Autor Tópico: Profissão Fotógra . . digo PERIGO!  (Lida 3128 vezes)

@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Online: 23 de Julho de 2013, 09:01:03

Olá a todos, o que acham dessa matéria? . . . http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/noticia/2013/07/policia-fere-fotografo-da-afp-em-protesto-no-rio-de-janeiro.html  :(  :(   vi agora pela manhã e ainda não consegui saber mais detalhes sobre o cenário que estava durante o protesto . . . quem pretende fotografar na rua, seja protesto ou passeatas deveria estar mais caracterizado (além da câmera, que já acho ser suficiente), tipo colete com dizeres como fotógrafo ou imprensa . . . quem sabe capacete, ombreiras ou outros protetores necessários apenas aos esportes mais agressivos de contato . . . a falta de preparo tático e técnico das polícias nessas manifestações já é bem evidente a muito tempo e nem é por esse caminho que gostaria de seguir a proza . . . mas nos cuidados que devemos adotar ao sair pra participar de grandes eventos passíveis de terminar como este ou mesmo dos que temos certeza de que seriam pacíficos . . ..

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2013, 15:13:02
Tenho reparado nos fotógrafos com DSLRs que aparecem nas manifestações, nem todos profissionais ou com coletes de imprensa.

Devem ser desde manifestantes-fotógrafos que querem registrar os momentos tensos ou não, até os somente fotógrafos em busca de conseguir imagens de impacto ou até mesmo viver a adrenalina de fotografar um tumulto.

Assumem portanto os riscos. Não adianta ficar reclamando de polícia.

Claro que os da imprensa, que estão lá por necessidade profissional, vão reclamar das "condições de trabalho".

E vi uns com capacetes de ciclista, máscara de gás etc. É o jeito. Entrou na chuva...



CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2013, 15:16:06
Acho que seria interessante aqui seriam depoimentos dos que se arriscaram e quais as técnicas, velocidades aberturas, flashes, lentes  para tirar boas fotos à noite e com velocidade, além da percepção do momento para fazer "a foto", no meio da confusão.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2013, 15:17:28
policia não era pra estar atirando nas pessoas, quanto mais nos fotógrafos q só estão registrando o movimento, eles não estão no meio da guerra pra sair de colete :/

por isso q acho q essa manifestação pacifica não serve pra nada, o pessoal vai ficar levando porrada da policia de graça e ainda vai ter gente querendo defendendo os cara


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2013, 15:30:06
Rafael, Rafael... a discussão pode ser longa....

Todo lado tem duas versões e nunca uma é completamente correta.

Veja, eu concordo com o Coelho. Tem muito manifestante que esta com a câmara somente registrando oque vê por lá, portanto, é um manifestante que pode ou não estar fazendo baderna ao mesmo tempo que fotografa....

E tem os fotojornalistas de fato. Esses, infelizmente, acabam levando por tabela.  E sim, eles devem sair de colete de imprensa. Nenhum ato de protesto é completamente pacífico, sempre haverá a tensão e a possibilidade de confronto com as forças pacificadoras. No mínimo as agências devem sim disponibilizar o colete para os fotojornalistas.

E sobre a manifestação... Os policiais sim, devem intervir quando há a possibilidade da manifestação gerar tumulto desnecessário. Todas elas têm baderneiros e eles invariavelmente vão levar a grande massa ao conflito.

Policial não é um ser de outro mundo que esta ali para massacrar quem estiver na frente. São pessoas comuns que cumprem ordens e se não cumprir são presos e/ou expulsos da corporação. Estão ali cumprindo ordens superiores e nada podem fazer.

Mas há a necessidade de separar os bons e maus policiais, esses que agridem sem necessidade etc, ai a história é outra. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2013, 15:57:04
Citar
E sim, eles devem sair de colete de imprensa

digo sair com colete a prova de bala, proteções e etc.. isso não eh guerra

Citar
E sobre a manifestação... Os policiais sim, devem intervir quando há a possibilidade da manifestação gerar tumulto desnecessário. Todas elas têm baderneiros e eles invariavelmente vão levar a grande massa ao conflito.

quem vai entrar em conflito contra um batalhão armado? alguns baderneiros fazem isso? então prendam os cara e não sair atirando em casa, apartamento no meio de quem nada tem a ver.
e maior parte dos conflitos foram em revoltas contra o abuso e agressão da policia.

Citar
Policial não é um ser de outro mundo que esta ali para massacrar quem estiver na frente. São pessoas comuns que cumprem ordens e se não cumprir são presos e/ou expulsos da corporação. Estão ali cumprindo ordens superiores e nada podem fazer.

Mas há a necessidade de separar os bons e maus policiais, esses que agridem sem necessidade etc, ai a história é outra. :ok:

policias são como políticos, estão dentro de um grande balde de m..... tu pode jogar alguma coisa boa ali dentro mas vai acabar estragando.

campos de concentração na segunda guerra tbm foram construidos, geridos sob ordens e isso não torna eles menos culpados do q o próprio Hitler

E outra coisa receber ordens para conter a manifestação, não eh a mesma coisa q receber ordens para distribuir tiro a torto e a direito.

Infelizmente eu ja tive contato demais com essa racinha, e eh inacreditável o quanto eles gostam desse tipo de situação, pode parecer absurdo, mas ficam se gabando de atos desse tipo, e são bem poucos os q conheci q classificaria como pessoas boas e duvido q continuem assim.




@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2013, 19:17:30
não conheço ninguém interessado em fotografar passeatas como se fossem leões na áfrica . . . com super teles . . .   

"Robert Capa, morto em 1954, no Vietnã, fixou uma regra para o fotojornalismo de guerra: a qualidade das fotos estaria ligada à proximidade do fotógrafo com seu objeto." http://focusfoto.com.br/por-que-morrem-tantos-fotografos-de-guerra/

a violência contra fotógrafos costuma ser bem mais ampla, desde a proibição de uso de um tripé ou quando o cliente diz "é só uma fotinho", acredito que por pura ignorância, desconhecimento mesmo de tudo que está envolvido na profissão, e se as pessoas comuns não nos reconhecem como profissionais imagina só quando essas pessoas comuns tem algum poder repressivo nas mãos . . .

rock in rio está chegando, e quem sabe com ele mais passeatas . . . tô na torcida pra que as autoridades aprendam com esses fatos e mudem o comportamento da força policial . . .  sair de colete de kevlar, capacete e máscara de gás pra fotografar é o cúmulo de onde chegamos
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2013, 19:36:40
quem vai entrar em conflito contra um batalhão armado? alguns baderneiros fazem isso? então prendam os cara e não sair atirando em casa, apartamento no meio de quem nada tem a ver.
e maior parte dos conflitos foram em revoltas contra o abuso e agressão da policia.


Você esta generalizando Rafael, sinto pelo seus comentários que nutre um certo pré-conceito para com os policiais.
Nem sempre da para, simplesmente, prender essas pessoas. Geralmente o tumulto toma grandes proporções em pouco tempo, ai tem que chamar a força de contenção....
E a maior parte do conflito não foi por abuso policial não!
Poxa, é só ver como foi , ou ainda esta sendo, a forma desses protestos. Em nenhum momento a policia agiu primeiro que os baderneiros !

Citar
policias são como políticos, estão dentro de um grande balde de m..... tu pode jogar alguma coisa boa ali dentro mas vai acabar estragando.

campos de concentração na segunda guerra tbm foram construidos, geridos sob ordens e isso não torna eles menos culpados do q o próprio Hitler

E outra coisa receber ordens para conter a manifestação, não eh a mesma coisa q receber ordens para distribuir tiro a torto e a direito.

Generalizando mais uma vez. Não tem nem como comparar os campos de concentração com a força policial...

Citar
Infelizmente eu ja tive contato demais com essa racinha, e eh inacreditável o quanto eles gostam desse tipo de situação, pode parecer absurdo, mas ficam se gabando de atos desse tipo, e são bem poucos os q conheci q classificaria como pessoas boas e duvido q continuem assim.
Você teve contato com policiais, mas tenho certeza que foi com um amostra muito pequena em  relação ao tamanho que a força militar o é.


[/quote]
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2013, 19:39:02
não conheço ninguém interessado em fotografar passeatas como se fossem leões na áfrica . . . com super teles . . .   

"Robert Capa, morto em 1954, no Vietnã, fixou uma regra para o fotojornalismo de guerra: a qualidade das fotos estaria ligada à proximidade do fotógrafo com seu objeto." http://focusfoto.com.br/por-que-morrem-tantos-fotografos-de-guerra/

a violência contra fotógrafos costuma ser bem mais ampla, desde a proibição de uso de um tripé ou quando o cliente diz "é só uma fotinho", acredito que por pura ignorância, desconhecimento mesmo de tudo que está envolvido na profissão, e se as pessoas comuns não nos reconhecem como profissionais imagina só quando essas pessoas comuns tem algum poder repressivo nas mãos . . .

rock in rio está chegando, e quem sabe com ele mais passeatas . . . tô na torcida pra que as autoridades aprendam com esses fatos e mudem o comportamento da força policial . . .  sair de colete de kevlar, capacete e máscara de gás pra fotografar é o cúmulo de onde chegamos

Rá...
Citar
"Robert Capa, morto em 1954, no Vietnã, fixou uma regra para o fotojornalismo de guerra: a qualidade das fotos estaria ligada à proximidade do fotógrafo com seu objeto."

Regra besta e sem sentido !

De resto concordo contigo :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2013, 20:11:36
Citar
. Em nenhum momento a policia agiu primeiro que os baderneiros !

sem comentários, o pior cego eh aquele q não quer ver

Citar
Não tem nem como comparar os campos de concentração com a força policial...

Não comparei o campo e sim a atitude, o fato de seguir ordens dessa natureza, mas se vc acha q justifica paciência..

Citar
Você teve contato com policiais, mas tenho certeza que foi com um amostra muito pequena em  relação ao tamanho que a força militar o é.

sim, com certeza uma amostra pequena, não tem nem como conhecer todos, e nem estou dizendo q todos são mas a esmagadora maioria não vale nada.


Citar
Você esta generalizando Rafael, sinto pelo seus comentários que nutre um certo pré-conceito para com os policiais.


policia abusa do poder sempre, isso não eh de agora das manifestações, e o pior eh q o cidadão simplesmente não pode fazer nada, isso eh o q me da mais raiva, a impunidade.
pre conceito? ha, isso eh a característica dominante da policia.
Eles chegam nos lugares e escolhem os mocinhos pela aparência sem nem ouvir a historia,  e isso ja presenciei algumas vezes. Ja vi chamarem a policia e quando a policia chegou quem levou porrada foi quem chamou, por incrível q pareça.
Ja vi, e ja soube de vários acontecimento envolvendo a policia q só me fez pegar raiva deles, e não eh um o outra coisinha q acontece não.
Tenho a infelicidade até de ter um na familia, v q alegria pra mim :aua:

Não eh ter preconceito eh q fatos são fatos, pra mim quem faz as barbaridades eh um tremendo !@*&#¨e quem sabe/ presencia e não faz nada eh tão ruim quanto..

Acho muito verdadeira aquela frase: "O poder corrompe" e isso eh o maior exemplo, a policia eh necessária, claro, assim como políticos tbm, mas não da forma q esta, eles "podem" muito e isso estraga quem ta la.

Eu ja tentei enxergar um lado bom, sério mesmo, mas tenho tanto medo da policia quanto de um bandido qualquer....


« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 20:13:21 por Rafael.l »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2013, 20:28:52
Rafael, será que sou eu mesmo o cego?!
Procure ler sobre as manifestações e verá.. e nem me fale que não precisa ir atrás porque você estava lá!....

Comparação torpe...

Rafael generalizar , geralmente, não leva a caminho nenhum. Neste caso, por exemplo.

Mas não há como argumentar já que você tem a sua opinião sobre a força militar e não está disposto a revê-la :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2013, 20:55:06
Citar
Rafael, será que sou eu mesmo o cego?!
Procure ler sobre as manifestações e verá.. e nem me fale que não precisa ir atrás porque você estava lá!....

Ja li bastante, e não estava la, acredito tanto no efeito dessa manifestação quanto confio na policia.

Citar
Comparação torpe...

pq?, só pq eh bala de borracha? dai pode? pra mim não tem nada q justifique essa violência..

Citar
Mas não há como argumentar já que você tem a sua opinião sobre a força militar e não está disposto a revê-la :ok:

Confiança e respeito se conquista, a força militar anda na direção oposta disso.

mas realmente não vamos chegar a lugar nenhum, um dia quem sabe eu mude de ideia mas isso ta longe de acontecer


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 21:02:28
Tenho reparado nos fotógrafos com DSLRs que aparecem nas manifestações, nem todos profissionais ou com coletes de imprensa.

Devem ser desde manifestantes-fotógrafos que querem registrar os momentos tensos ou não, até os somente fotógrafos em busca de conseguir imagens de impacto ou até mesmo viver a adrenalina de fotografar um tumulto.

Assumem portanto os riscos. Não adianta ficar reclamando de polícia.

Claro que os da imprensa, que estão lá por necessidade profissional, vão reclamar das "condições de trabalho".

E vi uns com capacetes de ciclista, máscara de gás etc. É o jeito. Entrou na chuva...

E quando você leva bala na cara deliberadamente da polícia, você faz o que? Você assumiu um risco por ter resolvido virar repórter um dia na sua vida?

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1294799-em-protesto-seis-reporteres-da-folha-sao-atingidos-2-levam-tiro-no-rosto.shtml

Ou quando você leva tiro de policial DENTRO da sua casa? Você assumiu um risco por MORAR perto de um lugar que um dia veio a passar perto uma manifestação?

http://www.youtube.com/watch?v=KwL47YZk8PY


A lista vai embora. Cara, não tem essa de "assumiu o risco" em você ir em uma manfiestação. Vivemos em um Estado Democrático de Direito - as leis valem tanto para o povo quanto para o Estado e seus agentes. O cara recebe treinamento e salário para agir de modo correto, e não para ser o Pitbull do governador e sair por aí detonando todo mundo deliberadamente. No mais, você está em um local público, em um ato público e fiscalizando um agente do Estado - o que está errado nisso? O fato de você estar lá?
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2013, 21:09:15
Rafael, a questão esta longe de ser pode ou não pode usar ou não bala de borra vs câmara de gás....

Mas não se deixe levar pelos maus profissionais, se fosse assim, não teríamos confiança em nenhum órgão público. Só como exemplo...
Muita gente reclama do estado da nossa "saúde",  reclamam do atendimento nos postos de saúde, pronto socorros, dos enfermeiros, dos médicos etc.

Mas ao viver um tempo dentro de um PS rapidamente agente vê o quanto de bons profissionais existem e quantas pessoas ignorantes existem.

Enfim, só conhecendo a fundo para poder dizer que isso ou aquilo está fadado ao fracasso eterno. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2013, 21:45:51
Citar
Rafael, a questão esta longe de ser pode ou não pode usar ou não bala de borra vs câmara de gás....

Mas não se deixe levar pelos maus profissionais, se fosse assim, não teríamos confiança em nenhum órgão público. Só como exemplo...
Muita gente reclama do estado da nossa "saúde",  reclamam do atendimento nos postos de saúde, pronto socorros, dos enfermeiros, dos médicos etc.

Mas ao viver um tempo dentro de um PS rapidamente agente vê o quanto de bons profissionais existem e quantas pessoas ignorantes existem.

Enfim, só conhecendo a fundo para poder dizer que isso ou aquilo está fadado ao fracasso eterno. :ok:

Como disse, sei q tem gente q entra com boas intenções mas eh difícil encontrar..
Por isso fico tão indignado pq eh muita coisa acontecendo e muita gente fechando os olhos pra isso.
Uma vez eu estava falando com um tio meu sobre isso e ele defendia a policia e tal, dai ele falou q deu carona pra um policial q morava perto da casa dele e questionou o cara sobre a abordagem deles, ele respondeu dizendo q eles não sabem da onde pode vir a ameaça e por isso tem q chegar intimidando.

E dai eu penso, tem mesmo q chegar intimidando pessoas em uma manifestação q só estão andando?
Chegar intimidando pessoas em aniversarios de crianças?
chegar intimidando um pai de família com a família toda dentro do carro em uma blitz?
Tem mesmo q chegar intimidando quem esta claramente desarmado e indefeso contra eles?


Citar
Rafael, a questão esta longe de ser pode ou não pode usar ou não bala de borra vs câmara de gás....

Acho q não esta nada longe, violência eh violência, acontece q isto esta tão banal hj em dia q ja eh normal..

Eu realmente espero estar muito errado mas não vejo assim, eh difícil acreditar nisso.

Citar
Vivemos em um Estado Democrático de Direito - as leis valem tanto para o povo quanto para o Estado e seus agentes. O cara recebe treinamento e salário para agir de modo correto, e não para ser o Pitbull do governador e sair por aí detonando todo mundo deliberadamente. No mais, você está em um local público, em um ato público e fiscalizando um agente do Estado - o que está errado nisso? O fato de você estar lá?

concordo 100% e por isso fico indignado parece q as leis não se aplicam pra certos setores.


« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 21:47:10 por Rafael.l »