Autor Tópico: Clientes reclama da edição das fotos?  (Lida 4261 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 23 de Julho de 2013, 23:27:11
Não sou profissional, portanto não levem minha opinião muito a sério...

Se eu fosse profissional, com a minha natural limitação para PP, eu falaria com o cara: Não sou tratador, sou fotógrafo! Não emagreço, não deixo musculoso, não tiro verruga do nariz, não aplico maquiagem, não tiro pés de galinha, etc...

O cliente vem até o profissional de 2 maneiras principais: boca-a-boca e visualização de trabalhos (seja já entregues, seja de portfólio).
Se é assim é uma relação de confiança. "Ouvi (ou vi, conforme o caso) e gostei. Quero um ensaio tb".

O trabalho do fotógrafo é aquele ali do portfólio. É naquilo que ele é perito. Ali reside o que há de melhor na técnica e sensibilidade do profissional. Fora dali ou o cara não sabe ou não gosta e em ambos casos o resultado final será inferior ao apresentado no portfólio.
Além disso, tenho cá pra mim, que o fotógrafo tem que "impor" sua visão na sua fotografia. Por mais que seja um trabalho sob encomenda, é um trabalho de sensibilidade e técnica do fotógrafo, não da fotografia universal.

Se um cara vem e pede um cut-out eu digo que não faço. Sei fazer? Sei. Já fiz? Já (É, já cometi isso uma vez e até que combinou na cena). Mas não está no meu portfólio, portanto não está nas minhas opções técnicas/estéticas.

Se ele ao invés de minha fotografia quer uma fotografia cut-out, pode procurar outro profissional. Não faço questão de manter relação com esse consumidor. Ele certamente traria outros consumidores do mesmo perfil do dele e esse perfil não me interessa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2013, 12:19:46
Não tem muito a ver com edição, mas vou falar de um ocorrido comigo:

Estive trabalhando como freela em um casamento. Acompanhei o making of, a cerimonia e a festa.

O Making of foi no salão de minha esposa, que tem uma parede vermelhona. Coloquei o flash entre a noiva e a parede. Peguei a silhueta da noiva e a parede ficou num vermelho vivo lindo! Minha esposa até usou a foto na divulgação de sua Produção de Noivas.

Na recepção, fiz outro strobist. Coloquei o flash atras do bolo e fiz outra silhueta: casal + bolo.

Quando a dona do estúdio entregou as fotos para a noiva escolher, no outro dia ela voltou e falou pra dona do estúdio:

- Aqui, estou te avisando para não acontecer de novo. Mas tem fotos muito escuras no meio das que você mandou pra eu escolher. Não consigo ver meu rosto! Estou te dando um toque para não acontecer com outras noivas.

 :doh: :doh: :doh: :doh:

Até colocaria as fotos aqui para mostrar, mas como a noiva é bem chata e ignorante, prefiro não.

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 24 de Julho de 2013, 12:25:02
concordo completamente com o Hyde, se o cara te procura é pq viu algum diferencial no seu trabalho, se deixar o cliente mandar em tudo voce perde a sua identidade, e identidade pelo pra mim, é uma das coisas mais importantes!
@jacobfotografiacriativa


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2013, 15:12:00

- Aqui, estou te avisando para não acontecer de novo. Mas tem fotos muito escuras no meio das que você mandou pra eu escolher. Não consigo ver meu rosto! Estou te dando um toque para não acontecer com outras noivas.

 :doh: :doh: :doh: :doh:

Esse tipo de cliente é aquele que você tem que virar o flash pra frente e sentar o dedo.


Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2013, 15:53:54
Pra mim nunca pediram, ainda bem, mas sei que continuam a pedir sim... Não sei o que faria se alguma me pedisse, acho isso o cúmulo da breguice, eheheh...

Também acho. Espero que ninguém nunca me peça isso.


Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Julho de 2013, 16:32:11
Pra vocês que são profissionais: as noivas continuam pedindo aquelas fotos preto-e-branco em que só o buquê é colorido?

É brega, mas existem muitos bregas neste mundo.

É dificil uma foto com cor seletiva ficar boa. Difícil mesmo.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #23 Online: 24 de Julho de 2013, 23:15:56
É brega, mas existem muitos bregas neste mundo.

É dificil uma foto com cor seletiva ficar boa. Difícil mesmo.

Neste final de semana fotografei um casamento de um amigo.
Foi bem simples, durante o dia numa chácara. Ele me pediu e em troca de experiência, aceitei.
E não é que durante a festa ela mandou essa: "Você sabe aquelas fotos preto e branco e só algo colorido? Acho lindo...."  :shock: :shock: :assobi:


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2013, 22:41:34
Pra mim nunca pediram, ainda bem, mas sei que continuam a pedir sim... Não sei o que faria se alguma me pedisse, acho isso o cúmulo da breguice, eheheh...
2X :clap:
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2013, 14:20:04
Conheço uma história antiga, que aconteceu no interior da Bahia em tempos em que nem se sonhava com Photoshop:

Era uma foto de família, daquelas em que todos se arrumavam no sofá da sala e, quando o fotógrafo preparava a sua câmera sobre o tripé para realização da foto, uma das senhoras disse: "quero uma foto minha bem bonita!". Então, o fotógrafo levantou um espelho em direção à senhora e retrucou: "vai sair assim, serve?!".


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2013, 18:36:18
Não tem muito a ver com edição, mas vou falar de um ocorrido comigo:

Estive trabalhando como freela em um casamento. Acompanhei o making of, a cerimonia e a festa.

O Making of foi no salão de minha esposa, que tem uma parede vermelhona. Coloquei o flash entre a noiva e a parede. Peguei a silhueta da noiva e a parede ficou num vermelho vivo lindo! Minha esposa até usou a foto na divulgação de sua Produção de Noivas.

Na recepção, fiz outro strobist. Coloquei o flash atras do bolo e fiz outra silhueta: casal + bolo.

Quando a dona do estúdio entregou as fotos para a noiva escolher, no outro dia ela voltou e falou pra dona do estúdio:

- Aqui, estou te avisando para não acontecer de novo. Mas tem fotos muito escuras no meio das que você mandou pra eu escolher. Não consigo ver meu rosto! Estou te dando um toque para não acontecer com outras noivas.

 :doh: :doh: :doh: :doh:

Até colocaria as fotos aqui para mostrar, mas como a noiva é bem chata e ignorante, prefiro não.

Serve de experiencia, ao fazer "frila", sempre e bom perguntar para o fotografo contratado, o que foi que ele vendeu.
Sem ter essa informaçao , e melhor nao sair do clasico, para nao queimar o nome de quem pasou o frila.
Muitas vezes fotos muito boas, diferentes, sao lixo pro cliente, porque ele nao comprou isso.
abs.


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2013, 22:55:28
Eu parto do seguinte principio, o cliente que manda.

Sempre peça um briefing do trabalho, como a pessoa vai querer as fotos, como vai ser a iluminação e etc...

Ja trabalhei com um fotógrafo marrento no qual mandou a mulher praquele lugar só pq não gostou do tratamento das imagens...

Achei isso completamente infantil da parte dele e no mesmo segundo pedi pra sair...

Att.
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II