Autor Tópico: Quando quebrar as regras?  (Lida 7298 vezes)

sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #30 Online: 26 de Julho de 2013, 17:35:32
Dizer que pra quebrar regras deve-se saber sobre elas ou aplica-las é outro clichezão batido. Ninguem precisa saber de nada pra apresentar a sua proposta. As coisas não são tão engessadas assim. Um analfabeto musical pode muito bem compor uma obra-prima. O mesmo acontece com a fotografia.

 :clap:  :ok:   
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #31 Online: 26 de Julho de 2013, 17:45:42
Ops! Eu devo ser muito weirdo!

Gosto de linhas diagonais, enquadramento fechado, cor bem contrastada, cores mais saturadas e nem sempre acho interessante colocar o assunto descentralizado. Na verdade muita foto que faço acabo deixando tudo como pede o figurino só para não ouvir e/ou ler que não segui regra tal, não segui regra sei lá oque etc...

Não sendo para trabalho, a foto primeiro tem que agradar o fotógrafo.
Sendo para trabalho, a foto tem que, primeiro, agradar ao cliente.

Se tem ou não qualquer regra ali aplicada não é tão importante. Agradou ? Ótimo !

Qualificar uma foto simplesmente pelas regras é uma bobeira sem tamanho !

Eu conheço algumas regras, sei fotometrar, aplicar pré sets de cor etc etc etc. Minha noiva com uma compacta faz fotos muito melhores do que as minhas, simplesmente apontando e clicando.
Ela tem aquele "olhar", aquele "feeling" ... eu ... Eu não....   :no: :aua:
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 17:46:17 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2013, 17:54:39
...Ninguem precisa saber de nada pra apresentar a sua proposta...

Como assim Spider?? Basta olhar pelo Viewfinder é clicar?


...Um analfabeto musical pode muito bem compor uma obra-prima. O mesmo acontece com a fotografia.

Essa analogia foi inteligente, quantos gênios da música que são analfabetos musicais nos temos a nível de Brasil? Eu conheço um que talvez se encaixaria em uma parte dessa analogia, João Bosco.

Já do outro lado, os analfabetos musicais se proliferam como pragas, com seus Funk's e derivados.

Afirmar que não precisa conhecer de fotografia, para fazer fotografia, teremos um bom fotografo e uma enxurrada de apertadores de botão.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2013, 18:37:40
Mais importante que aplicar a "regra", é entendê-la, ficar clicando sem entender pq está fazendo, só pq é uma regra..... acho que é isso que todos aqui estão questionando.

Uma vez entendido o motivo da tal "regra", podemos fazer variações sobre ela, ou simplesmente não utilizar por saber que não cabe em tal situação.


Lentes Antigas + Sony E-Mount


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2013, 18:55:28

Afirmar que não precisa conhecer de fotografia, para fazer fotografia, teremos um bom fotografo e uma enxurrada de apertadores de botão.

 :clap: :clap: :clap:





sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2013, 19:20:26
Hoje, já temos uma enxurrada de apertadores de botões, temos os que usam regras de forma errada, temo os que não usam os que num ouviram falar sobre regras etc....

Nunca se precisou ser expert em arte para fazer arte, para quem considera a fotografia um movimento artístico, então, a recíproca é verdadeira. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2013, 20:00:56
Como assim Spider?? Basta olhar pelo Viewfinder é clicar?

Cara, o que eu entendi quando o spider falou aquilo (e concordo com ele) é que existem pessoas que mesmo sem conhecer as técnicas, ter maiores estudos dentro da fotografia, pode sim apresentar bons resultados, seja por um olhar apurado, por uma consciência de cores maior, ou mesmo por um baita feeling pro momento certo de clicar. Olhar pelo viewfinder e clicar, salvo um momento de grande sorte, certamente não fara um bom registro, mas olhar a cena, pensar em um resultado, mesmo sem saber conceitos, regras e outras "formalidades", acho que pode sim sair algo bacana.

Tecpix + motorola do guga


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2013, 20:03:32
Cara, o que eu entendi quando o spider falou aquilo (e concordo com ele) é que existem pessoas que mesmo sem conhecer as técnicas, ter maiores estudos dentro da fotografia, pode sim apresentar bons resultados, seja por um olhar apurado, por uma consciência de cores maior, ou mesmo por um baita feeling pro momento certo de clicar. Olhar pelo viewfinder e clicar, salvo um momento de grande sorte, certamente não fara um bom registro, mas olhar a cena, pensar em um resultado, mesmo sem saber conceitos, regras e outras "formalidades", acho que pode sim sair algo bacana.

joga uma analógica na mão desse peão e vamos ver se ele faz arte...
a era digital transformou todo mundo em artista....


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2013, 20:38:43
joga uma analógica na mão desse peão e vamos ver se ele faz arte...
a era digital transformou todo mundo em artista....

Vejo um pouco diferente a situação. Acho que acabou até incentivando pessoas que de outra forma nunca chegariam a se aprofundar um pouco mais no assunto. Claro, não concordo que aquele que aponta e atira seja um artista ou fotografo propriamente dito, mas continuo acreditando que pessoas com bons olhos podem sim tirar boas fotos sem conhecer as regras (e não falo aqui sobre conceitos básicos de operação da câmera, mas sim da técnica), muitas vezes porém as utilizando, sem mesmo saber que existam. Até porque, e acho que isso já foi trazido neste tópico, muitas das tais regras vieram da observação do que agrada, e depois passou a tentar entender o motivo de tal efeito positivo.
Mas claro, é o que eu acho, do alto da minha ignorância sobre o assunto.  :)
Tecpix + motorola do guga


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2013, 21:23:05
Como assim Spider?? Basta olhar pelo Viewfinder é clicar?


Essa analogia foi inteligente, quantos gênios da música que são analfabetos musicais nos temos a nível de Brasil? Eu conheço um que talvez se encaixaria em uma parte dessa analogia, João Bosco.

Já do outro lado, os analfabetos musicais se proliferam como pragas, com seus Funk's e derivados.

Afirmar que não precisa conhecer de fotografia, para fazer fotografia, teremos um bom fotografo e uma enxurrada de apertadores de botão.

Cara, o que eu entendi quando o spider falou aquilo (e concordo com ele) é que existem pessoas que mesmo sem conhecer as técnicas, ter maiores estudos dentro da fotografia, pode sim apresentar bons resultados, seja por um olhar apurado, por uma consciência de cores maior, ou mesmo por um baita feeling pro momento certo de clicar. Olhar pelo viewfinder e clicar, salvo um momento de grande sorte, certamente não fara um bom registro, mas olhar a cena, pensar em um resultado, mesmo sem saber conceitos, regras e outras "formalidades", acho que pode sim sair algo bacana.

É por aí mesmo, Fernandez. Claro que eu dei uma exagerada pra gerar polemica pois adoro polemicas.  :D
 Um cara que faz algo genial em determinada área sabe muito bem o que está fazendo. Não se trata de nenhum analfabeto, mas ele pode conhecer apenas o necessário para fazer aquilo que faz de maneira bem feita. E, ao contrário, um indivíduo extremamente erudito e de amplo conhecimento pode não saber fazer de forma bem feita aquilo que estudou. Ele pode ser um excelente reprodutor daquilo que aprendeu, por exemplo, mas não conseguir nada alem disso. A boa fotografia não passa necessariamente pelo conhecimento das diversas técnicas. A boa fotografia é, sobretudo, reflexão, expressão, linguagem. É claro que o estudo do assunto pode ajudar na busca de um caminho. Outras vezes esse estudo pode até atrapalhar. Mas com certeza ele não é pre-requisito para uma boa fotografia.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2013, 21:24:46
joga uma analógica na mão desse peão e vamos ver se ele faz arte...
a era digital transformou todo mundo em artista....
Que purismo bobo.  :doh:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2013, 21:55:27
adoro polemica também  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

tudo isso é uma grande besteira.
fico super feliz quando entra uma pessoa nova nesse fórum ou nos outros que participo...
 ai essa pessoa apresenta uma foto tão ruim tão ruim que os olhos até sangram.
mas veja só ,essa pessoa está feliz de estar participando,se sente feliz por fotografar,certo ou errado não importa. ai um zé diz que a foto dela está toda errada,torta,sem contraste,fora dos terços ... isso mata qualquer um.

eu me senti muito feliz quando postei minha primeira foto e o mano disse que tava boa,mas precisava melhorar,isso me deu força para buscar mais e ainda da até hj.

respondendo o titulo do tópico.
quando quebrar as regas?
sempre e nunca. :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Julho de 2013, 14:48:48
Bacana quando a polêmica é levada de forma sadia  :D
Tecpix + motorola do guga


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #43 Online: 27 de Julho de 2013, 16:30:28
Quando quebrar as regras?!

Quando quiser ! :ok:


 :ok: :clap: :ok: :fight: :hysterical: :worship: :ponder: :aua: >:D


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #44 Online: 27 de Julho de 2013, 16:31:29
Regras? desde quando?

:ok: