversamos muito, dirigimos a modelo, levamos um vinho, musiquinha e tudo mais. Não teve jeito. Ficamos das 09 às 11 esperando ela se maquiar. Depois das 11 às 15 (+ ou -) fazendo as fotos. Não sei se minha participação (homem, macho, hetero, reprodutor, alazão...kkk) intimidou a modelo. Ela foi várias vezes questionada de minha participação, em todas foi clara em dizer que não havia problema.

Resumindo: Ela amou o resultado. Já indicou para várias amigas e já fechamos outro ensaio.


               Nikon D600 + 24/70 F 2.8 + 70/200 F 2.8 + SB910


Carrieri

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é escrever poesias com luzes.
    • Click - Ateliê Fotográfico
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2013, 17:45:39
Opa, não sou entendido no assunto, mas vamos ao que percebi:

A modelo:
Achei que a modelo não estava muito a vontade, em todas ela está parecendo meio preocupada, faltou ela se soltar mais. :ponder:

Iluminação:
Muito boa, achei bem clara, iluminada a luz muito suave as sombras bem difusas! :ok:

Desfoque/Nitidez:
O desfoque está muito bom nas 3 e a nitidez se manteve muito boa no rosto que era o foco principal e todas estão dentro dos pontos de interesse.

Pelo que vejo só a modelo mesmo que não transmitiu mais de sí na foto, pois a execução está muito boa! :ok:

Obrigado pelos comentários, como já citei anteriormente: A "modelo" realmente estava "travada". Conversamos muito, dirigimos a modelo, levamos um vinho, musiquinha e tudo mais. Não teve jeito. Ficamos das 09 às 11 esperando ela se maquiar. Depois das 11 às 15 (+ ou -) fazendo as fotos. Não sei se minha participação (homem, macho, hetero, reprodutor, alazão...kkk) intimidou a modelo. Ela foi várias vezes questionada de minha participação, em todas foi clara em dizer que não havia problema.


               Nikon D600 + 24/70 F 2.8 + 70/200 F 2.8 + SB910


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2013, 18:31:39
Obrigado pelos comentários, como já citei anteriormente: A "modelo" realmente estava "travada". Conversamos muito, dirigimos a modelo, levamos um vinho, musiquinha e tudo mais. Não teve jeito. Ficamos das 09 às 11 esperando ela se maquiar. Depois das 11 às 15 (+ ou -) fazendo as fotos. Não sei se minha participação (homem, macho, hetero, reprodutor, alazão...kkk) intimidou a modelo. Ela foi várias vezes questionada de minha participação, em todas foi clara em dizer que não havia problema.

Foi como eu disse, mesmo eu sem experiência com esse tema, foi só isso que notei e sei que as vezes como já lí nas várias playboy's da vida :assobi:, algumas modelos afirmaram que precisaram ficar praticamente bêbadas para pode ficarem "soltinhas" e fazer as fotos como deveriam. :ok:

É assim mesmo, o mais im portante é Cliente satisfeito(a)! :D

« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 18:32:04 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2013, 19:07:31
Boa dica essa da cachaça ein  :hysterical:

da até pra imaginar a cliente chegando e recebendo um drink  pra se soltar.

brincadeiras a parte.

é bem complicado esse lance de sensual...
e se ó fotógrafo é Homem ai fica um pouco pior.

mas acho que vai da confiança da cliente.vai do nível de intimidade que tem com a pessoa.
eu acho até que deve se ter um tempinho de preparação pré foto.

fazer as primeiras fotos com roupa e ir tirando aos poucos é uma opção.

gostei dessas fotos da Tha Jacob,mas acho que a modelo ficou devendo mesmo. :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2013, 21:21:01
Olá Carrieri.
Por saber que há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia que iniciei meu post com "não sei qual foi a situação do ensaio"... creio que isso esclareça minhas colocações sobre o ensaio.
Se as fotos atingiram seu objetivo que por vez era deixar a cliente satisfeita com as colocações/possibilidades solicitadas/exigidas por ela então, do ponto de vista do negócio, tá tudo certo.
Abs.



Bem, como sou sócio proprietário da Empresa Click, e também estava no local fotografando a modelo, sinto-me à vontade para alguns esclarecimentos. Primeiramente, agradeço os comentários, afinal, são pontuais, moderados e inteligentes. Vamos lá:

1 - O local tratava-se de uma fabrica abandonada, escolhida pela "modelo". A mesma fez questão de fotografar nesse ambiente. Tentei convencê-la de um quarto de hotel, com uma gigantesca janela, mas a mesma fez questão desta locação. Fazer o que...Lá vamos nós...rs. No fundo, achei bacana fotografar a modelo numa fabrica abandonada, ficou um pouco trash, sei lá. Quanto a sola do pé, infelizmente a "modelo" andava descalça, o pezinho dela está assim, meio sujo (ou meio limpo...rs) pois eu ainda ficava de tempos em tempos limpando.

2 - Descordo quanto a iluminação, tudo foi fotometrado, não há luzes duras e as sobras estão bem homogêneas. Estávamos equipado com 02 flashs 01 SB900 e 01 SB910 ambos NIKON. Também levamos 02 tochas de 160w cada (pois o lugar era bem claro) além de sombrinhas difusoras e rebatedoras, além de um LED que nem usamos. Em todos os nossos contratos, oferecemos "cabelereira" e "maquiadora" profissional, entretanto, a título de economia (acho eu) a "modelo" preferiu se "auto maquiar". A pedido dela, queria algo bem natural, solicitou que não fosse realizado PS, o que descordo um pouco, pois, como você, acho que o pescoço e a testa poderiam ter um tapinha de PS para minimizar as marcas de expressão.

3 - A "modelo" realmente estava "travada". Conversamos muito, dirigimos a modelo, levamos um vinho, musiquinha e tudo mais. Não teve jeito. Ficamos das 09 às 11 esperando ela se maquiar. Depois das 11 às 15 (+ ou -) fazendo as fotos. Não sei se minha participação (homem, macho, hetero, reprodutor, alazão...kkk) intimidou a modelo. Ela foi várias vezes questionada de minha participação, em todas foi clara em dizer que não havia problema.

Resumindo: Ela amou o resultado. Já indicou para várias amigas e já fechamos outro ensaio.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2013, 03:11:43
Obrigada amigos pelos comentarios!!!! Muito bom ver as criticas aqui colocadas!!!
O Carrieri ja expos certos pontos fundamentais para alguns erros e acertos.
Esse foi  nosso primeiro ensaio sensual, conversei muito com a cliente semanas antes e durante as fotos.
Começamos o ensaio com roupa, vcs nao tem ideia de como ela estava traavada, uma hora falei, chega, bora tirar a roupa...kkkkk
Ai a mulher resolveu se soltar mais e o ensaio fluiu com mais facilidade.
Ela estava tao a vontade com a presença do carrieri q estava ficando ate nua durante as trocas na frente dele...rss

Mais uma vez obrigada!!!!

:D


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2013, 09:58:33
Pois é, uma coisa é o cliente gostar e outra o fotógrafo.

Uma vez fiz uma campanha para uma fábrica de Lingerie para gordinhas. Eles fizeram questão de indicar as modelos. Ao chegarem ao estúdio, pensei: Isso não vai dar certo.

Eram realmente gordinhas. E na fotografia não precisavam ser gordinhas. Discuti mas não aceitaram e teve que ser feita a coisa com elas mesmas.

Eles adoraram, pois o gosto fotográfico do cliente, na grande maioria das vezes é baixo. Mas pra mim ficou uma porcaria.

Resultado é que vendi o serviço, pagaram bem, mas tenho pavor de dizer que o fiz.

Quanto às suas fotos, Thaís, não dá pra dizer muito, pois as três fotos são praticamente uma só.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2013, 10:42:28
Eles adoraram, pois o gosto fotográfico do cliente, na grande maioria das vezes é baixo. Mas pra mim ficou uma porcaria.

Resultado é que vendi o serviço, pagaram bem, mas tenho pavor de dizer que o fiz.



Elmo... imagino que quando isso ocorre dá uma imensa a inquietude interna.. aí vc fica se desculpando com você mesmo por ter feito aquilo... mas era o que o cliente queria.
Essa é aquela famosa discussão ideológica... "o cliente realmente tem sempre a razão?"
Abs.

***edit*** - isso não é uma referência às fotos do tópico, mas a situação colocada pelo Elmo.
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 10:43:49 por Paulo Arruda »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2013, 10:54:38
Paulo, sempre tem o serviço da prostituição.

A gente até chega a sugerir, mas quando o cliente quer aquilo, não tem jeito. Um dia chegarei no nível de falar: Assim não faço. Na verdade já não faço muita coisa: Foto de grávida com sapatinhos sobre a barriga, com sinal de coração com as mãos, etc.

Para pagar as contas a gente faz, mas não necessariamente tenho que fazer alarde quanto a isso. Tenho fotos de produtos em vários sites na internet que nunca ninguém saberá que fui eu quem as fez, a não ser outros clientes equivalentes. São fotos de produtos que dão até certo trabalho, que considero bem feitas, etc., mas não o suficiente para eu poder caracterizar publicamente como trabalho meu.

Outro dia eu estava em um supermercado onde vi um rapaz comprando um Aerador de Vinho, o qual estava lacrado e questionava junto à esposa se a foto da caixa seria fiel ao produto. Acontece que eu havia feito a fotografia, a qual deu imenso trabalho, pois era uma peça de acrílico com a base preta e a ponta metálica. Fiquei quieto e atento até ver que o rapaz abriu o plástico verificou a peça e recebeu a reclamação da esposa insatisfeita com o marido "vândalo": Não precisava, né?!, bradava ela.

Fiquei orgulhoso, mas mesmo assim não coloco isso no meu portifólio.

E isso nada tem a ver diretamente com as fotos acima. Mas ao correr do assunto.
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 10:58:27 por Elmo »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2013, 10:57:33
 :ok: :ok: :ok:

Paulo, sempre tem o serviço da prostituição.

Para pagar as contas a gente faz, mas não necessariamente tenho que fazer alarde quanto a isso. Tenho fotos de produtos em vários sites na internet que nunca ninguém saberá que fui eu quem as fez, a não ser outros clientes equivalentes. São fotos de produtos que dão até certo trabalho, que considero bem feitas, etc., mas não o suficiente para eu poder caracterizar publicamente como trabalho meu.

Outro dia eu estava em um supermercado onde vi um rapaz comprando um Aerador de Vinho, o qual estava lacrado e questionava junto à esposa se a foto da caixa seria fiel ao produto. Acontece que eu havia feito a fotografia, a qual deu imenso trabalho, pois era uma peça de acrílico com a base preta e a ponta metálica. Fiquei quieto e atento até ver que o rapaz abriu o plástico verificou a peça e recebeu a reclamação da esposa insatisfeita com o marido "vândalo": Não precisava, né?!, bradava ela.

Fiquei orgulhoso, mas mesmo assim não coloco isso no meu portifólio.

E isso nada tem a ver diretamente com as fotos acima. Mas ao correr do assunto.