Autor Tópico: Opiniões  (Lida 1574 vezes)

Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 24 de Julho de 2013, 11:18:49
Oi pessoal,
Vocês poderiam me ajudar com as suas opiniões? Tenho duas câmeras da canon: 5D e T3i. Vou vender a t3i para ficar com uma câmera menor e mais portátil. Estava pensando na E-PL5, mas estou com algumas dúvidas. Eu tenho uma zuiko 55mm manual, utilizo ela na 5D mas perco muitas fotos porque não acerto o foco. Eu vi que na OMD e E-P5 tem uma maneira de fazer o foco que chamam de focus peaking. A E-PL5 também tem? Teria alguma vantagem pegar a E-P3 no lugar da E-PL5?
Além disso, estava pensando em pegar com a lente Olympus M.Zuiko 17mm f2.8. O que vocês acham?
Obrigado!!


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2013, 10:23:17
Ninguém?


guti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2013, 22:27:24
Olá amigo. A E-PL5 não tem focus peaking... tenho a câmera uns 3 ou 4 meses... estou adorando! meu irmão tem uma nikon 7100... claro que a qualidade é superior... mas a portabilidade da E-PL5 para mim compensa a diferença de qualidade... pelo menos para o meu uso...
Abraços!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2013, 00:25:08
Oi pessoal,
Vocês poderiam me ajudar com as suas opiniões? Tenho duas câmeras da canon: 5D e T3i. Vou vender a t3i para ficar com uma câmera menor e mais portátil. Estava pensando na E-PL5, mas estou com algumas dúvidas. Eu tenho uma zuiko 55mm manual, utilizo ela na 5D mas perco muitas fotos porque não acerto o foco. Eu vi que na OMD e E-P5 tem uma maneira de fazer o foco que chamam de focus peaking. A E-PL5 também tem? Teria alguma vantagem pegar a E-P3 no lugar da E-PL5?
Além disso, estava pensando em pegar com a lente Olympus M.Zuiko 17mm f2.8. O que vocês acham?
Obrigado!!

Tenho uma OMD-D e um EPL-1. Independente da qualidade, a grande desvantagem para o meu tipo de uso é a falta do Visor Ocular eletronico (EVF) na Pen , pois quase sempre fotografo em ambientes como muita luz (Sol), e falta do ocular é inaceitável. No caso das pens (EP5, EPL-5, EPLxx..) pode-se acoplar um EVF, mas o custo é bem alto. Particularmente recomendo a OM-D que tem muiitas virtudes, entre elas o focus peaking q funciona muito bem com qq lente, manual ou não. Como já dito a EPL-5 nao tem, mas muito provavelmente a EP5 tem, já que compartilha muitos recursos com a OMD. Se voce valoriza de fato tamanho, considere uma lente fixa compacta como a 17 f2.8. Das pens mais em conta, certamente a EPL-5 é uma boa alternativa, mas eu olharia também as Panasonics com EVF incorporado dentro da mesma faixa de preço, se esse for um fator determinante..
« Última modificação: 29 de Julho de 2013, 00:26:03 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2013, 08:48:21
Tenho uma OMD-D e um EPL-1. Independente da qualidade, a grande desvantagem para o meu tipo de uso é a falta do Visor Ocular eletronico (EVF) na Pen , pois quase sempre fotografo em ambientes como muita luz (Sol), e falta do ocular é inaceitável. No caso das pens (EP5, EPL-5, EPLxx..) pode-se acoplar um EVF, mas o custo é bem alto. Particularmente recomendo a OM-D que tem muiitas virtudes, entre elas o focus peaking q funciona muito bem com qq lente, manual ou não. Como já dito a EPL-5 nao tem, mas muito provavelmente a EP5 tem, já que compartilha muitos recursos com a OMD. Se voce valoriza de fato tamanho, considere uma lente fixa compacta como a 17 f2.8. Das pens mais em conta, certamente a EPL-5 é uma boa alternativa, mas eu olharia também as Panasonics com EVF incorporado dentro da mesma faixa de preço, se esse for um fator determinante..

A OM-D não tem focus peaking. Tem um filtro de arte que o povo costuma usar como alternativa (e acho que tem que tirar a foto em RAW tbém, para ter a foto sem o filtro de arte), mas o focus peaking mesmo, ela não tem.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2013, 12:06:08
A OM-D não tem focus peaking. Tem um filtro de arte que o povo costuma usar como alternativa (e acho que tem que tirar a foto em RAW tbém, para ter a foto sem o filtro de arte), mas o focus peaking mesmo, ela não tem.
Helena, realmente a OM-D nao tem oficialmente focus peaking, mas o recurso está presente (apesar de oculto) e é  funcional através de alguns passos de configuraçao da máquina com a utilizaçao do filtro Art11 (key Line). O importante é que funciona e que esta disponível e é utilíssimo para quem usa lentes manuais ou pretende fazer foco seletivo de alguma parte da imagem com lente auto focus (q também é possivel no modo S-focus, mas q é sujeito a mudar mais facilmente).
Nao é necessário tirar a foto em raw para ter a foto sem o filtro de arte, isso porque nos passos de configuraçao do focus peaking se programa um botão (Fn1, por ex.) q disponibilizará o recurso apenas qdo estiver acionado. Com lente manual nada mais deve ser feito, mas com as auto-focus, obviamente a maquina tem q ser configurada para Manual Focus, senão ao apertar o disparador o auto-focus sobreporá o manual (seletivo ou não)
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2013, 12:11:24
O Angelone está correto tem como liberar o focus peaking na OMD (eu ainda não fiz na minha) ......agora focus peaking já liberado direto...por enquanto só na nova E-P5.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2013, 12:37:02
ah, que bom saber então que dá pra liberar e que não é necessário tirar a foto em raw junto.  :ok: