Autor Tópico: Fotos de Decoração  (Lida 5060 vezes)

yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Online: 07 de Março de 2005, 08:54:07
hai galera tirei umas fotos de moveis da Bertoline aqui de goiania e gostaria q os fotografos dessa area dessem um olhada nas minhas fotos e me desse umas dicas FOTOS
valew hem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2005, 09:23:27
Vi suas fotos.

Elas me pareceram demasiadamente ruidosas, quase pixelizadas no tamanho em que estão mostradas no site.

Não sou fotógrafo de móveis ou publicidade, mas sou arquiteto. Lhe digo o seguinte sobre as fotos: falta a elas composição. Compreendo a foto de você ter adotado essa iluminação plana, pois afinal é para mostrar os móveis, mas especialmente nesse caso o que faz diferir uma foto apenas correta para a finalidade e uma boa foto é a maneira como você compõe com os elementos.

No caso há uma abundância de elementos retilíneos, o que possibilita colocar as linhas principais nas posições importantes do retângulo fotográfico.

Outra questão pé que são móveis utilitários, e as fotos não os abordam do ponto de vista do uso. Todos são grandes planos, mas a dona de casa olha os armários de cozinha com gavetas abertas, vê o espaço para trabalhar sobre a bancada, etc.

Uma porcentagem das fotos poderia ser mais próxima, mostrando detalhes funcionais. Aí o jogo dos grandes planos com os detalhes daria legibilidade ao produto.

Perdoe-me as críticas, e não quero parecer injusto, pois sei o quanto são difíceis tais fotos.

Abraços,
Ivan


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2005, 09:26:15
Olá,
ficaram muito boas as fotos! Já tive experiências com móveis, mas tive que fazer fotos de móveis separados, para entrar em folhetos promocionais. O pior é que não pude levar os móveis para fotografar em estúdio. Apanhei muito! Tive que usar muito photoshop para corrigir luzes e diferenças de sombras nos produtos.

As suas fotos, que foram feitas de ambientes montados, deram uma naturalidade perfeita para cada ambiente. Talvez se tivesse usado dois flashs com Hazy para suavizar a luz e preencher mais alguns cantos dos ambientes ficaria melhor. Mas, não sei se vc os tem. São caros. Eu também não os tenho mas comprarei quando a grana aparecer. rsrsrs.  Uma dica legal é no Photoshop vc trabalhar no color balance para esquentar e esfriar cada ambiente, de acordo com o tema. Uma lavanderia, por exemplo, você pode esfriar as cores para deixar mais natural. Já numa sala de estar, que deve ser aconchegante, o macete é esquentar as cores para passar o clima de aconchegante. O mesmo se faz com comidas, como um prato quente e um sorvete, por exemplo. Mas sem exageros.

Bonitas fotos. Parabéns.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2005, 09:33:57
Ivan, é bom lembrar que em alguns casos não se pode mexer nos ambientes, porque eles tem que aparecer na mídia que será feita de acordo com o que está montado na loja. O problema aí é com a decoradora ou o decorador que montou os ambientes. Mas eu achei seu comentário bem pertinente, afinal a estética da montagem dos ambientes deixa um pouco a desejar, apesar de não dominar totalmente o tema "estética".

Abraço,  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2005, 10:05:39
Beto:

A montagem não dá para mexer, mas o enquadramento dá. Basta pegar as fotos e recortá-las corrigindo alguns enquadramentos que se percebe como poderia ser. Coisas simples, como colocar as verticais principais nos terços da foto ou no áureo, prestar atenção às diagonais dos retângulos definidos pelos armários para fazê-las ou paralelas às diagonais do retângulo fotográfico ou apontando para seus vértices, esse tipo de coisa. Lembra aquela foto que lhe mandei como posicionei o tronco mais escuro? Não é por acaso, é absolutamente intencional.

Como exemplo, duas fotos que fiz semana passada. Em vermelho está indicada a estrutura de composição.

correção: na primeira a vertical está no terço, não no áureo como indicado na figura. Na segunda está no áureo.





Ivan
(em tempo: não é chute. Sou Mestre em Arquitetura pela UFRJ com trabalho a respeito de composição arquitetônica, a qual segue exatamente os mesmos princípios. Há razóes de organização perceptiva-mental para que tais estruturas sejam mais pregnantes para a percepção)
« Última modificação: 07 de Março de 2005, 10:06:40 por Ivan de Almeida »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2005, 11:08:48
Ivan eu concordo com suas colocações, só queria lembrar tbm que muitos fazem imagens de arquitetura reiluminando o ambiente, o que é um erro, as imagens de arquitetura devem ser feitas com o aproveitamento da luz ambiente, por isso sempre tenha um tripé a mão.
O nível de ruído ficou realmente bem elevado.

E atente também para a inclinação das fotos, sempre que vc tem objetos que definam linhas retas vc tem que ter um nível de atenção especial, pois se eles ficam inclinados sem nenhuma racionalidade eles passam a impressão de que a foto ficou torta, se atente para isso pois é considerado falha grosseira em fotografia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2005, 12:21:14
Olá Yuri!

Gostei de suas fotos,

No entanto, acredito que voce possa falar um pouco sobre os detalhes de como a foto foi feita, por ex. Máquima. abertura, lentes, configurações, etc. Principalmente pq essa informação é importante para desmistificar esse ruido muito forte, etc.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2005, 14:49:45
No caso das fotos do Yuri, algumas com certeza, por causa do enquadramento, deram um aspecto de linhas tortas, em alguns móveis. Quando me referi a Hazy, fiz a referência para um preenchimento leve, sem endurecer demais o ambiente, prevalecendo os tons naturais das luzes utilizadas.

Ivan, gostei das fotos explicativas! Ainda no caso acima, não é possível fazer cortes na foto, creio eu, pois estaria tirando algum elemento (móvel) que teria de entrar na composição. A questão do enquadramento concordo com você e o Leo. O Yuri deveria prestar atenção em detalhes que as vezes só vemos depois de tirada a foto. O certo é enxergar o enquadramento correto antes de fazer a foto. Costumo usar esse artifício, e costuma dar certo. As vezes bem antes de fazer uma foto eu já vejo ela pronta na cabeça.

Mas mesmo assim gostei dos resultados do Yuri.

Até,  


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2005, 17:30:55
Yuri, é como o Leo falou, algumas fotos estão tortas, principalmente na lateral das fotos, repare rolando as fotos e observando os cantos de armários, paredes ,... dá pra vê bem as irregularidades.
Deve ter alguma coisa a ver com a altura da câmera e angulação (cima-baixo e latero-lateral), um tripê bem regulado é fundamental, se ele não tiver nivel, utilize linhas horizontais e verticais de referência do próprio ambiente para regular (como portas, laterais de armários, caixilho de porta, rodapé, ...)


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2005, 17:44:08
1ª N usei flash por n ter grana pra comprar um filé, hehehehe, e pelo q o leo falou, a iluminação tem que ser a q o decorador fez, ele q sabe oq tem que ser valorizado na cena, as vezes o fotografo pode acentuar o destaque de tal elemento com a composição e com o corte de foto e soh. Pelomenos é meu ponto de vista.
2ª uso uma EOS 3000n lente 35-80, ta granulado pq eu scaneai os negativos, e um tripé pre-historico de filmagem, hehehehe.
3ª minhas fotos tao com mtas falhas aindo pq soh tem 2 meses faço curso de fotografia, mas n disconsidero q a maior parte dos erros foram pura falta de atenção minha.
E mais uma coisa critiquem mesmo as fotos pois soh assim vou perseber onde devo melhorar, q no caso é quase tudo heheheheheeh


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2005, 17:45:41
ha mas a questão das linhas tortar é pq a maioria das cenas foi em perpectiva hai n tinha como eu deixar tudo retinho alguma coisa tinha q ficar torta mesmo, ou n?


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2005, 18:07:04
ha mais uma coisa o granulado ta mto acentuado por q eu baixei a resolução das fotos no picaview pra postar mais rapido ni site


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2005, 19:15:08
Olha a maioria das fotos não precisava ter dado a impressão de torta, mesmo estando em perspectiva. é tudo uma questão de atenção, a diferença entre perspectiva e ficar torto é grande... :) E em fotos com muitos elementos definindo linhas restas vc tem que prestar bastante atenção a isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #13 Online: 08 de Março de 2005, 13:43:46
tipo tem como eu tirar as fotos em perspectiva e elas n ficarem com as linhas laterais tortas?

gostaria de saber mais sobre as tecnicas de foto de decoração


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #14 Online: 09 de Março de 2005, 08:56:04
alguem aqui tem a resposta pras minhas perguntas? hehehehe
hai alguem pode me ajudar com as tecnicas de fotografia de decoração ou n?