Autor Tópico: Sobre curtidas e votos  (Lida 1824 vezes)

Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Online: 25 de Julho de 2013, 12:58:14
É tão bom quando você vê suas fotos com um, dois votos. E depois olha coisas assim:

http://500px.com/photo/41330606

http://500px.com/photo/41318298

Com 50.

Citem outros exemplos de fotos ruins babaovadas nas redes sociais.



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2013, 13:14:13
Verdade Fábio. Isso acontece porque quem tem uma rede social grande recebe muitos votos e curtidas dos amigos.
Por isso odeio concursos de facebook. Um amigo meu participou de um com uma foto maravilhosa e teve umas 10 curtidas. Quem ganhou foi um cara com uma foto horrível que teve centenas de curtidas. Daí no Face dele tem sei lá, 2000 contatos... Isso não é parâmetro.

Porém, nos seus exemplos vou discordar um pouquinho. A "macro" ou close da aranha concordo, é bem ruim mesmo. Mas a outra foto, da paisagem, vendo as demais fotos do cara percebe-se que é uma característica dele, o trabalho tem muita consistência. Não é coisa que me agrade também, mas fica bem claro ser uma característica meio que autoral do cara  :ok:
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 13:15:19 por Alexandre Ricci »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2013, 13:17:41
Reparando melhor, até a foto da aranha, no contexto do trabalho do fotógrafo como um todo, é bem caracterísitico também. Não dá pra falar que a foto é ruim não  :ponder:


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2013, 13:28:09
É o que acontece em sites do tipo. Muita gente comenta, dá like e notas altas ... esperando retribuição.
Já por isso fico longe do 500px. Prefiro evitar passar raiva  :hysterical:
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 13:29:09 por Hoogle »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2013, 13:36:15
Eu não gostei de nenhuma das duas...rs

É como o Alexandre falou... Quem tem uma grande rede de contatos e frequentemente dá curtidas e comenta na foto dos outros certamente terá suas fotos curtidas e comentadas.
500px, flickr, etc... não é parametro para qualidade de trabalho.

Uma conhecida fotógrafa nacional (que inclusive admiro muito o trabalho dela e é meu contato no 500px) postou uma foto.
Foto bacana. Bem ambientada. Boa fotometria. Modelo bonita... mas ela editou para retirada de algum objeto e a clonagem ficou ruim. Apesar disso eu favoritei pq achei que a foto tinha muitas qualidades a mais que aquele defeito ali.
Comentei e apontei a escorregada na edição de forma educada.
Semanas depois, repassando minhas favoritas no 500px percebi que meu comentário havia sido deletado pela fotógrafa (até então eu nem sabia que se podia deletar comentários...rs).
Percebi que quem posta nesses locais só está a fim de elogio.
Desisti de comentar.
Entro, olho, favorito, mas não comento.
E, assim, minhas fotos tb não são comentadas.
Normal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2013, 13:39:02
Mas isso nem é em concursos pela internet mesmo. Isso me lembra muito o Garota Verão (não sei se tem pelo País todo, mas é um concurso de beleza que ocorre no verão aqui no sul :assobi:), um dos critérios é "maior torcida"(?!?!?!) Uma das coisas mais certas na vida é: "tudo gira em torno de contato", sejam eles em quantidade, qualidade...
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2013, 13:41:21
Eu não gostei de nenhuma das duas...rs

É como o Alexandre falou... Quem tem uma grande rede de contatos e frequentemente dá curtidas e comenta na foto dos outros certamente terá suas fotos curtidas e comentadas.
500px, flickr, etc... não é parametro para qualidade de trabalho.

Uma conhecida fotógrafa nacional (que inclusive admiro muito o trabalho dela e é meu contato no 500px) postou uma foto.
Foto bacana. Bem ambientada. Boa fotometria. Modelo bonita... mas ela editou para retirada de algum objeto e a clonagem ficou ruim. Apesar disso eu favoritei pq achei que a foto tinha muitas qualidades a mais que aquele defeito ali.
Comentei e apontei a escorregada na edição de forma educada.
Semanas depois, repassando minhas favoritas no 500px percebi que meu comentário havia sido deletado pela fotógrafa (até então eu nem sabia que se podia deletar comentários...rs).
Percebi que quem posta nesses locais só está a fim de elogio.
Desisti de comentar.
Entro, olho, favorito, mas não comento.
E, assim, minhas fotos tb não são comentadas.
Normal.

Isso já foi discutido por aqui faz um tempinho, mas esse negócio de colocar foto em um domínio público, voltado pra fotografia, e não estar preparado pra lidar com críticas, isso não consigo entender... Se quer só cafuné na cabeça, mostra pra mãe, pro pai, e olhe lá  :ponder:
Tecpix + motorola do guga


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2013, 13:43:12
Pois é Hyde.

No facebook eu já desisti de criticar fotos.
Geralmente a pessoa se ofende e leva para o pessoal.
Ai o que se vê é aquela onda de "linda imagem", "muito boa", "ótima"...

Tem gente que parece que não gosta de melhorar.  :doh:


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2013, 16:39:28
Quando vejo essas fotos com tratamentos exagerados, olhos radioativos, etc analiso os comentários. Se alguém falar algo do exagero, também falo. Se só tem gente elogiando, não falo nada, acho meio escroto ser "o cara que aponta".

Mas me decepciona o 500px passar por isso. Lembro que ao cadastrar você recebe um aviso "suba apenas suas melhores fotos". O site ainda é um reduto de otimas fotos, mas com o tempo os padrões estão diminuindo em troca de elogios vazios.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2013, 17:13:34
Aos poucos o 500px está flickerizando. Recebo muitos "curtir" apenas com o objetivo de que eu vá no portfólio do cara para curtir uma dele. Normalmente tem um comentário assim "Voted. Please check out my latest work!"

Ao menos a turma do 500px está antenada nisso e procura ajustar o "score" para evitar um pouco essa flickerização http://www.jasonwaltman.com/blog/2013/my-thoughts-on-500px-pulse-2-0/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2013, 17:47:03
Acho que pra combater isso deveriamos curtir, compartilhar somente aquilo que gostamos de fato.

O pior é que muitas vezes a curtida é sincera. É que como já diziam, a maioria é burra. Aí já fica mais dificil de mudar isso. né? rsrs
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 17:48:43 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2013, 17:51:05
Pois é Hyde.

No facebook eu já desisti de criticar fotos.
Geralmente a pessoa se ofende e leva para o pessoal.
Ai o que se vê é aquela onda de "linda imagem", "muito boa", "ótima"...

Tem gente que parece que não gosta de melhorar.  :doh:
Grande parte das vezes os fotografos usam o FB para divulgar o seu trabalho profissional. Aí eu acho sacanagem fazer qualquer julgamento sobre a foto. Não acho que seja o local adequado pra isso. Pra isso existem foruns e grupos especificos para critica fotografica.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2013, 17:59:40
Grande parte das vezes os fotografos usam o FB para divulgar o seu trabalho profissional. Aí eu acho sacanagem fazer qualquer julgamento sobre a foto. Não acho que seja o local adequado pra isso. Pra isso existem foruns e grupos especificos para critica fotografica.
Concordo. Difamar o trabalho dos outros não dá.
Ainda mais se tu for concorrência hehehe

Mas eu digo mesmo naqueles casos em que escrevem algo como "O que vocês acham?" ou "Opinem..." (essa vem de um caso recente)
« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 18:01:05 por Hoogle »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2013, 20:14:24
Grande parte das vezes os fotografos usam o FB para divulgar o seu trabalho profissional. Aí eu acho sacanagem fazer qualquer julgamento sobre a foto. Não acho que seja o local adequado pra isso. Pra isso existem foruns e grupos especificos para critica fotografica.

Concordo.
O espaço não é adequado.
Para criticas acho muito, mas muito melhor o espaço de um fórum.
É mais sincero. Mais restrito a usuários conhecedores (ou nem tanto, mas com certeza percentualmente mais que redes sociais). É possível manter um diálogo, ainda que acalorado, sujeito a regras de convivência. Tem feedback 'real' mais rápido...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2013, 21:14:07
semana passa curti a foto de um cara, meia hora recebi um email dizendo q alguém comentou uma foto minha, fui ver era o dono da foto q eu curti.

Acho q só retribuindo o "like", pois agora uehauheuah