Autor Tópico: Clientes reclama da edição das fotos?  (Lida 4261 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 23 de Julho de 2013, 23:27:11
Não sou profissional, portanto não levem minha opinião muito a sério...

Se eu fosse profissional, com a minha natural limitação para PP, eu falaria com o cara: Não sou tratador, sou fotógrafo! Não emagreço, não deixo musculoso, não tiro verruga do nariz, não aplico maquiagem, não tiro pés de galinha, etc...

O cliente vem até o profissional de 2 maneiras principais: boca-a-boca e visualização de trabalhos (seja já entregues, seja de portfólio).
Se é assim é uma relação de confiança. "Ouvi (ou vi, conforme o caso) e gostei. Quero um ensaio tb".

O trabalho do fotógrafo é aquele ali do portfólio. É naquilo que ele é perito. Ali reside o que há de melhor na técnica e sensibilidade do profissional. Fora dali ou o cara não sabe ou não gosta e em ambos casos o resultado final será inferior ao apresentado no portfólio.
Além disso, tenho cá pra mim, que o fotógrafo tem que "impor" sua visão na sua fotografia. Por mais que seja um trabalho sob encomenda, é um trabalho de sensibilidade e técnica do fotógrafo, não da fotografia universal.

Se um cara vem e pede um cut-out eu digo que não faço. Sei fazer? Sei. Já fiz? Já (É, já cometi isso uma vez e até que combinou na cena). Mas não está no meu portfólio, portanto não está nas minhas opções técnicas/estéticas.

Se ele ao invés de minha fotografia quer uma fotografia cut-out, pode procurar outro profissional. Não faço questão de manter relação com esse consumidor. Ele certamente traria outros consumidores do mesmo perfil do dele e esse perfil não me interessa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)