Autor Tópico: Tomei um balão de um infeliz numa compra  (Lida 4241 vezes)

Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #15 Online: 18 de Julho de 2006, 19:21:12
Citar
Isso é chato mesmo.
Já ouvi casos de colocarem pedras dentro da caixa do SEDEX a cobrar.
Na verdade essa modalidade não garante absolutamente nada.
Inclusive acho que esse cara sabia muito bem o que estava fazendo já que mandou lentes que mal ou bem foi o negociado.
Espero que vc tenha pedido os números de série e fotos das lentes para que aí sim vc possa ter embasamento prá entrar na justiça.
E-mails trocados com fotos inclusive do n. de série das lentes seria uma prova irrefutável da má fé.
Espero que vc consiga resolver isso da melhro maneira possível.
Agora só uma curiosidade...
Esse cara anunciou aqui??? Como vc chegou até ele?
Abraços
É verdade o que o Eduardo falou, sem os "detalhes" como prova, o cara mandou o que foi combinado, duas lentes e um flash, não sei como vai ser isso na frente dos advogados mas é uma situação muito chata mesmo.

Obrigado por ter postado aqui, assim ficamos mais de olhos abertos!!!

Abraços,
Jack db - Floripa


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2006, 20:17:12
É, o cara enviou o combinado. Mas, durante a transação ele deve ter dito que o equipamento estava em bom estado. Se ele realmente garantiu que as lentes e o flash estavam em boas condições, com certeza tem como recorrer.
Eu tenho receio de fazer compras pela internet. No mercado livre só faço compras de valores baixos e de negociantes com boa reputação, o que não é garantia, mas ajuda.
Seria interessante, se tiver alguém de Tubarão, dar uma passada e ver se existe o endereço e a produtora. Pelo menos, para ter uma idéia.
Boa sorte, Fernando.


 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #17 Online: 18 de Julho de 2006, 21:11:33
Gente,

O cara me mandou 1 lente canon mecanica FD 75-200 4.5 e uma 200mm 4.5 macro FD também.

Tudo a ver com 18-200 e 28-200 hein!?

Abraço,
Fernando

PS: Fábio, dou um jeito de te ligar amanhã!
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2006, 21:29:27
Se vc tiver a cópia das conversas e dos emails dele faz um BO e coloca o cara na justiça. Tem os dados todos dele. Não dá mole não!

E usa a ajuda da galera do sul, que mora mais perto do distinto.

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #19 Online: 18 de Julho de 2006, 21:46:41
Pena que Tubarão não é do ladinho de Floripa, mas é perto (1:30 h pelas minhas contas de quando ia sempre pra Criciúma). Uma opção é essa Fernando, arranjar uma desculpa pra vir aqui pra Floripa, e daqui ir até Tubarão pegar esse cara de surpresa, porque ele tá muito confortável com a situação atual. Se ele não vai devolver agora o dinheiro, que dirá no fim do ano, é enrolação total...
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2006, 22:01:43
Putz, que droga hein!!!  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  :rude:  :rude:  :rude:

Por isso é importante o tópico na sala de classificados onde podemos falar sobre as negociações, sobre a confiabilidade do comprador e vendedor...

Eu fico muito cismado de comprar assim, de pessoa física e à distância mas às vezes o preço é muito atraente mesmo...

Agora não sei o que você pode fazer Fernando. Talvez um advogado ou tribunal de pequenas causas como citaram aqui. Boa sorte!


 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #21 Online: 18 de Julho de 2006, 22:11:58
Bom, acho que vcs tão delirando, ainda que o Fernando viesse até Tubarão, encontrasse o indivíduo, o que faria ele pagar,... uma arma na boca? Caso a resposta fosse isso ou algum tipo de intimidação, isso é crime, se chama exercício das próprias razões, vai piorar a situação.

Quanto a uma medida judicial acho um pouco complicado porque o indivíduo tem prova do envio de lentes, o preço não é compatível ao produto que o Fernando irá alegar que tem direito, ou seja, adquiriu por valor muito abaixo de mercado, não vou entrar em questões jurídicas, mas qualquer juiz vai olhar com desconfiança para isso.

Anyway, não sobram muitas opções, uma é a notitia criminis, de preferência através de requerimento (e não BO), detalhado e através de um advogado de modo a instaurar inquérito criminal, e depois um processo civil no juizado especial ("pequenas causas") que é mais rápido e provavelmente o sujeito não apresentará defesa e perderá logo, depois parte para e execução e cobrança judicial, detalhe que se ele não tiver nenhum bem a única coisa que acontecerá é a sentença para pendurar na parede.

Sugestão? Pedir para algum amigo advogado entrar em contato com o infeliz, munido de todos os detalhes e colocar ele na parede, de repente ele fez isso achando que não daria nada, ocorre que ante uma ameaça de processo penal ele possa recuar e devolver ao menos parte do dinheiro.
 
PS: Isso é arte fotográfica? Não é off-topic?
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 22:16:16 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2006, 06:25:24
Os maus negócios estão muito frequentes nos fórums.
No fotografiabrasil  Mau negocio está rolando um mau negocio tambem, e o que é pior, de foristas bem conhecidos.

Ou a crise financeira está apertando alguns, ou alguns estão ficando safados mesmo.
Acho que é hora dos foruns criarem algum instrumento para filtrar estes maus negociantes, talvez uma mediação nos negocios, com uma comissão, sei lá, está ficando dificil de confiar num negocio com uma quantia mais significativa.

Como alguns ja disseram, "Quando a esmola é demais, o Santo desconfia", só o Fernando não desconfiou.

Quem sabe não seria uma boa idéia criar um "Esquadrão da Cobrança" ?

Foristas da cidade em questão, juntos fariam o contato com o larápio, pressionando-o até resolver o problema.

Fernando, espero que se resolva rápida e satisfatóriamente.

Paulinho Cé
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 06:25:41 por Paulinho Cé »
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2006, 11:26:18
Davi, obrigado pelo PM!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


fotosim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2006, 10:55:45
Perdoe-me mas vc foi "zóião" nessa, a objetiva 18-200 não sai por menos de R$ 2000 e ainda com R$ 1600 vc achou bonito que iria receber ainda mais uma lente?
É pedir pra tomar na zoreia mesmo :bye2:  :doh:  


Leonardo Estevao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #25 Online: 23 de Julho de 2006, 09:20:13
Desculpe a sinceridade mas por este preco R$ 1300,00 duas lentes boas voce deveria ter desconfiado. Va ao PROCON  de sua cidade com todos os comprovantes.


cavasotti

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
    • http://www.flickr.com/photos/cavasotti
Resposta #26 Online: 23 de Julho de 2006, 12:23:55
Bom... alguns fatores cruciais nesse "golpe"...

Acho que um pouco de ingenuidade do nosso amigo Fernando, quando o preco eh muito diferente, mesmo que pareca real, nao tem como nao desconfiar.. ainda mais pela internet... Mas essas coisas a gente aprende, e comeca a levar mais a serio depois que toma na cabeca...

Segundo a falta de carater das pessoas eh impressionante, e aumenta a cada dia... eu mesmo ja vivi cada coisa, e ja vi cada uma... que eh de assustar... A Palavra de uma pessoa hj em dia nao vale nada.. ninguem honra isso e ninguem ta nem ai pra isso.. dao calote como se fosse a coisa mais natural do mundo... nao conseguem nem se colocar no lugar da outra pessoa e ver se eles iriam gostar se acontecesse com eles... Isso que me deixa indignado... Um sujeito desse merece eh apanhar muito...

E outra... sera que esses dados que vc tem sao verdadeiros? ou sao tudo "fantasma"??

Abraco e muita sorte nesse caso..


Eduardo Cavasotti - Florianopolis, SC. - New York, NY.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #27 Online: 23 de Julho de 2006, 13:04:59
Fernando, deu mole :(

O preço estava muito abaixo do mercado, e essa história de doença na família quase sempre é golpe! Esse tipo de negócio eu acho que não faria nem pessoalmente, pois ficaria com medo de ser assalto ou algo do tipo. Além disso, há a questão da origem das lentes. Por esse preço, eu desconfiaria de equipamento roubado, coisa que eu jamais compraria.  

 
« Última modificação: 23 de Julho de 2006, 13:06:53 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #28 Online: 23 de Julho de 2006, 15:26:56
Citar
Desculpe a sinceridade mas por este preco R$ 1300,00 duas lentes boas voce deveria ter desconfiado. Va ao PROCON  de sua cidade com todos os comprovantes.
Procon é para relações de consumo, e o que aconteceu foi venda entre particulares. Se ele quer resolver, tem que ir a algum juizado especial.
Mas, de fato, a justiça tem que ser a última alternativa...

Tem que tomar cuidado com a compra de lentes baratas demais. Não foi o caso, mas se ele recebesse uma 18-200, seria bem provável que fosse uma lente roubada ou que não estivesse em bom funcionamento. E comprar coisas roubadas é receptação. Além, lógico, de anti-ético.

É o barato que sai caro.
« Última modificação: 23 de Julho de 2006, 15:30:09 por Roberto O. Almeida »


andre luis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #29 Online: 25 de Julho de 2006, 21:51:34
Lamento pelo ocorrido;
Da próxima vez tente checar o CNPJ junto à receita antes de efetuar a compra.
Pelo pouco que entendo, se vc tiver comprovante de depósito e fizer um BO. juntamente com um advogado vc pode tentar alguma coisa, mas pode levar um bom tempo.
Em caso de lojas eu sei que é possível vc ser ressarcido no ato da devolução por não estar diretamente em contato com o objeto comprado, isso é lei.