Autor Tópico: Para LR o que é melhor processador ou placa de video?  (Lida 16564 vezes)

fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Julho de 2013, 19:34:27
Tenho um processador Phenon X4 965, e uma placa de video HIS 4850.

Já estou no limite de memoria que são 16GB, vale pena fazer um upgrade em um dos dois?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2013, 19:34:56
 :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2013, 19:47:32
o LR precisa de um bom processador pra funcionar bem . . .  o modelo da placa de vídeo não interfere em nada . . .  :ok:
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2013, 19:56:11
Não tem como passar essa comparação porque são 3 os item essenciais em manipulação de imagem Processador, Memória e Placa de vídeo.

O que cada programa aproveita:

LR: A natureza dele é processar muitas imagens em lotes e as vezes aplicando um mesmo efeito sem se preocupar com renderização ou seja placa de vídeo, porém ele a utilize para exibir corretamente todas as cores disponíveis na imagem. Então para melhor desempenho em processamento seria melhor ter Memória(8gb ou mais), e processador 1.2Ghz  Dual Core(Mínimo).

Já para o PS: A natureza dele é manipular imagens então utiliza muito placa gráfica para renderizar imagens e exibir as cores e muita memória para cálculos matemáticos e trigonométricos para quem usa 3D. Naturalmente o melhor conjunto seria uma Placa de vídeo robusta Nvidia começando pela família GTX com 1Gb suporta muito bem; Já da ATI as Radeon da família HD6 ou HD7, serão placas para muito tempo. E memórias de 8gb ou melhor de 16gb com latência baixa(Cas Latency) para melhor resposta: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/74786
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 19:57:41 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2013, 20:03:03
eu investiria em processador, só q dependendo o modelo pode ter q trocar placa mãe e memoria:/

a placa de video influencia muito pouco, eu vendi uma gtx 570 e coloquei uma geforce 210 com 512 de memoria, e a diferença de desempenho no photoshop/ lightroom eh praticamente nula.

sua placa de video ja ta legal se for só pra tratar imagem  :ok:
 
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 20:04:09 por Rafael.l »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2013, 20:49:22
Obrigado pelas respostas, realmente é só tratamento de imagens no LR.

Vou ver se um upgrade de processador vai mudar alguma coisa.

Pode ser que eu esteja usando o LR de forma incorreta, importei 200 fotos e comecei a tratar, algumas, chegando na foto 150 ela demorava muito (20min) para se formar inteira na tela.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 21:16:28 por Pictus »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2013, 22:04:29
Teu computador ja ta pra la de bom, um SSD faz sentido, como o Pictus disse.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2013, 00:32:48
No LR simplesmente não utiliza GPU. Eu uso um gerenciar de hardware e minha HD6580 esta sempre no zero, no PS raramente vai usar, depende do que fizer e quando usar é muito pouco. Qualquer placa onboard atende todas as especificações para estes programas rodarem 100%. A grande diferença é memória, antes de comprar mais verifique se vc esta realmente usando tudo o que já tem, use sempre um gerenciar de hardware para saber onde esta o gargalo.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2013, 23:42:59
O problema era falta de espaço e HD fragmentado.
Comprei um HD de 2TB para solucionar.
Sou uma traumatizado em perdas de dados, então tenho 2 Backups... devo ter 10GB mas que na verdade viram apenas 3,5gb por causa dos backups.
Sou felizardo da epoca que os seagate de 1.5tb 7200 davam problemas e eu consegui que dessem problema na mesma semana, estragando os dados originais e o backup.
A seagate trocou os Hds, mas meus dados foram pro embora... então tenho 2 bakups.

Obrigado pelo retorno.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


cscorretor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • Carlito de Souza - Corretor de Imóveis
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2016, 10:26:24
Não tem como passar essa comparação porque são 3 os item essenciais em manipulação de imagem Processador, Memória e Placa de vídeo.

O que cada programa aproveita:

LR: A natureza dele é processar muitas imagens em lotes e as vezes aplicando um mesmo efeito sem se preocupar com renderização ou seja placa de vídeo, porém ele a utilize para exibir corretamente todas as cores disponíveis na imagem. Então para melhor desempenho em processamento seria melhor ter Memória(8gb ou mais), e processador 1.2Ghz  Dual Core(Mínimo).

Já para o PS: A natureza dele é manipular imagens então utiliza muito placa gráfica para renderizar imagens e exibir as cores e muita memória para cálculos matemáticos e trigonométricos para quem usa 3D. Naturalmente o melhor conjunto seria uma Placa de vídeo robusta Nvidia começando pela família GTX com 1Gb suporta muito bem; Já da ATI as Radeon da família HD6 ou HD7, serão placas para muito tempo. E memórias de 8gb ou melhor de 16gb com latência baixa(Cas Latency) para melhor resposta: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/74786
Fabio, eu nao sou expert em harware mas vou colocar o que ocorreu comigo a pouco: adobe lento muito lento para processar imagens em Raw , configuração era i7 860 2.8ghz 16gb memoria DDR 666 vide geforce gt 220...antiga,  certo ...  Ai troquei tudo, coloquei a seguinte configuração:

XEON E5 2673 V3  12 nucleos e 24 threads a 2.4 ghz com 30M de cache L3

Placa Mae Asus X99-A lga 2011 v3
VIDE GTX 1060 6GB ram DDR5 a 8000ghz
Memoria Ram 32GB DDR4 a 3000 Ghz mas que trabalham a 2133ghz por limitação do processador
Fonte CX 750 wats corsair

Moral da historia este processador se equipara ao 6950x tem mais nucleos e mais threas e maior cache l3 , ainda assim , no ligtroom CC o ganho de desempenho é quase nulo em comparação a configuração anterior ....

O que me leva a seguinte conclusão (salvo melhor entendimento), a Adobe ainda nao possui algoritimos de processamento que faça uso adequado da tecnologia de multiprocessamento presente ja algum tempo nos proxesaadores... isto posto, hoje vejo que teria tido uma relação custo beneficio melhor se tivesse trocado de sofrware do que hardware... Trocando o hardware gastei 9000 se tivesse procurado algum outro app teria gasto uma fração deste  valor...

Digo porque tenho memomoria de sobra  e pricessamento ocioso, enquanto o ligtroom esta uma carroça a memoria em uso raramente atinge 12gb e o processador raramente esta com uso suprior a 10% e ligtromm parece esrar operandi num celerom... Então pra mim ate prova em contrario é a adobe que nao tem feito o dever de casa...

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Cscorretor
EOS R, Canon 100-400 IS USM IIF4.5-5.6, Canon  100mm 2.8 Macro L, Canon 17-40L F/4, Canon 50m L  1.2, Sigma 14mm 1.8, Canon 11-24mm F4, Canon 85mm f/1.8, Flash Canon 600EX-RT


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2016, 10:54:10

Moral da historia este processador se equipara ao 6950x tem mais nucleos e mais threas e maior cache l3 , ainda assim , no ligtroom CC o ganho de desempenho é quase nulo em comparação a configuração anterior ....

O que me leva a seguinte conclusão (salvo melhor entendimento), a Adobe ainda nao possui algoritimos de processamento que faça uso adequado da tecnologia de multiprocessamento presente ja algum tempo nos proxesaadores... isto posto, hoje vejo que teria tido uma relação custo beneficio melhor se tivesse trocado de sofrware do que hardware... Trocando o hardware gastei 9000 se tivesse procurado algum outro app teria gasto uma fração deste  valor...

Digo porque tenho memomoria de sobra  e pricessamento ocioso, enquanto o ligtroom esta uma carroça a memoria em uso raramente atinge 12gb e o processador raramente esta com uso suprior a 10% e ligtromm parece esrar operandi num celerom... Então pra mim ate prova em contrario é a adobe que nao tem feito o dever de casa...



É exatamente por aí. É notoriamente sabido que o motor da Adobe é um lixo.
Mas quem segue ou quer seguir a manada tem que engolir isso e ficar quieto, pois não adianta muito investir em um hardware tres vezes mais caro para ganhar 20% de performance.


cscorretor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • Carlito de Souza - Corretor de Imóveis
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:01:38

É exatamente por aí. É notoriamente sabido que o motor da Adobe é um lixo.
Mas quem segue ou quer seguir a manada tem que engolir isso e ficar quieto, pois não adianta muito investir em um hardware tres vezes mais caro para ganhar 20% de performance.
Isso é lamentavel...Especialmente para o bolso de usuarios menos avisados (meu caso)....rs

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Cscorretor
EOS R, Canon 100-400 IS USM IIF4.5-5.6, Canon  100mm 2.8 Macro L, Canon 17-40L F/4, Canon 50m L  1.2, Sigma 14mm 1.8, Canon 11-24mm F4, Canon 85mm f/1.8, Flash Canon 600EX-RT


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2016, 15:49:14
Se tivesse perguntado aqui no fórum ou feito uma boa pesquisa no Google...
http://www.tomshardware.co.uk/intel-core-i7-broadwell-e-6950x-6900k-6850k-6800k,review-33569-5.html
http://www.hardware.fr/getgraphimg.php?id=382&n=9

Para aproveitar os 12 cores e a GPU só o Corel Aftershot e o Capture One.

Talvez o ON1 Photo RAW que sai dia 23 de Novembro...  :ponder:
http://petapixel.com/2016/04/26/on1-photo-raw-first-new-raw-processor-released-decade/
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, 16:03:11 por Pictus »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2016, 17:12:01
Não li o tópico todo, mas o que faz mais diferença é HD SSD.

Talvez quando sair processador quântico o LR sinta diferença. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs