Autor Tópico: Para LR o que é melhor processador ou placa de video?  (Lida 16600 vezes)

mkrc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 04 de Novembro de 2016, 23:49:50
Uso o DxO 10, mas tem séculos que não uso PS

achei isso:

http://www.dxo.com/us/photography/community/tutorials/optimizing-your-dxo-opticspro-10-and-lightroom-workflow

Resolvi testar o Capture One, estou usando a versão express, para Sony, apenas como um preview para começar a entender o software, ainda não consegui ter uma resposta boa a respeito da velocidade de processamento, mas não me pareceu lento.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:51:13
Colegas foristas,

Para evitar a criação de tópicos redundantes, farei uso deste aqui.

Placa de Vídeo para Edição de Fotos, Vídeos no Youtube e Filmes em HD

Necessito adquirir um desktop que será utilizado para rodar a suíte de aplicativos Microsoft Office, desenvolvimento Java, edição de fotos, assistir vídeos no YouTube e, eventualmente, filmes em HD. O componente sobre o qual eu tenho mais dúvidas é a placa de vídeo.

Fotografo apenas em JPEG, mas quero aprender a fotografar em RAW em breve. Eu uso o LR5 em português para realizar edições básicas de fotos, mas terei que atualizá-lo para alguma versão que suporte os arquivos em RAW da Samsung NX3000.
Não uso nenhuma versão do PS, mas quero ter a possibilidade de usá-lo.

Seguem, abaixo, os meus questionamentos:

1ª) O tipo de placa on-board ou off-board faz diferença para a edição de fotos: sim ou não ? Por quê ?

2ª) Ainda com relação à pergunta anterior, as placas on-board seriam indicadas para edição amadora (em JPG, pouco uso de RAW) e as off-board seriam mais indicadas para edição profissional (edição só em RAW, uso dos recursos mais avançados do PS e LR, grande fluxo de trabalho) ?

3ª) A GPU da placa de vídeo deve ser considerado o item mais importante ?

4ª) A quantidade de memória da placa de vídeo é importante ? Em que sentido?

5ª) A quantidade de bits (64,128,256) também é importante ? Em que sentido ?

6ª) As conexões mais recomendadas: HDMI, DisplayPort ou DVI ? Qual fornece melhor qualidade de imagem ?

Obrigado pela atenção,

Max Carvalho

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 07 de Novembro de 2016, 16:39:04
Colegas foristas,

Para evitar a criação de tópicos redundantes, farei uso deste aqui.

Placa de Vídeo para Edição de Fotos, Vídeos no Youtube e Filmes em HD

Necessito adquirir um desktop que será utilizado para rodar a suíte de aplicativos Microsoft Office, desenvolvimento Java, edição de fotos, assistir vídeos no YouTube e, eventualmente, filmes em HD. O componente sobre o qual eu tenho mais dúvidas é a placa de vídeo.

Fotografo apenas em JPEG, mas quero aprender a fotografar em RAW em breve. Eu uso o LR5 em português para realizar edições básicas de fotos, mas terei que atualizá-lo para alguma versão que suporte os arquivos em RAW da Samsung NX3000.
Não uso nenhuma versão do PS, mas quero ter a possibilidade de usá-lo.

Seguem, abaixo, os meus questionamentos:

1ª) O tipo de placa on-board ou off-board faz diferença para a edição de fotos: sim ou não ? Por quê ?

2ª) Ainda com relação à pergunta anterior, as placas on-board seriam indicadas para edição amadora (em JPG, pouco uso de RAW) e as off-board seriam mais indicadas para edição profissional (edição só em RAW, uso dos recursos mais avançados do PS e LR, grande fluxo de trabalho) ?

3ª) A GPU da placa de vídeo deve ser considerado o item mais importante ?

4ª) A quantidade de memória da placa de vídeo é importante ? Em que sentido?

5ª) A quantidade de bits (64,128,256) também é importante ? Em que sentido ?

6ª) As conexões mais recomendadas: HDMI, DisplayPort ou DVI ? Qual fornece melhor qualidade de imagem ?

Obrigado pela atenção,

Max Carvalho


1) Pouco. O motor do LR é tremendamente ineficiente e não usa nenhuma GPU decentemente. O que vai te fazer diferença é CPU + memória e um HD rápido.

2) Respondido junto com a 1.

3)  Não. Isso é basicamente para 3D (o que inclui jogos) e para uns poucos programas que sabem usar direito, como o AfterShot Pro

4) Sim e não. Jogos bufferizam varios quadros para aumentar a velocidade. Quanto maior a memoria nesse caso, teoricamente melhor. Novamente, alguns programas usam isso junto com a GPU para acelerar o processo de edição de imagem e video. Tem que saber se o programa tem suporte bom para a sua GPU.

5) bits de que ? cor ?

6) Depende do monitor, geralmente o Displayport vai a resoluções mais altas. Consulte o manual do monitor e a placa de video para saber qual a resolução máxima que o conjunto suporta em cada tipo de porta.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Novembro de 2016, 16:18:56

1) Pouco. O motor do LR é tremendamente ineficiente e não usa nenhuma GPU decentemente. O que vai te fazer diferença é CPU + memória e um HD rápido.

2) Respondido junto com a 1.

3)  Não. Isso é basicamente para 3D (o que inclui jogos) e para uns poucos programas que sabem usar direito, como o AfterShot Pro

4) Sim e não. Jogos bufferizam varios quadros para aumentar a velocidade. Quanto maior a memoria nesse caso, teoricamente melhor. Novamente, alguns programas usam isso junto com a GPU para acelerar o processo de edição de imagem e video. Tem que saber se o programa tem suporte bom para a sua GPU.

5) bits de que ? cor ?

6) Depende do monitor, geralmente o Displayport vai a resoluções mais altas. Consulte o manual do monitor e a placa de video para saber qual a resolução máxima que o conjunto suporta em cada tipo de porta.

AFShalders,

Continuo sem entender o motivo pelo qual não faz tanta diferença, pelo menos para edição de fotos, a placa de vídeo ser on-board ou off-board.

Eu pensei que uma placa de vídeo off teria uma melhor GPU, ou seja, uma placa de vídeo dedicada com um bom processador gráfico não consegue reproduzir mais fielmente, por exemplo, as cores originais da imagem ? (claro que um bom monitor seria imprescindível.

Então a quantidade de bits da placa de vídeo serve apenas para transferir se mais ou menos dados ?

Obrigado pela paciência a atenção,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2016, 17:49:59
Placa de video nenhuma vai mudar a qualidade das cores ou qualquer coisa qualitativa como fidelidade de cor.

A unica influencia é o tempo para te mostrar a foto ou os ajustes feito nela, se o programa for otimizado para GPU.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2016, 15:45:03
AFShalders,

Continuo sem entender o motivo pelo qual não faz tanta diferença, pelo menos para edição de fotos, a placa de vídeo ser on-board ou off-board.

Eu pensei que uma placa de vídeo off teria uma melhor GPU, ou seja, uma placa de vídeo dedicada com um bom processador gráfico não consegue reproduzir mais fielmente, por exemplo, as cores originais da imagem ? (claro que um bom monitor seria imprescindível.

Então a quantidade de bits da placa de vídeo serve apenas para transferir se mais ou menos dados ?

Obrigado pela paciência a atenção,

Max Carvalho

No século 21 todas as placas de vídeo tem fidelidade de cor, o que pode atrapalhar é driver ou configuração inadequada
como no caso do HDMI https://pcmonitors.info/articles/correcting-hdmi-colour-on-nvidia-and-amd-gpus/

Hoje a falta de fidelidade reside em monitores ruins como as telas dos notebooks e falta de calibração.

Existe a questão dos monitores "standard gamut"(sRGB) não conseguirem reproduzir as cores mais saturadas
e em especial o ciano, o sRGB não consegue reproduzir o ciano(quadrado acima do preto) de um ColorChecker.
http://www.brucelindbloom.com/index.html?ColorCheckerRGB.html


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Novembro de 2016, 10:27:32
3 Anos depois ainda estou com mesmo hardware, em 2015 troquei o HD para SSD.

Nao tive mais problemas de lentidao, o que me leva a crer que realmente o LR eh ineficiente, estou com um processador antigo, mas com muita memoria e com HD SSD, mas as fotos estao armazenadas no HD normal.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:41:28
3 Anos depois ainda estou com mesmo hardware, em 2015 troquei o HD para SSD.

Nao tive mais problemas de lentidao, o que me leva a crer que realmente o LR eh ineficiente, estou com um processador antigo, mas com muita memoria e com HD SSD, mas as fotos estao armazenadas no HD normal.

Cara, estou na mesma situacao, mas ainda nao comprei o SSD...

Meu note eh i7 com gpu dedicada e tudo mais, mas o LR anda como uma LESMA.

Existe algum modelo especifico de SSD?

Ja chegou a testar alguma solucao alternativa ao LR? Agora q estou me acostumando com ele não gostaria de mudar...

Mas enfim, não aguento mais essa lerdeza.


(Eu jogo BF4 no max e trava pra editar um book kkk}

Abracos


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2016, 19:34:30
Sansung são tidos como os melhores e as versões NVMe M.2 os mais rápidos.
https://canaltech.com.br/o-que-e/ssd/o-que-e-sata-express-sata-m2-ssds-pcie-e-nvme/


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 24 de Novembro de 2016, 10:01:55
A placa de vídeo Intel® HD Graphics 530, integrada à 6ª geração dos processadores Intel Core i5 / i7 é superior às seguintes placas de vídeo off-board presentes nas configurações do DELL XPS 8900:

* NVIDIA GEFORCE GT 730   2Gb DDR3
* NVIDIA GEFORCE GTX 745 4Gb DDR3

Obrigado pela atenção.

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Novembro de 2016, 00:15:30
Cara, estou na mesma situacao, mas ainda nao comprei o SSD...

Meu note eh i7 com gpu dedicada e tudo mais, mas o LR anda como uma LESMA.

Existe algum modelo especifico de SSD?

Ja chegou a testar alguma solucao alternativa ao LR? Agora q estou me acostumando com ele não gostaria de mudar...

Mas enfim, não aguento mais essa lerdeza.


(Eu jogo BF4 no max e trava pra editar um book kkk}

Abracos

Se fosse hoje eu iria de sandik, pelo beneficio custo.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Dezembro de 2016, 09:27:46
Colegas foristas,

Para evitar a criação de tópicos redundantes, farei uso deste aqui.

Placa de Vídeo para Edição de Fotos, Vídeos no Youtube e Filmes em HD

Necessito adquirir um desktop que será utilizado para rodar a suíte de aplicativos Microsoft Office, desenvolvimento Java, edição de fotos, assistir vídeos no YouTube e, eventualmente, filmes em HD. O componente sobre o qual eu tenho mais dúvidas é a placa de vídeo.

Fotografo apenas em JPEG, mas quero aprender a fotografar em RAW em breve. Eu uso o LR5 em português para realizar edições básicas de fotos, mas terei que atualizá-lo para alguma versão que suporte os arquivos em RAW da Samsung NX3000.
Não uso nenhuma versão do PS, mas quero ter a possibilidade de usá-lo.

Seguem, abaixo, os meus questionamentos:

1ª) O tipo de placa on-board ou off-board faz diferença para a edição de fotos: sim ou não ? Por quê ?

2ª) Ainda com relação à pergunta anterior, as placas on-board seriam indicadas para edição amadora (em JPG, pouco uso de RAW) e as off-board seriam mais indicadas para edição profissional (edição só em RAW, uso dos recursos mais avançados do PS e LR, grande fluxo de trabalho) ?

3ª) A GPU da placa de vídeo deve ser considerado o item mais importante ?

4ª) A quantidade de memória da placa de vídeo é importante ? Em que sentido?

5ª) A quantidade de bits (64,128,256) também é importante ? Em que sentido ?

6ª) As conexões mais recomendadas: HDMI, DisplayPort ou DVI ? Qual fornece melhor qualidade de imagem ?

Obrigado pela atenção,

Max Carvalho

Olá, maxcarvalho, vamos às respostas.

1ª) Se você quer saber qual das duas é mais eficiente, eu diria que é a off-board. Porque por mais que as onboard da Intel tenham evoluído, uma offboard básica como a GTX 750Ti possui mais potência que uma intel HD 520 ou 620.

2ª) Não sei é possível dizer que uma é indicada para edição amadora e outra para profissional. Mas acredito que se a pessoa só edita JPEG, uma onboard já seria o suficiente. Agora, se vai editar arquivos RAW, então é melhor escolher uma off-board.

3ª) Não. Definitivamente não. O conjunto equilibrado de CPU, memória e SSD é bem mais importante. A aceleração por GPU ajuda, mas o código da Adobe ainda não está muito eficiente. Alguns ajustes como o pincel e a remoção de manchas poderiam ser acelerados, mas ainda não o são. Aliás, eles funcionam mais rápido quando você desliga a aceleração por GPU.

4ª) A quantidade de memória da placa de vídeo é importante se você usar monitores 4K ou maiores. Se não usar, 2GB são mais que suficientes.

5ª) Presumo que esteja se referindo ao barramento de memória. Eu escolheria uma de, no mínimo, 128-bit. Não se até que ponto isso pode influenciar, mas eu tenho uma GTX 750Ti e ela tem sido útil, mesmo sendo 128-bit.

6ª) Todas oferecem ótima qualidade de imagem, pois todas são digitais. Mas, a depender da resolução do seu monitor, uma pode ser melhor que outra. DVI pode exibir uma resolução de até 2560×1600. Já HDMI 2.0 e Displayport podem exibir 4K. Se seu monitor é Full HD (1920x1080), então qualquer uma serve. A não ser que também queira levar som pelo cabo até o monitor. Nesse caso o mais indicado seria o HDMI.

Espero ter ajudado.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 18 de Dezembro de 2016, 08:00:55
Cara, estou na mesma situacao, mas ainda nao comprei o SSD...

Meu note eh i7 com gpu dedicada e tudo mais, mas o LR anda como uma LESMA.

Existe algum modelo especifico de SSD?

Ja chegou a testar alguma solucao alternativa ao LR? Agora q estou me acostumando com ele não gostaria de mudar...

Mas enfim, não aguento mais essa lerdeza.


(Eu jogo BF4 no max e trava pra editar um book kkk}

Abracos

Você já verificou se o LR está deixando usar a Placa de Vídeo offboard?

Esses notebooks com placa de video Intel + Nvidia  tem um problema. A placa intel é a primária (e não tem como desativar) e quando você tenta ativar a opção de GPU o teste para encontrar a placa nvídia falha e não deixa ativar. O LR é burro nesse sentido.

Eu tenho um note i7 quad + Nvidia 960 e tenho esse problema.

Mas sinceramente, não sei se faria muita diferença. Como tenho SSD é tudo muito rápido.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 18 de Dezembro de 2016, 11:48:04
3 Anos depois ainda estou com mesmo hardware, em 2015 troquei o HD para SSD.

Nao tive mais problemas de lentidao, o que me leva a crer que realmente o LR eh ineficiente, estou com um processador antigo, mas com muita memoria e com HD SSD, mas as fotos estao armazenadas no HD normal.

O Lr não é uma Ferrari, mas também não é uma carroça, não. Aliás, ele está longe de ser assim tão ineficiente como falam. Pelo menos de acordo com minha experiência aqui. Inclusive, eu estou testando o Capture One 10 e achei ele mais lento que o Lightroom CC (2015.8).

Cara, estou na mesma situacao, mas ainda nao comprei o SSD...

Meu note eh i7 com gpu dedicada e tudo mais, mas o LR anda como uma LESMA.

Existe algum modelo especifico de SSD?

Ja chegou a testar alguma solucao alternativa ao LR? Agora q estou me acostumando com ele não gostaria de mudar...

Mas enfim, não aguento mais essa lerdeza.


(Eu jogo BF4 no max e trava pra editar um book kkk}

Abracos

Seria bom investigar isso aí. Pode ser que haja algum processo do Windows rodando em segundo plano que esteja atrapalhando (Atualizações, indexação de arquivos e o .NET Runtime Optimization Service são alguns exemplos).

Eu tenho um Dell Inspiron 14R-3450, Core i5 3210M 2.5 GHz, 6 GB DDR3, Geforce GT 630 e um HD 320 GB 7.200 rpm. O Lightroom mais novo roda tranquilo nele, mesmo sem um SSD. Com certeza o sistema como um todo rodaria mais rápido se houvesse um SSD, mas o desempenho atual não incomoda.

Então, seria bom ter certeza que o Windows está bem enxuto e saber como o Lightroom está configurado. Deixar marcada a opção "Gravar alterações automaticamente no XMP" pode deixar o sistema um pouco lento, principalmente se for um HD 5.400 rpm. Também é preciso considerar como a pessoa usa o programa. Isto pode ser óbvio para alguns, mas não é aconselhável mandar o Lr gerar visualizações de centenas de arquivos e logo em seguida, enquanto ele faz isso, ir para o módulo Revelação e começar a editar fotos. Aí com certeza ele ficará lento.

Resumindo, o Lr não é tão otimizado quanto deveria ser, com certeza, mas também não é essa carroça que dizem ser. É aconselhável analisar o que pode estar causando a lentidão.

Você já verificou se o LR está deixando usar a Placa de Vídeo offboard?

Esses notebooks com placa de video Intel + Nvidia  tem um problema. A placa intel é a primária (e não tem como desativar) e quando você tenta ativar a opção de GPU o teste para encontrar a placa nvídia falha e não deixa ativar. O LR é burro nesse sentido.

Eu tenho um note i7 quad + Nvidia 960 e tenho esse problema.

Mas sinceramente, não sei se faria muita diferença. Como tenho SSD é tudo muito rápido.

Olá, colega. Como eu disse acima a outro colega forista, eu possuo um notebook com Core i5 e Geforce GT 630. Aqui o Lr identifica a placa de vídeo dedicada normalmente. Você está com os drivers mais atuais instalados? Eu também já ouvi falar que é possível ir no Painel de Controle Nvidia e indicar qual será o vídeo primário. 
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #44 Online: 18 de Dezembro de 2016, 12:46:05
Olá, colega. Como eu disse acima a outro colega forista, eu possuo um notebook com Core i5 e Geforce GT 630. Aqui o Lr identifica a placa de vídeo dedicada normalmente. Você está com os drivers mais atuais instalados? Eu também já ouvi falar que é possível ir no Painel de Controle Nvidia e indicar qual será o vídeo primário.

Não uso o LR, mas no meu note com configuração similar é possível escolher quais programas usam a placa dedicada no painel de controle da NVidia.