Autor Tópico: Projeto fotográfico  (Lida 2398 vezes)

cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Online: 26 de Julho de 2013, 10:46:56
Olá Pessoal! Tudo bem?

         Pelo menos eu tenho tendência de fotografar o momento (uma férias, uma viagem, etc) bacana. Acho legal as pessoas que fazem um projeto fotográfico (não sei se tem outro nome) e fazem várias fotografias querendo expressar algo específico.
Gostaria de colocar esta discussão no grupo, se alguém tem o costume de fazer projetos.
Abraços a todos


Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2013, 12:24:25
Eu gosto muito da ideia. Até prefiro, na verdade, fotografar com temáticas do que isoladamente. Acho que o trabalho fica mais interessante, pois as fotos passam a funcionar em conjunto.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2013, 19:04:21
Tenho um em andamento...

Água em baixa velocidade.

Vai demorar para agrupar material.

Já quis começar um outro paralelo... Vamos ver se consigo levar adiante.

Acho muito bacana isso de projetos.
mas projetos bons, para os amadores ao menos, demanda muito tempo. Ele começa agora e leva 3-4-5 anos realizando. Vai clicando quando dá. Aos poucos... Para o profissional eu acho que é mais fácil. Ele monta o projeto todo na cabeça e em pouco tempo já executou completamente, salvo raras exceções.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2013, 14:07:48
Por diletantismo, venho fotografando cães sem raça definida, e também sem dono definido, os chamados 'cães de rua'.
Faço parte de uma organização (em nível municipal) de defesa dos direitos dos animais, e, vendo as fotos, alguns membros da organização sugeriram que eu fizesse um book (  :ponder: why not a 'livro'?) destes cães para uso e divulgação da idéia de proteção animal. Tenho cerca de 200 fotos. Sou inteiramente leigo nesta coisa de fazer books, daí a pergunta que faço: Para o fim a que se destina, quantas fotos? Melhor tamanho?
Obrigado.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2013, 14:29:35
O projeto ajuda muito na fundamentação e aprofundamento de determinado "tema". É importante também que haja uma conexão entre os diferentes projetos. Todo eles devem estar integrados com o estilo do fotógrafo.

Acho que esse é o caminho para um bom trabalho fotográfico. Fotos avulsas não possuem a mesma "força".
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2013, 22:17:26
Muitos profissionais tb demoram anos em seus projetos (ex: Marcos Prado, com O lixao, e os carvoeiros) Joane MacArthur com seu projeto We Animals esta lançando um livro agora com crowd funding de um projeto de 10 anos. Ate se tornou documentario em The ghosts of our machines, da uma olhada ai planet, mas ou menos na tua linha.

O Marcos eh espetacular. (da Zazen, socio do ze padilha). Otimas referencias nacionais, eu acho pelo menos. ;)
ah lembre dois americanos bem novinhos 3 anos no projeto "the geography of youth". muito bons em conseguir patrocinio.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2013, 09:45:38
Muitos profissionais tb demoram anos em seus projetos (ex: Marcos Prado, com O lixao, e os carvoeiros) Joane MacArthur com seu projeto We Animals esta lançando um livro agora com crowd funding de um projeto de 10 anos. Ate se tornou documentario em The ghosts of our machines, da uma olhada ai planet, mas ou menos na tua linha.

O Marcos eh espetacular. (da Zazen, socio do ze padilha). Otimas referencias nacionais, eu acho pelo menos. ;)
ah lembre dois americanos bem novinhos 3 anos no projeto "the geography of youth". muito bons em conseguir patrocinio.

Sim.. Sim... Sem dúvida.

O Sebastião Salgado é um exemplo bem recente, com 'Genesis'.

Mas é o que disse antes, para eles é mais fácil montar um projeto e executá-lo rápido. Para o amador é mais difícil.
Mas claro que existem projetos que demandam muito, muito tempo para a conclusão.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2013, 10:30:57
Sim.. Sim... Sem dúvida.

O Sebastião Salgado é um exemplo bem recente, com 'Genesis'.

Mas é o que disse antes, para eles é mais fácil montar um projeto e executá-lo rápido. Para o amador é mais difícil.
Mas claro que existem projetos que demandam muito, muito tempo para a conclusão.

Em se tratando de Projeto autoral, Sebastião Salgado detona! Estava vendo uns videos dele dando uma palestra, contando um pouco de sua história...
O cara respira fotografia o dia inteiro, fica meses morando nos lugares só pra fotografar. As coisas tem a uma resposta baseada no nosso esforço para aquela coisa dar certo... e esse cara é um exemplo disso. Depois que vi a palestra dele, depois que vi o video que começei o meu projeto. Se alguém está pensando em fazer um projeto fotografico pessoal, não deixe de ver:

https://www.youtube.com/watch?v=qH4GAXXH29s

Sobre o meu projeto, se chama Imperfeições. baseado no conceito "Wabisabi". Com esse projeto aprendi a ver as coisas com outros olhos, por qe o conceito wabisabi ensina a ver a beleza nas coisas imperfeitas e inconstantes. Tem apenas alguns meses que estou fotografando, mais quero prolongá-lo por alguns anos. Como disse o Spider, o projeto ajuda bem pra aprofundar num assunto ou tema!


Ramilla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2013, 21:35:59
. Fotos avulsas não possuem a mesma "força".

Concordo!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2013, 22:45:03
Quisera eu ter a dedicação e a disciplina pra levar pra frente um projeto fotográfico... Já tive algumas ideias em mente, mas sequer comecei. Um dia faço algo do tipo, com certeza!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2013, 02:25:59
Tenho um em andamento...

Água em baixa velocidade.

Vai demorar para agrupar material.

Já quis começar um outro paralelo... Vamos ver se consigo levar adiante.

Acho muito bacana isso de projetos.
mas projetos bons, para os amadores ao menos, demanda muito tempo. Ele começa agora e leva 3-4-5 anos realizando. Vai clicando quando dá. Aos poucos... Para o profissional eu acho que é mais fácil. Ele monta o projeto todo na cabeça e em pouco tempo já executou completamente, salvo raras exceções.

cara, acho que nao, acho que pro profissional manter um projeto físico é tao dificil ou mais do que o amador até... a nao ser que o caso do projeto autoral em especifico do fotografo seja algo instrinsecamente vinculado ao seu trabalho profissional... exemplo, estou montando estudio, acontece que gosto muito de fotografar pessoas, sair pra rua fotografar, pegar momentos... acontece que isso fica totalmente fora do quadro do meu futuro trabalho, o profissional por mais que esteja mais ligado a fotografia, em tempo integral, a fotografia hobby ainda continua presente e é normalmente dela que sai o trabalho autoral... da mesma forma que é dificil pra um trabalhador fora da fotografia ir pros cantos inospitos do país e se ligar totalmente a um projeto autoral é dificil para um fotografo com estudio ou com trabalhos fixos em eventos e tudo o mais simplesmente largar tudo pra ir pra algum canto fazer algo do tipo... sem contar que empreendedor normalmente nao tem nem ferias, entao nem um mês pra fazer algo a gente acaba tendo HAHA
« Última modificação: 29 de Julho de 2013, 02:34:04 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa