Autor Tópico: Luz estourada pode ser definida?  (Lida 10263 vezes)

Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 22 de Julho de 2013, 18:19:18
Alguém aqui pode definir uma luz estourada? Como saber e como evitar?
O conceito de luz estourada vem da composição e de como ela se enquadra no contexto ( tirando a atenção do assunto) ou é literalmente uma luz muito forte?
Procurei isso em muitos lugares e só o que vejo são pessoas falando de "luz estourada", mas todos parecem ter conceitos diferentes sobre isso. Tenho a leve impressão que isso depende de ponto de vista e me parece que muitas pessoas que falam sobre tal não entendem bem o que está falado.

Se alguém ajudar ficarei muito grato!
VLW!


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2013, 18:23:10
Pra mim, luz estourada é aquela que perde qualquer tipo de detalhe, não tem informação ali que não uma luz muito forte mesmo. Pra evitar, tem ferramentas na câmera que apontam isso no liveview. Isso é fácil de ver na próprio lcd da câmera e no lightroom, tem ferramentas que mostram as zonas onde está estourando a luz. Mas sou totalmente leigo, então não leve isso muito em consideração. Vou acompanhar pra ver alguma resposta mais técnica.  :snack:
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 18:24:32 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2013, 18:53:46
EMHO, são regiões da captura onde há o branco total ou o preto total (ou seja, ausência de informações) em qualquer modelo de cor, sendo então impossível a recuperação de qualquer detalhe.

Recomendo a leitura:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=49397.0



Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2013, 19:16:14
Fernandez e fs_isa, obrigado pelas explicações.
Resumindo... Se eu fotografar o sol e sair uma luz totalmente branca é estouro e se eu fotografar uma nuvem e ela estiver totalmente negra é estoura também, entendi?
Isso quer dizer que quando eu tenho um objeto de uma cor especifica e esse objeto tem sua cor original "tomada" por uma luz ou escuridão, tirando todas as informações da imagem, é um estouro, certo?
Naturalmente para o sol não estourar deveria estar na cor amarela ou qualquer coisa do tipo, certo?


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2013, 21:24:17
Do ponto de vista técnico é bem simples. A luz (e por sua vez, a cor) é representada digitalmente por três valores, que estão no intervalo de 0 a 255, o famoso sistema RGB (Red - Green - Blue).

Quando a luz é muito forte para a sensibilidade do sensor, esses três valores "enchem" tanto que chegam ao limite, ficam saturados, ou seja, 255 nos três valores.
Isso é o branco "estourado".



Quando os três valores estão em 0, temos o preto.
Em inglês, a falta de detalhes na sombra é chamado "crushed shadows", algo como "sombras achatadas".
Não sei o termo em português.
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 21:27:32 por Hoogle »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2013, 22:11:44
Somente acrescentando o que já foi dito. Estouro é quando se tem regiões no histograma totalmente à direita.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2013, 00:13:03
Vale lembrar que nem sempre estouro é sinônimo de erro. Tem que analisar o contexto:











« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 00:13:20 por Fabio Azzo »


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2013, 00:33:52
boa noite , exatamente como disse o fernando e fs_isa quando o pixel estoura ele clipa ou seja fica sem informaçao
para isso existe a fotometria e balanço de branco para deixar a fotografia igual ao que vc vê
grande explicaçao do amigo hoogle
fabio , é isto mesmo tem que ver o contexto
tsouto a meu ver nao da para tomar por base o fotometro da camera , pois ele informa o historiograma do jpeg  no raw ainda tem um pouco de informaçao , pesquise sobre pender a direita (caso vc nao conheça)
espero ter ajudado , abraço a todos
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 00:35:52 por carofra »


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2013, 01:36:51
Somente acrescentando o que já foi dito. Estouro é quando se tem regiões no histograma totalmente à direita.
Isso mesmo.
Histograma é nada mais que a contagem proporcional de pixels de cada parte do RGB, começando pelos pixels com valor 0, na esquerda, até os com valor 255, na direita.
Uma boa leitura sobre o assunto: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/histograms1.htm

Vale lembrar que nem sempre estouro é sinônimo de erro. Tem que analisar o contexto:
Exato. Hi-key está na moda  :D

no raw ainda tem um pouco de informaçao
Verdade.
Isso acontece pois, diferente do JPG que utiliza representação de cor em 8 bits (ou seja, 255 tons), o RAW da maioria das câmeras utiliza 12 bits (4095 tons) ou 14 bits (16383 tons).
Ou seja, o RAW consegue guardar MUITO mais informações, tendo assim um alcance dinâmico maior.
Por isso RAWs são tão grandes e tão úteis.  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2013, 07:12:22
tsouto a meu ver nao da para tomar por base o fotometro da camera , pois ele informa o historiograma do jpeg  no raw ainda tem um pouco de informaçao , pesquise sobre pender a direita (caso vc nao conheça)
Quis dizer no sentido de que olhar o histograma é um bom indicador para avaliar a exposição da foto (muito mais do que olhar a imagem propriamente dita no LCD após registrá-la.
Em relação a fotografar à direita, eu uso essa técnica, ainda mais quando o ambiente é cheio de highlights e sombras para poder recuperar depois pois as altas luzes contem mais informações do que as baixas luzes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2013, 10:07:25
Exato. Hi-key está na moda  :D

Hoogle, a técnica ta na moda mesmo, mas pelo que entendi existe uma grande diferença de hi-key e estouro... Segundo o que entendi o estouro é ausência de informação causada por uma luz muito forte ou a falta dela. O hi-key é a suavização das cores, pela luz, mas contendo todas as informações na imagem, mesmo que bem sutil. Quanto ao histograma, eu posso ter ele a direita, com um hi-key, sem necessariamente está estourado. O que vcs acham?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2013, 10:54:47
Acredito que não necessariamente haja estouro para ser high key, embora muito aconteça. Me parece que no high key há o predomínio das altas luzes, mas não quer dizer estouro. Mas isso é o que eu acho só.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 12:32:02
Vale lembrar que nem sempre estouro é sinônimo de erro. Tem que analisar o contexto:










Acho que é isso.
O resto é resto. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2013, 23:38:57
Acho que é isso.
O resto é resto. :)

 :ok:

High Key = Chave alta. Tanto pode ser alta demais (+ de 255, clipagem, estouro) como pode ser alta mas sem estouro. O que define o High Key é a concentração dos pixels à direita do histograma:


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2013, 12:05:25
:ok:

High Key = Chave alta. Tanto pode ser alta demais (+ de 255, clipagem, estouro) como pode ser alta mas sem estouro. O que define o High Key é a concentração dos pixels à direita do histograma:

Mr. Hyde muito obrigado por seu tempo e explicação, mas eu vou desconsiderar essa explicação pq mais vago isso não poderia ter sido. Realmente quem considerar a sua exṕlicação vai ficar mais confuso do que esclarecido, mas muito obrigado mesmo.
No geral acho que com relação ao questão da luz estourada ficou claro que é quando: 1) a luz tira sua atenção do assunto e 2) tira 100% de qualquer informação que venha com a imagem em questão (essas duas uma única imagem).
Com relação ao High Key acho que vou estudar um pouco e procurar mais sobre assuntos e acho que depois merece um tópico especial aqui.
Obrigado e até!